Os esportes coletivos têm sido um dos principais temas trabalhados nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Historicamente, as aulas procuram fixar os gestos técnicos da modalidade mediante a reprodução. Com o objetivo de identificar indicativos para mudanças em relação às formas de abordar o assunto, as expectativas de aprendizagem e as maneiras de avaliar o progresso dos estudantes, foram analisadas propostas curriculares de nove estados brasileiros e do Distrito Federal disponíveis nas páginas oficiais das respectivas Secretárias de Educação. Os resultados apontam para a transformação didática, caracterizando um novo modo de atuar, o que exige dos estudantes um papel bastante ativo na avaliação e na experimentação de diferentes atividades promotoras da aprendizagem.

Palavras-chave: Educação Física; Ensino; Esportes; Currículo.