06/02SKLIAR, C.; DUSCHATZKY, S. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. LARROSA, J.; SKLIAR, C. (org.) Habitantes de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
20/02GIROUX, H. Estudos Culturais, resistindo à diferença e o retorno da pedagogia crítica. In: Cruzando as fronteiras do discurso educacional: novas políticas em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
06/03SIMON, R. A pedagogia como uma tecnologia cultural. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2008.
20/03RODRIGUES, T. C.; ABRAMOWICZ, A. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 15-30, jan./mar. 2013.
10/04CANDAU, V. M; LEITE, M. S. Diferença e desigualdade: dilemas docentes no ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. 144, p. 948-967, set/dez, 2011.
24/04ANYON, J. Somente a pedagogia crítica não basta: educação voltada à justiça social, à participação política e à politização dos estudantes. In: APPLE, M. W.; AU, W.; GANDIN, L. A. Educação crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011.
08/05OLIVEIRA, F. ABRAMOWICZ, A. Educação e diferença: na direção da multidão. Educação Infantil e diferença. Campinas: Papirus, 2013.
22/05REIS, C.; PARAÍSO, M. A. A constituição de corpos guerreiros em um currículo escolar. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1243-1266, out./dez. 2013.
12/06LOURO, G. L. Uma política pós-identitária para a educação. In: Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
26/06DORNELLES, L. V. Sobre raça, racismo, negritude e beleza: o que as crianças têm a dizer sobre esse tema? In GHANEM, E.; NEIRA, M. G. Educação e diversidade no Brasil: ensaios e práticas. Araraquara: Junqueira&Marin, 2014.