Conhecido como “país do futebol” é comum que de quatro em quatro anos o assunto “Copa do Mundo” seja abordado nas escolas brasileiras e que a Educação Física seja o “carro chefe”. Observando o material enviado aos professores da rede municipal, o currículo fundamentado na Base Nacional Comum Curricular e, ainda, que para a Educação Física era destinada a prática motora, o seguinte relato de experiência mostra como o tema foi abordado em duas escolas da rede municipal em Votorantim/ SP com alunos de 5º ano. A motivação para o desenvolvimento sob outra ótica surgiu do mapeamento dos alunos, que não estavam familiarizados com o evento ou não gostavam de jogar futebol por não terem habilidade. Esta forma de abordagem possibilitou vivências de futebol que não fossem apenas chutar.

Palavras-chave: Futebol; Escola; Cultura