A diversidade cultural é uma realidade que impõe novas responsabilidades à escola. Longe de constituir-se em obstáculo ou problema, o convívio com as diferenças é uma riqueza. A existência de pessoas com variadas heranças culturais no mesmo espaço obriga a escola a elaborar um currículo que reconheça as diferentes culturas. Em geral, a pertença a um determinado grupo faz-se acompanhar de especificidades que moldam a sua identidade cultural. A compreensão da escola como instituição comprometida com a promoção do acesso à vida pública para todos os seus frequentadores implica no desenvolvimento de uma trajetória curricular que integre e crie espaços para o conhecimento da história de opressão e que potencialize as vozes das culturas sufocadas ou silenciadas, bem como concretize estratégias que combatam eficazmente os preconceitos de todas as ordens. Numa sociedade heterogênea, a imersão nesse currículo é também necessária para os alunos pertencentes aos grupos dominantes. A aquisição de conhecimentos sobre outras culturas lhes permitirá desenvolver atitudes de reconhecimento e respeito. Por essa razão, buscando apoio nos campos conceituais dos Estudos Culturais e do multiculturalismo crítico foram elaborados princípios e orientações didáticas que têm subsidiado os professores que atuam nas escolas marcadas pela diversidade cultural. Após experimentação e reflexão, chegou-se à noção de um currículo multicultural, cujas características são apresentadas neste artigo.

Palavras-chave: Currículo; Cultura; Estudos Culturais; Multiculturalismo