DataBibliografia
06/03Apresentação da programação e início das discussões LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e poder. In: Gênero, sexualidade e educação, uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 37-56.Clique aqui LOURO, G. L. Práticas educativas feministas – proposições e limites. In: Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 110-141. Clique aqui
13/03Defesa de Dissertação de Mestrado: SANTOS JÚNIOR, Flávio Nunes. Subvertendo as colonialidades: o currículo cultural de Educação Física e a enunciação dos saberes discentes. 2020. 186f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Clique aqui
20/03AGENDA SUSPENSA Conversa com o grupo “Atreva-se”
03/04AGENDA SUSPENSA BRITZMAN, D. Curiosidade, sexualidade e currículo. In: LOURO, G. L. (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 83-111. Clique aqui Conversa com o grupo da professora Claudia Vianna
23/04AGENDA SUSPENSA Defesa de Tese de Doutorado: OLIVEIRA, Glaurea Nádia Borges de. A trama de um dispositivo curricular no território da formação em Educação Física: um encontro-acoplamento, uma fratura, esboços de si. 2020. 172 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Clique aqui
24/04AGENDA SUSPENSA Feminismo interseccional HILL COLLINS, P. Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória. Parágrafo, v.5, n.1, 2017.Clique aqui HIRATA, H. Gênero, classe e raça Interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais. Revista de sociologia da USP, v. 26, n. 1 , 2014. Clique aqui DAVIS, A. Educação e libertação: a perspectiva das mulheres negras. In: Mulheres, raça e classe. São Paulo, Boitempo, 2016. Clique aqui Conversa com a professora Jaqueline Teixeira
08/05CONVERSA VIRTUAL
22/05Material principal: Música Clique aqui Imagens Clique aqui Podcast Clique aqui Material complementar: PISCITELLI, Adriana. “Gênero: a história de um conceito”. In: BUARQUE DE ALMEIDA, H.; SZWAKO, J. (org.). Diferenças, igualdade. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2009. pp. 116-148. Clique aqui NICHOLSON, Linda. Interpretando o gênero. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 9, jan. 2000. ISSN 1806-9584. Clique aqui
05/06Material principal: Vídeo Clique aqui Poesia Clique aqui Documentário Clique aqui Material complementar: CARVALHO, Marília. Mau aluno, boa aluna? Como as professoras avaliam meninos e meninas. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 554, jan. 2001. ISSN 1806-9584. Clique aqui ROVERI, Fernanda Theodoro. Barbie na educação de meninas: do rosa ao choque. São Paulo: Annablume, 2012. Clique aqui
19/06Material principal: Música:Clique aqui Slide: Clique aqui Material complementar: Texto: BENTO, Berenice. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Rev. Estud. Fem., Florianópolis , v. 19, n. 2, p. 549-559, Aug. 2011 . Clique aqui
03/07WENETZ, I.; SCHWENGBER, M. S. V.; DORNELLES, P. G. Afeminada! afeminada! In: Educação Física e sexualidade- desafios educacionais. Ijuí (RS): Unijuí, 2017. p. 95-98.