Objetivos
1. Analisar a gênese, fundamentos e transformações na teoria curricular mais ampla e na teoria curricular da Educação Física
2. Reconhecer os objetivos, métodos, conteúdos e formas de avaliação que caracterizam as teorias curriculares da Educação Física
3. Identificar o/a cidadão/ã almejado/a pelas teorias curriculares da Educação Física
4. Examinar as principais contribuições dos estudos curriculares da Educação Física para a prática pedagógica
5. Constatar as influências das teorias curriculares da Educação Física nas propostas oficiais
Situações didáticas previstas
Exposições dialogadas
Debates a partir das leituras sugeridas ou outras
Atividades orientadas
Avaliação
Análise da produção discente
Cronograma e leituras
09/03 – Apresentação do curso. Início das discussões.
YOUNG, M. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa. São Paulo. v. 44, n. 51, p. 190-202, jan./mar., 2014.
Registro:
Após apresentação dos/as participantes e do curso, discutimos as noções adotadas pelo autor acerca do papel da teoria curricular – normativo e crítico -, do que se pode entender por teoria, da ideia de teoria de currículo e teoria do objeto, da concepção de crítica, conhecimento poderoso e conhecimento dos poderosos. A BNCC e as teorias curriculares da Educação Física foram empregados como exemplos algumas vezes.
Atividade proposta para o próximo encontro:
Identifique e descreva as teorias curriculares apresentadas por Alice Lopes e Elisabeth Macedo
16/03 – Teorias do currículo
LOPES, A. C.; MACEDO, E. O pensamento curricular no Brasil. In: Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2005. p. 13-54.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Currículo. In: Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011. p. 19-42.
23/03 – Teorias curriculares da Educação Física
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Teorização curricular e Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. p. 55-92.
30/03 – Teoria curricular tradicional
TYLER, R. W. Princípios básicos de currículo e ensino. Rio de Janeiro: Globo, 1974.
06/04 – Teorias curriculares tradicionais da Educação Física
TANI, G. et al. Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EDUSP, 1988.
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro. Teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1989.
GUEDES, D. P. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolar. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 5, n. 1, jun.1999.
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27/04 – Teorias críticas do currículo
SILVA, T. T. Das teorias tradicionais às teorias críticas. In: Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 29-81.
11/05 – Teoria curricular crítica da Educação Física
SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
18/05 – A crise da teoria crítica e a emergência da teoria pós-crítica do currículo
MOREIRA, A. F. B. A crise da teoria curricular crítica. In: COSTA, M. V. (Org.) O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998. p. 11-36.
25/05 – Das teorias críticas às pós-críticas
LOPES, A. C. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, sociedade & culturas, v. 39, p. 7-23, 2013.
01/06 – Teorias pós-críticas – parte 01
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015.
Atividade: após a leitura do texto indicado, selecione um dos relatos abaixo e analise-o procurando identificar a/s teoria/s pós-crítica/s que pode/m ter inspirado o/a professor/a. Justifique o seu posicionamento.
08/06 – Teorias pós-críticas – parte 02
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
Atividade: após a leitura do texto indicado, selecione um dos relatos abaixo e analise-o procurando identificar a/s teoria/s pós-crítica/s que pode/m ter inspirado o/a professor/a. . Justifique o seu posicionamento.
15/06 – Argumentos pós-críticos
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Cultura In: Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011. p. 184-215.
22/06 – Argumentos pós-críticos
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Identidade e diferença. In: Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011. p. 216-232.
29/06 – O currículo cultural da Educação Física
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. As dimensões política, epistemológica e pedagógica do currículo cultural da Educação Física. In: BOSSLE, F.; ATHAYDE, P.; LARA, L. Educação Física escolar. Natal: EDUFRN, 2020. p. 25-43.
06/07 – Pesquisa com o currículo cultural da Educação Física
SANTOS JUNIOR, Flávio Nunes. Um contexto, um fragmento, uma perspectiva. In: Subvertendo as colonialidades: o currículo cultural de Educação Física e a enunciação dos saberes discentes. 2020. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. p. 127-166.
13/07 – Teoria curricular pós-crítica da Educação Física
NEIRA, M. G. “Introdução”, “Estado da arte”, “Campos de inspiração” e “Definição do tema e das situações didáticas”. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2ª Ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.
20/07 – Teoria curricular pós-crítica da Educação Física
NEIRA, M. G. “Desenvolvimento das situações didáticas”; “Emergência dos conteúdos” e “Considerações Transitórias”. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2ª Ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.