Programação Geral

14/07/2016

9h00 – Abertura oficial do evento (Auditório da Escola de Aplicação)

9h30 – Mesa-redonda 1

“Obstáculos teórico-metodológicos da Educação Física escolar”

 

Aline Regina Gomes

Kátia Regina de Sá

Desafios da práxis pedagógica em uma escola de tempo integral de Belo Horizonte
Lilian Cristina Gramorelli A cultura corporal nas propostas curriculares estaduais de Educação Física: novas paisagens para um novo tempo

 

11h00 – Mesa-redonda 2

“Territórios pouco explorados pela Educação Física escolar”

 

Jacqueline Cristina Jesus Martins e Marcos Ribeiro das Neves A Educação Física na Educação de Jovens e Adultos
Marília Menezes Nascimento Souza Carvalho Minha história conto eu: multiculturalismo crítico e cultura corporal na educação infantil

 

13h30 às 14h00 – Apresentação da escola Duo Dança

14h00 às 15h30 – Relatos de Experiência 01

 

SALA 120

Concepções e metodologias de Educação Física

 

Ana Cristina de Oliveira Experiências pedagógicas através dos estágios supervisionados de Licenciatura em Educação Física
Bruno Santos Novoa e Adriana de Abreu Domingues Delgado EXPO Educação Física
Valdilene Aline Nogueira O planejamento participativo na educação física escolar: relatando a construção de projetos

 

SALA 123

Educação Física e relações de gênero

 

Jorge Luiz de Oliveira Júnior, Bruna Dal Belo Benetti, Carla Santiago Almeida, Ronnie de Almeida Alves da Silva Quando a mulher continua sendo a “outra” na ginástica rítmica
Larissa Natália Macêdo Moura Fujisse Líderes de torcida da escola irmã Gabriela: uma prática corporal para todos, por que não?
Marcelo Ferreira Lima Gênero nas aulas de Educação Física Escolar

 

SALA 137

As brincadeiras nas aulas de Educação Física

 

Alexandre Vasconcelos Mazzoni Dodgebol: defendendo ou queimando as relações
Aline Santos do Nascimento Brincadeiras regionais: é possível reconhecer o Outro através delas?
Juliana do Nascimento, Vinícius dos Santos Moreira e Uirá de Siqueira Farias Entre a tradição e o contemporâneo: o jogo de queimada e as diferentes possibilidades de utilização pedagógica

 

SALA 139

Esportes radicais nas aulas de Educação Física

 

Caio Henrique Guerra Barbosa Parkour! (?) Ah sim! É peixe bom de comer!
Carlos Alberto Oliveira Gomes Skate na escola: uma proposta a partir dos alunos, um desafio para o professor
Nyna Taylor Gomes Escudero Le Parkour está na área

 

SALA 141

A dança nas aulas de Educação Física

 

Cássia Adriana de Matos Czeszak A dança – linguagem e expressão
Marcos Ribeiro das Neves Frevo
Mariana de Oliveira Xavier Joaquim Maracatu: o som da nação

 

 

16h00 às 17h30 – Relatos de Experiência 02

 

SALA 114

A diferença nas aulas de Educação Física

 

Jacqueline Cristina Jesus Martins Educação Física no CIEJA Butantã: uma experiência ginástica
Flávio Nunes dos Santos Júnior Entre gingas e tramelas: a cultura negra no currículo escolar
Jorge Luiz de Oliveira Júnior Tematizando o idoso no skate e patins

 

 

SALA 120

a diversidade e a alteridade nas aulas de Educação Física

 

Cíntia Cristina de Castro Mello, Diego Aparecido Emidio Modesto e Raquel Gomes Pereira A formação para a docência: ser ou não ser professor(a)?
Maria Virginia André Cresta Educação para a diversidade “Perspectivas das leis 0639/03 e 11645/08 na cultura corporal de movimento: novos olhares sobre a dança, cultura, folclore & comunidade”
Marileide Alves do Nascimento Humanidade, Corpo e Alteridade

 

SALA 123

Currículo da Educação Física

 

Cláudio Aparecido de Souza A prática pedagógica de educação física nos municípios de São Bernardo e Santo André (SP): o currículo cultural em ação
Peterson Amaro da Silva Currículo orgânico na educação física escolar: do protagonismo discente à transposição da zona de conforto docente
Thiago Felipe Sebben Experimentos com o currículo cultural da educação física: mapeamento da cultura corporal dos estudantes de uma escola da periferia de Curitiba/PR
Luciana Santos Collier Educação Física no Colégio Universitário Geraldo Reis: estratégias de fortalecimento dos processos democráticos no cotidiano escolar

 

SALA 137

Educação Física na Educação Infantil

 

Ademir Testa Júnior Jogos populares e ressignificação do espaço das aulas de Educação Física na Educação Infantil
Everton Arruda Irias A sereia branquinha e a bruxa da diretora: um estudo das brincadeiras de faz-de-conta
Renato Sarti, Milene Domingos, Lucas Nascimento, Raíra Rodrigues, Caroline do Carmo, Carlos Patrick Educação Física na pré-escola: uma sequência de aulas sobre manipulação

 

SALA 139

Recursos didáticos nas aulas de Educação Física

 

Daniel Teixeira Maldonado Utilização de charges e tirinhas como instrumento de avaliação e material didático nas aulas de educação física escolar no ensino médio
Érica Pires do Amaral Cultura corporal, protagonismo e cinema

Produto final do projeto

Fábio Alves de Oliveira e Luiz Sanches Neto Tecnologias digitais e Educação Física: alternativa para o aprofundamento teórico
Leandro Santos Andrade A Educação Física Escolar no Fundamental II na educação básica é fundamental

 

SALA 141

As lutas nas aulas de Educação Física

 

Alessandro Marques da Cruz Lutando contra os preconceitos
Danylo Aurélio dos Santos Capoeira e Ioga: ensaiando os princípios de justiça e descolonização curricular nas aulas de Educação Física
Welington Santana Silva Júnior Lutas diversificadas para a diversidade da Educação Física escolar
João Paulo Nery Coliseu ao octógono: a luta continua

 

17h30 às 19h00 – Palestra e lançamento de livros

15/07/2016

 

9h00 – Mesa-redonda 3 (Auditório da Escola de Aplicação)

“A prática pedagógica do currículo cultural da Educação Física”

 

Arthur Müller A importância do registro docente para a reorientação das rotas no currículo cultural da Educação Física
Ivan Luis dos Santos A tematização e a problematização no currículo cultural da Educação Física
Pedro Xavier Russo Bonetto O que pode a escrita-currículo?

 

 

10h30 – Mesa redonda 4 (Auditório da Escola de Aplicação)

“Efeitos da formação continuada de professores de Educação Física

 

Fábio Bernardo Bastos Formação continuada em Educação Física: uma proposta de colaboração entre pares
Maria Emília de Lima Entre fios, “nós” e entrelaçamentos: a arte de tecer o currículo cultural da educação física

 

12h00 – 13h00 – Almoço

13h00 – 13h30 – Pôsteres (Hall do Afresco)

 

Alexandre Shigunov e Ivan Fortunato A formação dos professores de educação física: uma análise da produção acadêmica entre os anos de 2006 e 2015 nas reuniões da ANPED
Silvana da S. Oliveira, Silvia Regina S. Miranda e Cíntia Cristina de Castro Mello Um olhar sobre a diversidade – o papel do professor no processo de inclusão das crianças de imigração boliviana nas aulas de Educação Física
Joel Lucas Vieira de Oliveira e Hugo César Bueno Nunes Formação continuada dos professores de Educação Física Escolar a partir do currículo cultural: a experiência com o sistema SESI-SP
Marcelo de Moura Jorge O processo de implantação do programa institucional de bolsa de iniciação à docência – da teoria à prática na educação física escolar: relato de experiência
Michele Maia Pontes A educação corporal para além da escola
Ribamar Nogueira da Silva Educação Física escolar e o conceito de cultura
Renato Sarti, Milene Domingos, Lucas Nascimento, Raíra Rodrigues, Caroline do Carmo, Carlos Patrick EEFD na baixada: etapas metodológicas do eixo ensino da educação física

 

 

 

13h30 – 14h30 – Apresentação do grupo Pastiche (Auditório da Escola de Aplicação)

 

14h30 às 16h00 – Relatos de Experiência 03

 

SALA 114

Esportes radicais nas aulas de Educação Física

 

Ednelson Cesaretti Skate/Slackline – Das manobras às histórias
Nyna Taylor Gomes Escudero Deslizando sobre rodas
Tatiana Zavanella Ressignificação do espaço escolar: corpos em experiência parkour, slackline e skate

 

 

SALA 120

Educação Física e relações de gênero

 

Bruna Saurin Silva

Letícia Alves Martins

Mariana Zuaneti Martins

Jogos tradicionais: uma abordagem sobre gênero em aulas do PIBID Educação Física do IF Sul de Minas
Dayane Maria de Oliveira Portapila Trilhando o ritmo sertanejo
Felipe Nunes Quaresma Sertanejo: sofrência entre xs muitos elxs
Ana Claudia Ferreira de Souza

Allan Augusto dos Santos

Mariana Zuaneti Martins

PIBID: um relato de experiência de intervenções com livros infantis

 

SALA 123

As lutas nas aulas de Educação Física

 

Clayton Cesar Oliveira Borges Tematizando a luta olímpica nas aulas de Educação Física
Luiz Alberto dos Santos “Queremos aula livre e futebol, professor”: o Caratê na rede estadual de ensino
Raíra Rodrigues e Renato Sarti A tematização das lutas no ensino fundamental: um relato de experiência

 

SALA 137

Esportes e ginásticas nas aulas de Educação Física

 

Cássia Adriana de Matos Czeszak Ginástica – Uma abordagem reflexiva
Diego Jabois Pinto Desmitificação e incorporação do jogo de badminton nas aulas de educação física escolar das séries finais do ensino fundamental
Leandro Rodrigo Santos de Souza Tênis: um lob de direita

 

 

SALA 139

As brincadeiras nas aulas de Educação Física

 

Aline Santos do Nascimento Brincadeiras de corrida, e aí vamos dançar?
Vitor de Castro Melo Meu jogo, minhas regras: um ensaio sobre a mercadorização do jogo pega-varetas e primeiros passos no currículo cultural
Pedro Xavier Russo Bonetto Minecraft nas aulas de Educação Física: do estranhamento à pirataria

 

SALA 141

Educação Física e Inclusão

 

Alice de Souza do Nascimento O professor surdo de educação física na sala de ouvinte
Jacqueline Cristina Jesus Martins O atletismo nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos
Milena Pedro de Morais e Graciele Massoli Rodrigues Ação educativa inclusiva na Educação Física escolar

 

 

17h00 às 18h30 – Grupos de Discussão

 

 

SALA 123

 

Aline dos Santos Nascimento, Caio Henrique Guerra Barbosa, Camila dos Anjos Aguiar, Carina Xavier de Moraes e Dayane Maria de Oliveira Portapila ProfessorX, hoje eu vou lhe usar! A condição dx professorx substitutx

 

SALA 137

 

Alessandra Aguiar, Arthur Mülller, Hugo Nunes, Marcelo Ferreira, Nyna Taylor Gomes Escudero O lugar cativo de algumas práticas avaliativas no currículo escolar

 

SALA 139

 

Rubens Antonio Gurgel Vieira, Clayton Cesar Borges de Oliveira e Vitor de Castro Melo Currículos da Educação Física Escolar como dispositivos de saber e de poder

 

SALA 141

 

Wilson Alviano Júnior e Déberson Ferreira de Almeida Base Nacional de Educação Física: faz sentido a ideia de um currículo nacional?

 

 

18h00 às 19h00 – Avaliação (Auditório da FEUSP)