Sendo as práticas corporais textos da cultura, sua presença no currículo incita os alunos a assumirem posições de sujeito. Visando a compreender os processos de significação desenvolvidos pelos alunos, foram realizadas observações das aulas ministradas para uma turma do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública ao longo de um semestre, além de entrevistas semiestruturadas com os discentes na tentativa de obter informações acerca de como lidaram com os conhecimentos veiculados. O material produzido, após confronto com os referenciais dos Estudos Culturais, evidencia que as aulas contribuíram para a modificação das representações dos participantes sobre o objeto de estudo, proporcionando o reconhecimento das identidades dos envolvidos nas práticas corporais tematizadas bem como a uma compreensão mais ampla dos seus significados.

Palavras-chave: Educação Física; Cultura; Identidade.