O currículo não é um instrumento neutro, pois carrega em si a intencionalidade da constituição dos sujeitos em conformidade com um determinado projeto social. O objetivo da presente pesquisa foi analisar o processo de significação das manifestações corporais privilegiadas no currículo da educação física, e identificar que posições de sujeito assumem diante dessas manifestações. Para tanto, utilizou da análise qualitativa, com observação participante de aulas de Educação Física e entrevista semiestruturada com alunos. O material recolhido foi confrontado com a construção teórica de Charles Taylor. Conclui-se que os processos de significação das manifestações corporais passam por elementos fundamentais como a abertura ao diálogo sobre o fenômeno cultural estudado e os discursos que emergem durante o trabalho realizado em sala de aula, o reconhecimento das identidades presentes na comunidade e a fusão de horizontes entre os sujeitos do currículo; e que as posições de sujeito assumidas diante dessas manifestações devem estar atreladas a esses elementos para que os sujeitos a assumam com propriedade.

Palavras-chave: Cultura Corporal; Currículo; Significação.

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