Neste texto apresentamos uma tematização do futebol desenvolvida em uma Escola Municipal de Educação Infantil, na cidade de São Paulo, no segundo semestre de 2018, com uma turma de 29 crianças entre 4 e 6 anos de idade, uma pedagoga e um professor de Educação Física. A experiência se desenvolveu com apoio na perspectiva cultural da Educação Física e objetivou a vivência do futebol e ampliação e aprofundamento dos conhecimentos dessa prática corporal. Após várias rodas de conversas, leituras de textos e imagens, assistência a vídeos, inúmeras vivências e problematizações, especialmente relacionadas à deficiência e gênero, avaliamos que as crianças ressignificaram a prática corporal, principalmente, os modos de jogar, considerando a participação de todas as pessoas.

Palavras-chave: Futebol. Escola. Educação Física Cultural. Educação Infantil.