Os tempos atuais lançam inúmeros desafios à educação. A escola que conhecemos, classificatória, antidemocrática e propedêutica, já se mostra moribunda. O discurso recorrente tanto no meio acadêmico quanto nos setores governamentais proclama o reconhecimento da diversidade cultural e a necessidade da reconstituição das práticas escolares de forma a valorizar as diferenças. Como forma de responder a essa demanda, currículos vêm sendo modificados e os anos de educação obrigatória expandidos. O presente trabalho analisa duas publicações oficiais que visam subsidiar as escolas para o enfrentamento dessas questões. A reflexão desencadeada a partir dos argumentos empregados, permitiu vislumbrar uma pedagogia da Educação Física consoante com as transformações sociais que assolam a contemporaneidade.

Palavras-chave: Currículo; Cultura; Educação Física; Pedagogia