Universidade Federal de Juiz de Fora
Curso de Extensão: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica
Auditório 1 do ICH
18/07 a 22/07/2022 das 8h30 às 11h30
Marcos Garcia Neira
Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (GPEF-FEUSP)
www.gpef.fe.usp.br www.youtube.com/gpeffeusp
Objetivos
- Contextualizar sócio-histórica e pedagogicamente os currículos da Educação Física, seus objetivos, referenciais teóricos e objetos de ensino
- Circunstanciar as condições de emergência do currículo cultural da Educação Física
- Reconhecer a epistemologia do currículo cultural da Educação Física
- Compreender as noções de tematização, problematização e desconstrução adotadas pela teoria curricular cultural da Educação Física
- Justificar a importância dos princípios ético-políticos do currículo cultural da Educação Física
- Caracterizar as situações didáticas do currículo cultural da Educação Física
- Identificar a singularidade dos conteúdos do currículo cultural da Educação Física
Método
- Exposição dialogada
- Análise de registros de aulas
- Leitura e discussão da bibliografia
Programação
18/07 – Teorias curriculares da Educação Física
Bibliografia
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Teorização curricular e Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. Clique aqui
Vídeos
Abordagens, não. Currículos da Educação Física, sim – clique aqui
Teorias curriculares da Educação Física – clique aqui
Encontro 01 – clique aqui
19/07 – Epistemologia e função do currículo cultural da Educação Física
Bibliografia
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação: uma proposta para a produção de outras formas de fazer, ver e dizer a respeito de si, das práticas corporais e seus praticantes. In: MALDONADO, D. T.; FARIAS, U. S.; NOGUEIRA, V. A. (Org.). Linguagens na Educação Física escolar: diferentes formas de ler o mundo. Curitiba: CRV, 2021. p. 21-40.
NEIRA, M. G. Campos de inspiração. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí, SP: Paco, 2019. p. 29-41.
Vídeos
Educação Física na área das linguagens – clique aqui
Emergência do currículo cultural da Educação Física – clique aqui
Encontro 02 – clique aqui
20/07 – Tematização, problematização, desconstrução e princípios ético-políticos do currículo cultural da Educação Física
Bibliografia
SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. Tematização e problematização: pressupostos freirianos no currículo cultural da educação física. Pro-Posições, Campinas, v. 30, e20160168. 2019. Clique aqui
NEIRA, M. G. Definição do tema e planejamento das situações didáticas. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2a. Ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 43-57.
Vídeos
Paulo Freire e a Educação Física cultural – clique aqui
Princípios ético-políticos da Educação Física cultural – clique aqui
Encontro 03 – clique aqui
21/07 – Situações didáticas do currículo cultural da Educação Física
Bibliografia
NEIRA, M. G. Desenvolvimento das situações didáticas. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2ª Ed. Jundiaí. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 59-79.
MÜLLER, A; NEIRA, M. G. Avaliação e registro no Currículo Cultural da Educação Física. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 72, p. 774-800, set./dez. 2018. Clique aqui
Vídeos
Situações didáticas da Educação Física cultural – clique aqui
Avaliação na Educação Física cultural – clique aqui
Encontro 04 – clique aqui
22/07 – Conteúdos do currículo cultural da Educação Física
Bibliografia
NEIRA, M. G. Os conteúdos no currículo cultural da Educação Física e a valorização das diferenças: análises da prática pedagógica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 827-846 abr./jun. 2020.
Vídeos
Conteúdos do currículo cultural da Educação Física – clique aqui
Conteúdos nos diferentes currículos da Educação Física – clique aqui
Encontro 05 – Clique aqui