O objetivo do estudo foi caracterizar o trabalho pedagógico realizado pelos(as) professores(as) de Educação Física que resistem às políticas educativas neoliberais. Para tanto, foram analisados 245 relatos de experiência publicados entre 2009 e 2019, em 12 periódicos e 25 livros. Essa massa documental foi submetida à análise cultural. Concluiu-se que o conjunto das experiências podem ser categorizadas em seis temas culturais: a organização de projetos e trabalhos interdisciplinares de acordo com o projeto político-pedagógico da escola; o planejamento das atividades de ensino de forma participativa; a análise das desigualdades socioeconômicas que perpassam as práticas corporais; a promoção de uma educação antirracista; o combate à discriminação de gênero na vivência das danças, lutas, ginásticas, esportes, jogos e brincadeiras; além da estruturação de debates fundamentados pelas relações entre corpo, saúde e práticas corporais que superam os determinantes biológicos.

Palavras-chave: Educação Física Escolar; Prática Político-Pedagógica; Transgressões; Ecologia de Saberes.