Estudos com egressas(os) dos cursos universitários costumam oferecer informações importantes para a revisão e melhoria dos currículos. A fim de identificar o perfil e as opiniões acerca de aspectos referentes à experiência formativa e à sua inserção na área educacional, a Comissão Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) realizou esta pesquisa com concluintes entre 2002 e 2012. Um questionário online respondido por 255 sujeitos permitiu identificar perfil, duração da formação e atividade profissional durante e após a conclusão do curso. Em uma segunda fase, obtiveram-se respostas sobre a atuação de 190 concluintes que atuam nos sistemas de ensino. Destas(es), dezenove foram sorteadas(os) e entrevistadas(os) acerca de suas impressões sobre a contribuição das experiências formativas para a docência e/ou gestão. As(Os) participantes destacaram aspectos positivos na formação obtida, assim como apontaram a necessidade de alterações em torno dos seguintes pontos: aprofundamento conceitual e estratégias didáticas adotadas pelas(os) docentes; relação entre teoria e prática; organização das disciplinas eletivas; estrutura dos estágios; e conteúdos abordados em algumas disciplinas. Importa dizer que as mudanças implementadas no curso a partir de 2012 têm respondido a algumas dessas demandas. O estudo evidencia que a voz das(os) egressas(os) precisa ser ouvida, principalmente após a entrada no ambiente de trabalho e já com certa consciência dos desafios da profissão. A pesquisa proporcionou uma visão geral do curso de pedagogia, levando a comunidade a entender melhor sua dinâmica e a refletir acerca das condições estruturais e pedagógicas oferecidas.

Palavras-chave: Curso de pedagogia – Egressos – Currículo – Formação docente – Atuação profissional.