Objetivos

1. Analisar a gênese, fundamentos e transformações na teoria curricular mais ampla e na teoria curricular da Educação Física

​2. Reconhecer os objetivos, métodos, conteúdos e formas de avaliação que caracterizam as teorias curriculares da Educação Física

​3. Identificar o/a cidadão/ã almejado/a pelas teorias curriculares da Educação Física

​4. Examinar as principais contribuições dos estudos curriculares da Educação Física para a prática pedagógica

​5. Constatar as influências das teorias curriculares da Educação Física nas propostas oficiais

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Situações didáticas previstas

​Exposições dialogadas

Debates a partir das leituras sugeridas ou outras

Atividades orientadas

Avaliação

Análise da produção discente

Cronograma e leituras

09/03 – Apresentação do curso. Início das discussões.

YOUNG, M. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa. São Paulo. v. 44, n. 51, p. 190-202, jan./mar., 2014.

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Registro:

Após apresentação dos/as participantes e do curso, discutimos as noções adotadas pelo autor acerca do papel da teoria curricular – normativo e crítico -, do que se pode entender por teoria, da ideia de teoria de currículo e teoria do objeto, da concepção de crítica, conhecimento poderoso e conhecimento dos poderosos. A BNCC e as teorias curriculares da Educação Física foram empregados como exemplos algumas vezes.

Atividade proposta para o próximo encontro:

Identifique e descreva as teorias curriculares apresentadas por Alice Lopes e Elisabeth Macedo

16/03 – Teorias do currículo

LOPES, A. C.; MACEDO, E. O pensamento curricular no Brasil. In: Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2005. p. 13-54.

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LOPES, A. C.; MACEDO, E. Currículo. In: Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011. p. 19-42.

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23/03 – Teorias curriculares da Educação Física

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Teorização curricular e Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. p. 55-92.

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30/03 – Teoria curricular tradicional

TYLER, R. W. Princípios básicos de currículo e ensino. Rio de Janeiro: Globo, 1974.

06/04 – Teorias curriculares tradicionais da Educação Física

TANI, G. et al. Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EDUSP, 1988.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro. Teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1989.

GUEDES, D. P. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolar. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 5, n. 1, jun.1999.

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27/04 – Teorias críticas do currículo

SILVA, T. T. Das teorias tradicionais às teorias críticas. In: Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 29-81.

11/05 – Teoria curricular crítica da Educação Física

SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

18/05 – A crise da teoria crítica  e a emergência da teoria pós-crítica do currículo

MOREIRA, A. F. B. A crise da teoria curricular crítica. In: COSTA, M. V. (Org.) O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998. p. 11-36.

25/05 – Das teorias críticas às pós-críticas

LOPES, A. C. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, sociedade & culturas, v. 39, p. 7-23, 2013.

01/06 – Teorias pós-críticas – parte 01

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015.

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Atividade: após a leitura do texto indicado, selecione um dos relatos abaixo e analise-o procurando identificar a/s teoria/s pós-crítica/s que pode/m ter inspirado o/a professor/a. Justifique o seu posicionamento. 

Relato 1

Relato 2

Relato 3

Relato 4

Relato 5

Relato 6

08/06 – Teorias pós-críticas – parte 02

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

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Atividade: após a leitura do texto indicado, selecione um dos relatos abaixo e analise-o procurando identificar a/s teoria/s pós-crítica/s que pode/m ter inspirado o/a professor/a. . Justifique o seu posicionamento.

Relato 1

Relato 2

Relato 3

Relato 4

15/06 – Argumentos pós-críticos

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Cultura In: Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011. p. 184-215.

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22/06 – Argumentos pós-críticos

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Identidade e diferença. In: Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011. p. 216-232.

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29/06 – O currículo cultural da Educação Física

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. As dimensões política, epistemológica e pedagógica do currículo cultural da Educação Física. In: BOSSLE, F.; ATHAYDE, P.; LARA, L. Educação Física escolar. Natal: EDUFRN, 2020. p. 25-43.

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06/07 – Pesquisa com o currículo cultural da Educação Física

SANTOS JUNIOR, Flávio Nunes. Um contexto, um fragmento, uma perspectiva. In: Subvertendo as colonialidades: o currículo cultural de Educação Física e a enunciação dos saberes discentes. 2020. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. p. 127-166.

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13/07 – Teoria curricular pós-crítica da Educação Física

NEIRA, M. G. “Introdução”, “Estado da arte”, “Campos de inspiração” e “Definição do tema e das situações didáticas”. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2ª Ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

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20/07 – Teoria curricular pós-crítica da Educação Física

NEIRA, M. G. “Desenvolvimento das situações didáticas”; “Emergência dos conteúdos” e “Considerações Transitórias”. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2ª Ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

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