VII
SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DA
FACULDADE
DE EDUCAÇÃO DA USP - SEMEF
Organizado pelo Grupo de Pesquisas em Educação
Física escolar da FEUSP, o VII SEMEF objetiva debater o ensino de Educação
Física, socializar experiências pedagógicas, discutir os fundamentos das ações
educativas e divulgar diferentes propostas em desenvolvimento nas escolas de
Educação Básica.
Nesta sétima edição, o SEMEF se consolida como um
espaço de autoria docente, no qual os participantes apresentam, analisam e
debatem conhecimentos produzidos na universidade e na escola, partindo do
princípio de que o diálogo promove a coletivização dos saberes.
Período de realização: 12 e 13
de julho de 2018.
Público-alvo: Educadores(as) em atuação na
Educação Básica e demais interessados(as)
Carga horária: 20 horas
Certificação: Os(As) expositores(as) receberão o certificado ao final da
apresentação conforme a modalidade. Os certificados dos(as) participantes serão
disponibilizados no portal da FEUSP a partir do dia 01/08, mediante o cumprimento
da frequência mínima de 85% nas atividades.
Cronograma:
17/03 a 04/06
|
Envio de propostas para apresentação de relato de
experiência, mesa redonda, pôster, grupo de discussão e sala de imagens.
|
05/06 a 17/06
|
Encaminhamento de mensagem de aceite dos
trabalhos
|
17/03 a 11/07
|
Inscrições para os demais participantes (até o
preenchimento das vagas).
|
CLIQUE AQUI PARA
ACESSAR A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
Forma de inscrição para participantes sem apresentação de trabalho:
- As inscrições deverão ser feitas pela
Internet, no portal do evento, através do preenchimento dos dados na
plataforma.
CLIQUE
AQUI PARA INSCRIÇÃO SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Modalidades de apresentação de
trabalhos:
MESA REDONDA
|
Apresentação em sessão coordenada, constituída
por temática alinhada ao evento (Educação Física escolar) e enviada por
iniciativa dos participantes. Deve expressar de forma abreviada e sintética,
resultados de pesquisas concluídas. Em caso de trabalhos de autoria coletiva,
apenas um(a) autor(a) comporá a mesa
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA
|
Reunião destinada à apresentação de propostas de
trabalho, projetos didáticos ou experiências de ensino realizadas no âmbito
da Educação Básica mediante depoimento e conversação com os(as) interessados(as)
|
PÔSTER
|
Exposição visual e oral de trabalhos de pesquisa,
projetos de intervenção pedagógica ou experiências de ensino no âmbito da
Educação Básica.
|
GRUPO DE DISCUSSÃO
|
Reunião conduzida pelo(s) proponente(s) a partir
de temática alinhada à Educação Física escolar
|
SALA DE IMAGENS
|
Exposição
de vídeos e fotografias que tematizam elementos da Educação Física escolar
|
Apresentação de trabalho:
- Após receber o comunicado de aceite do
trabalho, o(a) autor(a) deverá encaminhar, até o dia 30/06, o arquivo do
texto completo em PDF para o e-mail gpef@usp.br
com
a identificação da modalidade de apresentação
no assunto da mensagem.
- Os trabalhos selecionados serão
disponibilizados no site da programação do evento
Normas para elaboração dos textos completos
Mesa redonda
- Máximo 15.000 caracteres (incluídos o resumo,
três palavras-chave e referências bibliográficas), fonte Times New Roman
12, espaçamento 1,5 cm. Explicitar os objetivos do trabalho, o quadro
teórico, a metodologia, a discussão dos resultados, conclusões e
bibliografia. O título do trabalho deverá ser digitado em letras
maiúsculas e negrito. Após o título, indicar a autoria e a instituição
onde o(a) autor(a) exerce a docência.
Relato de experiência
- Máximo 15.000 caracteres sem contar espaços, fonte
Times New Roman 12, espaçamento 1,5 cm. Em texto corrido, narrar a experiência de
ensino realizada na Educação Básica, mencionando os objetivos, os
procedimentos didáticos e avaliativos, bem como os resultados. Poderá
incluir imagens. O título do trabalho deverá ser digitado em letras
maiúsculas e negrito. Após o título, indicar a autoria e a instituição
onde o(a) autor(a) exerce a docência.
Pôster
·
O pôster é uma opção alternativa
para apresentação de pesquisa ou relato de experiência. Conforme o caso, o
texto completo deverá seguir as orientações acima.
Grupo de discussão
- Máximo 15.000 caracteres sem contar espaços, fonte
Times New Roman 12, espaçamento 1,5 cm. O título do trabalho deverá ser
digitado em letras maiúsculas e negrito. Após o título, indicar a autoria
e a instituição onde o(as) autor(as) exerce(m) a
docência. O texto deve ser encaminhado em forma de ensaio que problematize
questões específicas da Educação Física escolar.
Normas para participação como membro integrante de Mesa Redonda
·
As Mesas Redondas serão compostas
por 2 ou 3 expositores(as), além do(a) mediador(a) indicado(a) pela Comissão
Organizadora.
·
O(A) mediador(a) dirigirá a
apresentação dos trabalhos e conduzirá as questões.
- Cada expositor(a) terá até
30 minutos para apresentação da pesquisa. Ao final, serão reservados 30
minutos para os debates.
- Os recursos disponíveis para
apresentação são Datashow, computador e microfone.
Normas para apresentação de Relatos de Experiência
- A Comissão Julgadora encarregar-se-á de
organizar as seções de apresentação dos trabalhos, reunindo temas
correlatos.
- Cada seção contará com 1 coordenador e 2 ou 3
apresentadores.
- Cada apresentador terá até 20 minutos para a
exposição de seu trabalho e após o término das apresentações haverá um
tempo de 30 minutos para discussão.
- Os recursos disponíveis para
apresentação são Datashow e computador.
Normas para apresentação de Pôsteres
- O tamanho do pôster não deve ultrapassar 130
cm de altura por 90 cm de largura. Os pôsteres deverão ficar expostos
durante todo o evento, e a Comissão Organizadora fixará um horário, no
qual o(a) apresentador(a) poderá esclarecer dúvidas e questionamentos,
após uma breve exposição aos(às) interessados(as).
Normas para condução das reuniões em “Grupo de Discussão”
- A Comissão organizadora reservará uma sala
para a realização do Grupo de Discussão.
- A condução da reunião deverá contribuir com o
aprofundamento do tema, envolver os participantes e considerar as suas
contribuições. Fica a critério do(a) proponente o formato de
encaminhamento das discussões e o registro da atividade.
Normas para a apresentação na Sala de Imagens
- A impressão e montagem da exposição
de fotos (no máximo 6) é de responsabilidade do(a) autor(a) ou grupo. É
facultativa a atribuição de título ou legenda. A exposição ficará aberta à
visitação durante um período do seminário e os materiais serão devolvidos
ao seu
término.
- Os
vídeos devem ter duração máxima de 10
minutos e incluir, em caráter obrigatório, título e
créditos. Os créditos devem identificar a autoria. O horário da
apresentação constará na programação do evento. Após a apresentação haverá
um tempo para discussão com a assistência.
Comissão Organizadora
- Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar
da FEUSP.