Pesquisas acerca da formação de professores vêm denunciando as limitações de algumas propostas existentes. Uma parcela das críticas recai no distanciamento entre o que se ensina na universidade e a realidade escolar. Procurando subverter esse quadro, o projeto realizado na disciplina Metodologia do Ensino de Educação Física II conferiu centralidade à análise e produção de relatos de experiência pautados na perspectiva cultural do componente. As narrativas docentes escritas ou orais foram confrontadas com o referencial teórico-metodológico que inspira a vertente anunciada, e os estudantes também vivenciaram a condição de autores dos seus registros de estágio. Os resultados evidenciam que o trabalho com as histórias de ensino se configura como uma alternativa viável para a formação inicial de professores.

Artigo completo