O objetivo deste estudo foi descrever como os(as) docentes de Educação Física organizam a sua prática pedagógica a partir do planejamento participativo. Foram analisados 33 relatos de experiências didáticas, publicados entre os anos 2009 e 2019, em cinco periódicos científicos da Educação Física e 11 livros que apresentam capítulos relacionados ao cotidiano do componente curricular. Os materiais foram submetidos à análise cultural. Observamos que os professores e professoras de Educação Física organizaram a sua prática político-pedagógica buscando valores democráticos, principalmente a partir do planejamento participativo, se contrapondo substancialmente à concepção tecnocrática e bancária de educação, em que o ato de ensinar seria depositar, transferir e transmitir valores e conhecimentos, cabendo ao(à) docente entregar o seu saber aos alunos e alunas.

Palavras-chave: Planejamento Participativo; Educação Democrática; Educação Física Escolar.