V SEMEF – 2014

V SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA (SEMEF)

VÍDEO                   MANIFESTO          AVALIAÇÃO

 

O V SEMEF, organizado pelo Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da FEUSP, tem por objetivo promover um ambiente efetivo para o debate acerca do ensino de Educação Física, socializar experiências pedagógicas e discutir os fundamentos das ações educativas. Busca, ainda, analisar e divulgar diferentes propostas em desenvolvimento nas escolas de Educação Básica e suas repercussões sociais.

Em sua quinta edição, o SEMEF se consolida como um espaço de autoria docente, no qual os participantes apresentam e analisam suas experiências, partindo do princípio de que o diálogo promove a coletivização da produção de conhecimentos.

 

PROGRAMAÇÃO

 

03/07 – 8h00 – Recepção e entrega de materiais

 

9h00 – Abertura

 

9h30 – 11h00 – Mesa 01

Camila dos Anjos Aguiar

Orientações curriculares de Educação Física: proposições oficiais e as significações atribuídas pelos professores da rede municipal de São Paulo

 

Marcílio Souza Júnior

Seleção dos saberes escolares na Educação Básica: diferentes legitimações

 

11h00 – 12h30 – Mesa 02

Rubens Antonio Gurgel Vieira

Identidades docentes no ensino superior de Educação Física: um recorte da cidade de Sorocaba

 

Alexandre Vasconcelos Mazzoni

“Eu vim do mesmo lugar que eles”: relações entre experiências pessoais e uma Educação Física multiculturalmente orientada

 

Relatos de Experiência 01 – 14h00 às 15h30

 

Sala 137

Luiz Alberto dos Santos

O balé nas aulas de Educação Física na rede estadual de ensino

 

Mônica Fogaça

Samba: um elemento de resistência no espaço entre identidades culturais

 

Jacqueline Cristina Jesus Martins

Cada um dança do seu jeito, como você quer… os 1º anos e as danças pelo Brasil

 

Sala 139

Flávio Nunes dos Santos Júnior

Brinquedo nada inocente: as práticas de meninos e meninas

 

André Rodrigues Rego Mendes

Descobrindo o som que existe dentro da gente

 

Leandro Rodrigo Santos de Souza

Vamos soltar/empinar pipa?

 

Sala 141

Jaqueline Impaléa Meireles

Projeto “Minhas brincadeiras favoritas”

 

Tatiana do Nascimento Fonseca

Brincando com papel no Paiva

 

Marilene Ferreira de Lima Oliveira

Como é bom brincar – Projeto Amarelinha

 

Sala 147

Nyna Taylor Gomes Escudero

Das lutas ao futebol: o que está em jogo?

 

Fernando César Vaghetti

Futebol da molecada

 

Juliane Gonçallo Ramos

Lazer e saber

 

Sala 149

Alexandre Vasconcelos Mazzoni

Da criação da prática às experiências infantis no beisebol

 

Diego Pinto Jabois

A escola que “chuta também rebate”: o jogo de badminton como prática pedagógica nas aulas de educação física escolar

 

Vitor Oliveira Silva

Vivenciando e ressignificando o rugby na escola

 

15h30 – 16h00 – Exposição de documentos pedagógicos – Sala 128

 

Relatos de Experiência 02 – 16h00 às 17h30

 

Sala 137

Everton Arruda Irias
“Na escola não pode lutar”: o estudo do boxe com os 1os. anos

 

Jorge Luiz de Oliveira Júnior

A luta na escola: tematizando o muay thai

 

Pedro Xavier Russo Bonetto

Muay thai: um relato de ressignificações

 

Sala 139

Aline Santos do Nascimento e Carina Xavier de Moraes

CREW 6@B: skate de dedo é brincadeira sim. E daí?

 

Daniel Teixeira Maldonado, Maurício Bráulio e Daniel Bocchini

As três dimensões do conteúdo na Educação Física: tematizando os esportes radicais na escola pública

 

Danylo Aurélio Santos

Superando obstáculos: Uma experiência com o skate na escola

 

Sala 141

Dayane Maria de Oliveira Portapila
Quando o familiar se mostra estranho: um olhar diferente para o futebol

 

Aline Steckelberg Cardozo dos Santos e Hugo Cesar Bueno Nunes

Futebol também se aprende na escola!

 

Leandro Rodrigo Santos de Souza

Futebol de rua vai à escola

 

Sala 147

Carine Ferreira Costa

A competição como instrumento didático nas aulas de Educação Física para alunos da classe especial em escola regular

 

Janete Costa da Silva Maia e Karina Polezel de Sales

Relato de experiência: um olhar sobre a criança com Síndrome de Down nas atividades de Educação Física em uma escola da periferia de Rio Claro no Estado de São Paulo

 

Moyses Eugênio Kfouri Priori; Rosângela Ap. Vitti Priori e Walkiria Gonçalves Reganhan

Trabalho colaborativo entre o professor do atendimento educacional especializado e o professor de Educação Física

 

 

Sala de vídeo – 149

Sérgio Roberto Romanini Coautores: Barbara Detoni Borba Blanco, Priscila Lima Pedrassani e Paulo Cesar Fortunato dos Santos.

Documentário: Educação Física na rede municipal de ensino – Piracicaba (SP)

 

Jacqueline Cristina Jesus Martins

Danças regionais no 1º ano.

 

Marcos Ribeiro das Neves

Hoje tem goiabada?

 

Suel Luz

Professora, hoje nós vamos jogar futebol? Não! O que vamos fazer? Estudar e praticar Artes Marciais! O currículo cultural em ação

 

Grupos de Discussão – 18h00 às 20h00

Sala 137 – Leandro Thomazini, Fábio Tomio Fuzii e Fernando Dias de Oliveira

O sistema CONFEF – CREF4/SP e suas contribuições para uma Educação Física escolar? Vamos discutir!

 

Sala 139 – Nyna Taylor Gomes Escudero e Dayane Maria de Oliveira Portapila

Avaliação-registro: o hífen que escreve outras formas de enunciação do processo ensino/aprendizagem

 

Sala 141 – Hugo Cesar Bueno Nunes, Ivan Luis dos Santos, Felipe Nunes Quaresma e Arthur Müller

#somostodosiguais? Uma reflexão a partir da diferença

 

Sala 147 – Carina Xavier de Moraes, César Lins Rodrigues e Ronaldo dos Reis

Samba, capoeira e funk: o que trazem na mochila?

 

05/07

 

9h00 – 10h50 – Mesa 03

Alessandra Aparecida Dias Aguiar

As meninas de costas: análise do currículo de EF e a construção da identidade feminina

 

Gláurea Nádia Borges de Oliveira

Construindo possibilidades pedagógicas e formativas para a Educação Física a partir do currículo cultural: o caso do PIBID/UNEB/CAMPUS XII

 

Fabrício Monteiro

A Educação Física escolar e a LDB

 

11h00 – 12h30 – Mesa 04

Ademir Testa Junior

Metodologia baseada na resolução de problemas e a Educação Física baseada na perspectiva da educação para a saúde

 

Rubens Oliveira da Silva e Leandro Tavares Martins

Competição na Educação Física escolar: quem ganha o jogo?

 

Vanessa Eltz e Cleber Mena Leão Junior

Videogames, Educação Física e o corpo em movimento

 

14h00 – 14h30 – Apresentação dos pôsteres

 

Henrique Ribeiro Carrasco e Danielle Santana Santos

A Educação Física escolar e o esporte

 

Poliane Gaspar de Cerqueira

O jogo popular infantil como conteúdo das aulas de educação física para as turmas de 1º segmento do ensino fundamental

 

Rodrigo Antonio Chioda e Marco Antonio Coelho Bortoleto

O ensino das atividades circenses na escola: contribuições da Praxiologia Motriz no planejamento e ensino das atividades circenses na escola

 

Zuleyka da Silva Duarte

A especificidade da Educação Física na perspectiva de uma formação omnilateral

 

Fabrício Monteiro

As lutas e a ludicidade na Educação Física escolar

 

Relatos de Experiência 03 – 14h30 – 16h00

 

Sala 137

Adriana Vieira de Lima

Inserindo a Educação Infantil no contexto da Copa do Mundo

 

Bianca das Neves Silva e Luciene Farias de Melo

Avaliação em Educação Física na Educação Infantil

 

Aline Eloá Bueno Figueiredo de Moraes

Iniciação do jogo de damas no ensino infantil nas aulas de Educação Física

 

Sala 139

Sirlânia Souza Pereira; Keilane de Souza Pereira; Luís Gabriel Souza Oliveira; Glaurea Nádia Borges de Oliveira

Tematizando jogos e brincadeiras no âmbito do PIBID: a Educação Física escolar numa perspectiva cultural

 

Carlos Alberto Oliveira Gomes

Planejamento participativo e novos sentidos para a Educação Física no Ensino Médio, experiências de uma escola estadual

 

Marília Freire

Educação Física escolar: desafios e compromissos de uma experiência crítica e democrática

 

Sala 141

Pedro Xavier Russo Bonetto

As ginásticas do entorno: o reconhecimento da cultura corporal da comunidade como princípio curricular

 

Jorge Augusto Barbosa de Sales Dias

Jogos cooperativos: uma possibilidade de abordagem para a educação física escolar

 

Antonio Andrade de Santana

Ginástica Rítmica na Educação Física escolar: uma proposta de intervenção

 

Sala 147

André Luis Silva Vieira

O que é corpo saudável? O que não é corpo saudável? E a cultura, fica onde?

 

Fernanda Righetti dos Santos

Cultura corporal: o hip hop como forma de expressão na escola

 

Leandro Rodrigo Santos de Souza

Bafo, que jogo é esse?

 

Sala 149

Suel Luz

Artes marciais na escola: um olhar diferente para a Educação Física na perspectiva do currículo cultural

 

Rita de Cássia Gomes de Oliveira Almeida

Parceria entre professores de Educação Física e da sala de recursos na inclusão de uma aluna com deficiência física nas aulas de Educação Física

 

André Rodrigues Rego Mendes

Foto dentro da gente

 

16h00 – 16h30 – Exposição de documentos pedagógicos – Sala 128

 

Relatos de Experiência 04 – 16h30 – 18h00

 

Sala 137

Juliana Bárbara Camargo

A Educação Física como espaço de inclusão entre jovens e adultos com necessidades especiais: o caso do CIEJA Itaquera

 

Jacqueline Cristina Jesus Martins

A implementação das aulas de Educação Física no CIEJA Butantã

 

Priscila Lima Pedrassani; Bárbara Detoni Borba Blanco; Sérgio Roberto Romanini

A construção da proposta pedagógica da Educação Física escolar no município de Piracicaba

 

Sala 139

Marcos Ribeiro das Neves

Hoje tem goiabada? Não! Hoje tem marmelada? Não! O que tem então? Estudos culturais em ação

 

Liliane Santos Sousa Santana

TruPIC: o Circo nas aulas de Educação Física. Simples assim!

 

Franz Carlos Oliveira Lopes

Amarelinha: brincadeira de bebê ou brincadeira de criança?

 

Sala 141

Felipe Nunes Quaresma

Futebol e Copa do Mundo um olhar diferente

 

Claudio Aparecido de Sousa

Copa do Mundo de Futebol 2014: a perspectiva cultural no jogo

 

Clayton Cesar de Oliveira Borges

Copa do Mundo de futebol no Brasil: quem perde com este jogo?

 

Sala 147

Andréia Magalhães de Brito, Pedro Alves Castro e Glaurea Nádia Borges de Oliveira

Jogos e brincadeiras em um projeto de iniciação à docência: uma experiência sob a ótica do currículo cultural

 

Arthur Müller

Registros na aula de Educação Física: formação da identidade a partir da perspectiva cultural

 

Daniel Bocchini

A prática dos Estudos Culturais nas aulas de Educação Física: caminhos e desafios

 

Sala 149

Mirian Corrêa Kobb Fernando

Brincadeiras de rua

 

Fabio Pereira da Silva, Valeria Cristiani de Oliveira e Vivian da Silva Francini

Interdisciplinaridade na educação infantil

 

Higor Thiago F. R. Gomes

Resgate de brincadeiras populares: um brincar significativo nas aulas de educação física

 

Avaliação do evento e entrega de certificados 18h00 – 19h00