Educação Física cultural:
fundamentação e prática pedagógica
Faculdade de Educação Física de Sorocaba
Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar – FEUSP
PROGRAMAÇÃO
06/05 – Manhã
Transformações sociais, escola e Educação Física
Bibliografia:
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. “As transformações sociais e seus reflexos na educação” e “Teorização curricular e Educação Física”. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
Responsáveis: Marcos Neira, Mário Nunes e Rubens Vieira.
06/05 -Tarde
Contexto pós-moderno: reflexos na escola e na Educação Física
– Relatos de experiências
Bibliografia:
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
Responsáveis: Pedro Bonetto e Vitor Castro
13/05 – Manhã
Currículo cultural: fundamentos e princípios
– Relatos de experiências
Bibliografia:
SOUZA, M. M. N.; NEIRA, M. G. O multiculturalismo e o ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2016.
NUNES, M. L. F.; NEIRA, M. G. Os Estudos Culturais e o ensino da Educação Física. NEIRA, M. G. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2016.
Responsáveis: Gláurea Borges e Clayton Borges
13/05 -Tarde
Currículo cultural: avaliação
– Relatos de experiências
Bibliografia:
ESCUDERO, N. T. G. A avaliação na teorização curricular da Educação Física. In: Avaliação da aprendizagem em Educação Física na perspectiva cultural: uma escrita autopoiética. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo. FEUSP, 2011.
Responsáveis: Nyna Escudero e Aline Nascimento
20/05 – Manhã
Currículo cultural em ação
– Tematização, problematização e artistagem
– Relatos de experiências
Bibliografia:
SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A tematização no ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2016.
SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A problematização no ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2016.
Responsáveis: Felipe Quaresma e Jorge Oliveira Júnior
20/05 -Tarde
Currículo cultural em ação
– Registro e reorganização da rota
– Relatos de experiências
Bibliografia:
MÜLLER, A. O percurso da pesquisa: em busca de novas rotas. In: A avaliação no currículo cultural da Educação Física: o papel do registro na reorientação das rotas. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo. FEUSP, 2016.
Responsáveis: Arthur Müller e Marcelo Lima
Atividade a ser encaminhada até 04/06 para gpef@usp.br
Analise qualquer relato de experiência disponível em www.gpef.fe.usp.br, com base nos fundamentos da proposta.