AGUIAR, A. A. D; MÜLLER, A.; NUNES, H. C. B.; LIMA, M. F. Relações de gênero no futebol. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

AGUIAR, C. A.; NEIRA, M. G. O ensino da Educação Física: dos métodos ginásticos à perspectiva cultural. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

ALMEIDA JÚNIOR, A. S.; NEIRA, M. G.; MARCASSA, L. P.; GARIGLIO, J. A; LORENZI, A. R.; ANDRADE FILHO, N. F. A produção do GTT Escola veiculada nos Congressos Brasileiros e Internacionais de Ciências do Esporte (Conbrace/Conice) no período de 2009 a 2013. In: RECHIA, S. et al. Dilemas e desafios da pós-graduação em Educação Física. Ijuí: Editora Unijuí, 2015.

ALVES, S.; MACEDO, E. E. Educação Física no maternal II: sem essa de “galinhão”. In: NEIRA, M. G.; LIMA, M. E; NUNES, M. L. F (orgs.) Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2012.

ALVIANO JÚNIOR, W. Formação inicial em Educação Física: análises de uma construção curricular. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Monstros ou heróis? Os currículos que formam professores de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2016.

ALVIANO JÚNIOR, W.; NEIRA, M. G. O ensino superior privado e os currículos que formam professores de Educação Física. In: SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. (org.). Reflexões sobre educação física e a formação de seus profissionais. São Paulo: Edições Hipótese, 2016. Texto completo

ALVIANO JR, W.; NEIRA, M. G. O Ensino Superior privado e os currículos que formam professores de Educação Física. In: SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. (Org.) Educação Física & Ensino Superior: docência e pesquisa. São Paulo: Edições Hipótese, 2017. Texto completo

BARBOSA, C. H. G.; MORAES, C. X.; SANTOS JÚNIOR, F. N. Eu não brinco mais disso! In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

BONETTO, P. X. R. Brincadeiras de “todo mundo”? Inspirações pós-coloniais na Educação Física. In: MALDONADO, Daniel T.; NOGUEIRA, Valdinele A.; FARIAS, Uirá S. (orgs.) Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física Brasileira. Curitiba: CRV, 2018. p. 213-230.

BONETTO, P. X. R.; AGUIAR, C. A. Skate no pé, skate no dedo e skate no controle: currículo cultural em ação. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F.; LIMA, M. E. (orgs.) Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2014.

BORGES, C. C. O.; BONETTO, P. X. R. Jiu-jitsu na escola: primeiros ensaios de uma perspectiva cultural. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F.; LIMA, M. E. (orgs.) Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2014.

BORGES, C. C. O.; PORTAPILA, D. M. O.; ESCUDERO, N. T. G. (Re)pensar a avaliação: escrita autopoiética por uma pedagogia da(s) diferença(s). In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

BOSSLE, F.; BOSSLE, C. B.; NEIRA, M. G. Desafios para a docência na Educação Física escolar. In: BOSSLE, F.; WITTIZORECKI, E. S. Didática(s) da Educação Física: formação docente e cotidiano escolar. Curitiba: CRV, 2016.

CARVALHO, M. M. N. S.; NEIRA, M. G. O multiculturalismo e o ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

CHAIM JÚNIOR, C. I.; NEIRA, M. G. Aprendendo sobre o outro: a cultura corporal juvenil. In: NEIRA, M. G. Ensino de Educação Física, São Paulo: Thomson, 2007.

CHAIM JÚNIOR, C. I.; NEIRA, M. G. Cultura juvenil e Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

COLOMBERO, R. M. M. P.; GRAMORELLI, L. C. Futebol e representações sociais na escola. In: NEIRA, M. G.; LIMA, M. E; NUNES, M. L. F (orgs.) Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2012.

COSTA, L. M.; NEIRA, M. G. A educação corporal. In: In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

CRUZ, A. M. et al. Lutando contra os preconceitos. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

DIEGUES, Déborah  Cristina Keller; ALVIANO JR, Wilson: Concepção de docentes da rede municipal de Juiz de Fora/MG sobre a formação inicial em educação física. In:Shigunov Neto, Alexandre; Fortunato, Ivan (org). O profissional de Educação Física e suas atividades: olhares multidisciplinares. São Paulo: Edições Hipótese, 2016. Texto completo

ESCUDERO, N. T. G.; MAZZONI, A. V. Das lutas ao futebol: o que está em jogo? In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F.; LIMA, M. E. (orgs.) Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2014.

ETO, J.; NEIRA, M. G. Educação Física na educação do campo: possibilidades de um currículo multicultural numa escola de assentamento. In: GHANEM, E.; NEIRA, M. G. (orgs.) Educação e diversidade cultural no Brasil: ensaios e práticas. Araraquara: Junqueira&Marin, 2014.

FETH JR., M. Uma Viagem Multicultural através do basquetebol. In : NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.

FIGUEIREDO, B. S.; SÁ, K. R.; RAVAZZI, L. A valorização das culturas infantis em um currículo multiculturalmente orientado. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

GONÇALVES, N; VAGHETTI, F. C. Tematizando lutas nas aulas de Educação Física. In: NEIRA, M. G.; LIMA, M. E; NUNES, M. L. F (orgs.) Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2012.

GRAMORELLI, L. C.; LIMA, M. E; NEIRA, M. G. Política, Economia e Sociedade: reflexos no projeto educativo da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

GRAMORELLI, L. C.; NEIRA, M. G. Concepções de cultura corporal e seus reflexos no ensino de Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

IRIAS, E. A. Huka-huka e derruba o toco: lutas indígenas nas aulas de Educação Física. In: NEIRA, M. G (Org). Educação Física cultural: relatos de experiência. Jundiaí: Paco, 2018.

IRIAS, E. A.; LIMA, M. E. Boliche e taco: jogando com as possibilidades. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

KONDRATIUK, C. C.; NEIRA, M. G. O corpo, a família e a escola. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

LIMA, M. E. Acorda, professor, dê corda a seu aluno e veja o que com corda se pode fazer. In : NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.

LINS RODRIGUES, A. C.; NEIRA, M. G. Corpos e culturas invisibilizados na escola. In: GOBBI, M. A.; NASCIMENTO, M. L. B. P. (orgs.) Educação e diversidade cultural: desafios para os estudos da infância e da formação docente. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012. p. 168-192.

LINS RODRIGUES, A. C.; NEIRA, M. G. Culturas negras e Educação Física escolar: tematizando o samba. In: Educação Física escolar e relações étnico-raciais: subsídios para a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Curitiba: CRV, 2016. p. 71-90.

LINS RODRIGUES, A. C. A questão racial nas aulas de Educação Física: professores, alunos e o jogo de invisibilização. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

LIPPI, B. G. Por uma mudança de paradigma na formação contínua de professores: indicadores para a construção de uma alternativa crítica. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Monstros ou heróis? Os currículos que formam professores de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2016.

LOPES, F. C. O.; SHIGETOMI, G. T.; ALVES, S. Amarelinha: brincadeira de bebê ou brincadeira de criança? In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F.; LIMA, M. E. (orgs.) Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2014.

MACHAY, A. ;DIEGUES, D. C. K.; FARIA, E.; DUTRA, J.; PEREIRA, J.; BERNARDES, P.; ALVIANO JR., W. Um diamante a lapidar: Formação Inicial e suas possibilidades. In: ALVIANO JR, W; COLPAS, R. D. (orgs.) PIBID e extensão: Diálogos com a formação inicial em educação física. Curitiba: CRV, 2017.

MARTINS, J. C. J. A construção do currículo de Educação Física no CIEJA Aluna Jéssica Nunes Herculano. In: MALDONADO, Daniel T.; NOGUEIRA, Valdinele A.; FARIAS, Uirá S. (orgs.) Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física Brasileira. Curitiba: CRV, 2018. p. 281-300.

MARTINS, J. C. J. Nossas Brincadeiras. IN: NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.

MARTINS, J. C. J. Educação Física na EJA: uma experiência ginástica no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

MARTINS, J. C. J.; SANTOS, I. L. Ginásticas: saúde e lazer X competição. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F.; LIMA, M. E. (orgs.) Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2014.

MATOS, D. C.; MATTOS, A. M.; NEIRA, M. G. A Extensão Universitária na licenciatura em Educação Física e o distanciamento da formação docente. In: ALVIANO JR, W; COLPAS, R. D. (orgs.) PIBID e extensão: Diálogos com a formação inicial em educação física. Curitiba: CRV, 2017.

MAZZONI, A. V. A cultura Oriental na escola. IN: NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F.  (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.

MAZZONI, A. V.; REIS, R. Futebol americano: borrando fronteiras. In: NEIRA, M. G.; LIMA, M. E; NUNES, M. L. F (orgs.) Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2012.

MAZZONI, A. V. Uma pedagogia para além das práticas corporais e das diferenças. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

MAZZONI, A. V.; NEIRA, M. G. A Educação Física cultural: uma proposta a favor das diferenças. In: SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. (Org.) Educação Física & Ensino Superior:docência e pesquisa. São Paulo: Edições Hipótese, 2017. Texto completo

MULLER, A; MULLER, A. Brincando na EMEI JAGUARÉ. In: NEIRA, M. G (Org). Educação Física cultural: relatos de experiência. Jundiaí: Paco, 2018.

NASCIMENTO, A. S. Bad o quê? Uma produção sobre o badminton. In: NEIRA, M. G (Org). Educação Física cultural: relatos de experiência. Jundiaí: Paco, 2018.

NASCIMENTO, A. S.; MORAES, C. X. CREW 6@B: skate de dedo é brincadeira sim. E daí? In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F.; LIMA, M. E. (orgs.) Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2014.

NASCIMENTO, A. S.; MORAES, C. X.; BARBOSA, C. H. G. O outro tem alguma coisa a dizer? A teoria queer como prática de articulação das vozes silenciadas. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

NASCIMENTO, A. S.; VIEIRA, A. Tematizando rap na escola: dias de luta ou dias de glória? In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F.; LIMA, M. E. (orgs.) Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2014.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. As possibilidades de emergência do currículo cultural da Educação Física: contribuições do Grupo de Pesquisas em educação Física escolar da FEUSP (GPEF). In: MALDONADO, Daniel T.; NOGUEIRA, Valdinele A.; FARIAS, Uirá S. (orgs.)Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física Brasileira. Curitiba: CRV, 2018. p. 281-300.

NEIRA, M.G. E NUNES, M.L.F. Pedagogia da cultura corporal: motricidade, cultura e linguagem. In: Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

NEIRA, M. G. Sociedade, multiculturalismo e Educação Física. In: Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

NEIRA, M. G. Utopia provisória: o currículo multicultural crítico da Educação Física. In: Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

NEIRA, M. G. Ensinando Educação Física no Ciclo Inicial do Ensino Fundamental In: CATANI, D. B. e VICENTINI, P. P. (Coords.) Formação e Autoformação: Saberes e práticas nas experiências dos professores. São Paulo: Escrituras, 2006, p. 179-195.

NEIRA, M. G. Formação para a docência: o lugar da Educação Física na Educação Básica. In: SCHNEIDER, O.; GRUNENNVALDT, J. T.; KUHN, R. e RIBEIRO, S. D. D. (Orgs.) Educação Física, esporte e sociedade: temas emergentes. São Cristóvão: Editora da UFS, 2008, p. 17-50.

NEIRA, M. G. Educação Física na Educação Infantil: algumas considerações para a elaboração de um currículo coerente com a escola democrática. In: ANDRADE FILHO, N. F. e SCHNEIDER, O. Educação Física para a Educação Infantil: conhecimento e especificidade. São Cristóvão: Editora da UFS, 2008, p. 45-96.

NEIRA, M. G. O ensino da Educação Física na Educação Básica: o currículo na perspectiva cultural. In: MOREIRA, E. C. (Org.) Educação Física escolar: desafios e propostas I. Jundiaí: Fontoura, 2009. pp. 65-94.

NEIRA, M. G. Planejamento das ações didáticas. In: Por dentro da sala de aula: conversando sobre a prática. São Paulo: Phorte: 2010. Texto completo

NEIRA, M. G. Quem estamos formando? Interpretando os currículos de Licenciatura em Educação Física. In: CARREIRA FILHO, D. e CORREIA, W. R. (Orgs.) Educação Física escolar: docência e cotidiano. Curitiba: Editora CRV, 2010.

NEIRA, M. G. Teorização crítica e pós-crítica da educação: subsídios para o debate curricular da Educação Física. In: CHAVERRA FERNÁNDEZ, B. E. e GAVIRIA CORTÉS, D. F. (editores). Educación Física: reflexiones conceptuales hacia la integración curricular. Medellín: Funámbulos Editores, 2011. p. 47-60.

NEIRA, M. G. Reconstruindo o currículo da Educação Física a partir da cultura popular: a vez e a voz das identidades subjugadas. In: CHAVERRA FERNÁNDEZ, B. E. e GAVIRIA CORTÉS, D. F. (editores). Educación Física: reflexiones conceptuales hacia la integración curricular. Medellín: Funámbulos Editores, 2011. p. 61-73.

NEIRA, M. G. Proposições para o estágio disciplinar na formação de professores de Educação Física. In: NASCIMENTO, J. V.; FARIAS, G. O. Construção da identidade profissional em Educação Física: da formação à intervenção. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2012.

NEIRA, M. G. A ação pedagógica da Educação Física em contextos multiculturais: análise de experiências em Portugal e no Brasil. In: KISHIMOTO, T. M.; OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Em busca da pedagogia da infância: pertencer e participar. Porto Alegre: Artmed, 2013. p. 136-167.

NEIRA, M. G. O lugar do esporte no currículo cultural da Educação Física. In: ANTUNES, A.F.; LEVANDOSKI, G.; FREITAS JÚNIOR, M. A. Educação Física, esporte e qualidade de vida. Curitiba: CRV, 2013. p. 9-24.

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física: contexto, fundamentos e ação. In: Silvia Christina Madrid Finck. (Org.). Educação Física escolar: saberes, práticas pedagógicas e formação. 1ed.Curitiba: InterSaberes, 2013, v. 1, p. 287-315.

NEIRA, M. G. Educação Física: a cultura corporal como prática pedagógica. In: RODRIGUES, A. F.; FORTUNATO, M. P. (orgs.) Alfabetização e letramento: prática reflexiva no processo educativo. São Paulo: Humanitas, 2014.

NEIRA, M. G. Cultura corporal de movimento: da Educação Infantil ao Ensino Médio. In: SESI-SP. Saber em Ação 2013: Aprendizes do Século XXI: autonomia e autoria no processo de ensino e de aprendizagem. São Paulo: SESI-SP Editora, 2014. Texto completo

NEIRA, M. G. A reorganização curricular como alternativa para trabalho com a diversidade. In: São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Programa Mais Educação São Paulo: subsídios 5: A Supervisão Escolar na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: a gestão educacional em uma perspectiva sistêmica / Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME / DOT, 2015. Texto completo

NEIRA, M. G. O currículo multicultural da Educação Física. In: NASCIMENTO, J. V.; SOUZA, E. R.; RAMOS, V.; ROCHA, J. C. S. (Org.). Educação Física e esporte: convergindo para novos caminhos. 1ed.Florianópolis: Editora da UDESC, 2015, v. 01, p. 39-60.

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física na Educação Infantil: uma proposta para o reconhecimento da cultura lúdica. In: CASTELLAR, S. M. V.; Semeghini-Siqueira, I. (Org.). Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: formação docente, inovação, aprendizagem significativa. 1ed.São Paulo: Cengage Learning, 2015, v. 1, p. 93-116.

NEIRA, M. G. Os procedimentos didáticos do currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

NEIRA, M. G.; PAGNEZ, K. S. M. M. A relação teoria e prática na formação de professores: a experiência do PIBID. In: PIETRI, E.; SANTOS, V. M.; UTSUMI, M. C.; GALIAN, C. V. A. (Org.). A cooperação universidade-escola para a formação inicial de professores: o PIBID na Universidade de São Paulo (2011-2014). São Paulo: Editorial: Livraria da Física, 2016, v. 1, p. 121-140.

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física: por uma pedagogia da(s) diferença(s). In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

NEIRA, M. G. Os currículos que formam professores de Educação Física: a paixão pelo inimigo. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Monstros ou heróis? Os currículos que formam professores de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2016.

NEIRA, M. G. Uma alternativa para a frustração de atuar no Ensino Médio. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

NEIRA, M. G. A formação de pedagogos para a docência em Educação Física: o caso do PIBID – FEUSP. In: ALVIANO JR, W; COLPAS, R. D. (orgs.) PIBID e extensão: Diálogos com a formação inicial em educação física. Curitiba: CRV, 2017.

NEIRA, M. G. Do ensino esportivo à tematização: constatações da prática. In: MADRID, S. C. O. A Educação Física escolar e os megaeventos esportivos: estudos, proposições e debates. Curitiba: Appris, 2017.

NEIRA, M.G. Relatos de experiência com o currículo cultural da educação física: formando professores e professoras no “chão da escola”. In: NEIRA, M. G (Org). Educação Física cultural: relatos de experiência. Jundiaí: Paco, 2018.

NERY, J. P. CAPOEIRA É E NÃO É… In: NEIRA, M. G (Org). Educação Física cultural: relatos de experiência. Jundiaí: Paco, 2018.

NERY, J. P.; SOUZA, L. R. S. Povo x multidão: a luta continua. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

NERY, J. P. R.; PIRES, E. A abordagem da capoeira como ferramenta histórico-cultural das relações étnico-raciais na proposta curricular do 9º ano da rede oficial do Estado de São Paulo. In: SÃO PAULO. Boas práticas escolares de inclusão educacional. São Paulo: SEE, 2017. Texto completo

NEVES, M. R. Todos podem fazer ginástica? In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.

NEVES, M. R.; BONETTO, P. X. R. De corpo inteiro, desenvolvido e crítico: onde está a diferença? In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

NEVES, M. R.; ESCUDERO, N. T. G. Zum, zum, zum, zum. Capoeira mata um? In: NEIRA, M. G.; LIMA, M. E; NUNES, M. L. F (orgs.) Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2012.

NEVES, M. R.; QUARESMA, F. N. Hoje tem goiabada? Não! Hoje tem marmelada? Não! O que temos então? Estudos Culturais em ação. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F.; LIMA, M. E. (orgs.) Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2014.

NEVES, M. R.; VAGUETTI, F. C.;  ANDRADE, B. C. Iê! Uma roda para lutar. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F.; LIMA, M. E. (orgs.) Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2014.

NUNES, M. L. F. Educação Física: currículo, identidade e diferença. In: NEIRA, M. G. (org). Ensino de Educação Física. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

NUNES, M. L. F. Práticas corporais ou mercadorias corporais. In: SANCHES, T. A. (org.) Estudos Culturais: uma abordagem prática. São Paulo: SENAC, 2011. p. 39-60.

NUNES, M. L. F. Educação Física na área de Linguagens e Códigos. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “diferença”? In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

NUNES, M. L. O mapa do território do Ensino Superior e da formação em Educação Física: emerge o criador. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Monstros ou heróis? Os currículos que formam professores de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2016.

NUNES, M. L. F.; NEIRA, M. G. Os Estudos Culturais e o ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

OLIVEIRA, G. N. B.; CRUZ, M. M. S. . Educação Física escolar: construindo possibilidades pedagógicas a partir de uma perspectiva cultural. In: SILVA, A. L. G.; FIGUEIREDO, C. S.; SALES, M. A.. (Org.). Da iniciação à docência: ressignificando a prática docente. 1ed.Salvador: Eduneb, 2016, v. , p. 293-300.

OLIVEIRA JÚNIOR, J. L.; AGUIAR, A. A. D. Ameba, real, chinesa, baleado: protagonizando jogos de queimada. In: NEIRA, M. G.; LIMA, M. E; NUNES, M. L. F (orgs.) Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2012.

OLIVEIRA JÚNIOR, J. L.; LIMA, M. E. Skate (s) na Educação Física escolar. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F.; LIMA, M. E. (orgs.) Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2014.

OLIVEIRA JÚNIOR, J. L. ; SOUZA JÚNIOR, M. B.; VIEIRA, R. A. G. Patins e skate: quando o idoso é a diferença. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

OLIVEIRA JUNIOR, J. L. Tematizando o “troço” que gira rápido: o spinner nas aulas de Educação Física. In: NEIRA, M. G (Org). Educação Física cultural: relatos de experiência. Jundiaí: Paco, 2018.

OLIVEIRA JÚNIOR, O.; NEIRA, M. G. Currículo cultural da Educação Física: entre as teorias críticas e pós-críticas. In: PONTES JÚNIOR, J. A. F. Conhecimentos do professor de Educação Física escolar. Fortaleza: EdUECE, 2017. p. 13-62. Texto completo

OLIVEIRA, F. C. L. Pife, truco e uno, os jogos de cartas nas aulas de Educação Física. In: NEIRA, M. G (Org). Educação Física cultural: relatos de experiência. Jundiaí: Paco, 2018.

PINAZZA, M. A.; NEIRA, M. G. Formação continuada em serviço de docentes da Educação Infantil: desenvolvimento profissional para promoção da qualidade das práticas educativas. In: PINAZZA, M. A.; NEIRA, M. G. (Orgs.). Formação de profissionais da educação infantil: desafio conjunto de investir na produção de saberes. 1. ed. São Paulo: Xamã, 2012.

PORTAPILA, D. M. O.; ESCUDERO, N. T G. Quando o familiar se mostra estranho: um olhar diferente para o futebol. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F.; LIMA, M. E. (orgs.) Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2014.

QUARESMA, F. N.; NEVES, M. R. Funk, o demônio do currículo. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

REIMBERG, N.; NEIRA, M. G. O lugar do estágio na formação de professores de Educação Física. In: SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. (org). Formação de professores de educação física em perspectivas: Brasil, Portugal e Espanha. São Paulo: Edições Hipótese, 2016. Texto completo

REIS, R. Os diferentes sentidos da capoeira. In: NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.

REIS, R. As lutas e as artes marciais nas aulas de Educação Física no Ensino Médio na Escola de Aplicação FEUSP: Análise e reflexões da prática pedagógica de 2014 a 2016. In:.PAIVA, L (org.) Ciência aplicada às artes marciais – volume 2. Manaus: OMP Editora, 2018.

SALOMÃO, A. F.; NEVES, M. R.; ALVIANO JÚNIOR, W. Outros voos: uma experiência didática com a brincadeira de pipa. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

SANTOS, F. N.; CRUZ, A. M. A várzea chegando ao centro. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F.; LIMA, M. E. (orgs.) Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2014.

SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. Os currículos da Educação Física e a formação de sujeitos. In: SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. (Org.). Contribuição da Educação Física escolar à prática transversal. Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 107-148.

SANTOS, I. L.; NEVES, M. R. Tematizando o frevo. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A tematização no ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A problematização no ensino da Educação Física. In: In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

SANTOS JUNIOR, F. N; QUARESMA, V.N. Transmutando as performances dos corpos: rebeldias e transgressões educacionais. In: NEIRA, M. G (Org). Educação Física cultural: relatos de experiência. Jundiaí: Paco, 2018.

SANTOS, L. A.; NUNES, H. C. B. “Riscando a faca” no Raimundo Correia. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F.; LIMA, M. E. (orgs.) Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2014.

SANTOS, L. A.; SANTOS, D. A.; OLIVEIRA JÚNIOR, J. L.; IRIAS, E. A.; GOMES, C. A. O. Currículo cultural da Educação Física e esportes radicais: diálogos possíveis. In: SILVA, B. A. T.; MALDONADO, D. T.; OLIVEIRA, L. P. (Org.). Manifestações culturais radicais nas aulas de Educação Física escolar. Curitiba: CRV, 2016.

SOUZA, L. R. S. Bafo, que jogo é esse? In: COSTA, C. M.; ARMBRUST, I.; TERAMOTO, W. O. Qualificação da Educação Física curricular: reflexão e sistematização da prática pedagógica. São Paulo: IEE, 2014. Disponível em http://issuu.com/carlossdesouza/docs/public

SOUZA, L. R. S. Dominó: sorte, azar e estratégia. In: NEIRA, M. G (Org). Educação Física cultural: relatos de experiência. Jundiaí: Paco, 2018.

SOUZA, M. M. N.; LIPPI, B. G. Futebol e voleibol: que “jogos” são esses? In: NEIRA, M. G.; LIMA, M. E; NUNES, M. L. F (orgs.) Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2012.

SOUZA, M. M. N.; NEIRA, M. G. Minha história conto eu?: multiculturalismo crítico e práticas corporais no currículo da Educação Infantil. In: GOBBI, M. A.; NASCIMENTO, M. L. B. P. (orgs.) Educação e diversidade cultural: desafios para os estudos da infância e da formação docente. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012. P. 44-67.

VAGHETTI, F. C. Lutar é coisa de menina? IN: NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009.

VELANGA, C. T.; NEIRA, M. G. Para descolonizar o currículo de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia. In: GHANEM, E.; NEIRA, M. G. (orgs.) Educação e diversidade cultural no Brasil: ensaios e práticas. Araraquara: Junqueira&Marin, 2014.

VIEIRA, A. Desconstruindo o normativo através das mochilas: existem outras possibilidades de ser? In: NEIRA, M. G (Org). Educação Física cultural: relatos de experiência. Jundiaí: Paco, 2018.

VIEIRA, A. L. S.; BONETTO, P. X. R. Atletismo: diferentes práticas e diferentes corpos. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

VIEIRA, R. A. G. Ensino Superior, Educação Física e identidade(s) docente(s): da alquimia à solidão. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Monstros ou heróis? Os currículos que formam professores de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2016.

VIEIRA, V. Brincadeiras populares: uma experiência a partir da cultura lúdica infantil. In: NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. (Orgs.) Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009