Com a recente implementação da BNCC (Base Nacional Comum
Curricular) as escolas básicas estão se movimentando para que seus currículos se adequem ou se aproximem o máximo possível das exigências legais. Diante disso, o objetivo deste artigo é compreender como a BNCC de Língua Portuguesa vem dialogando com o currículo pós-crítico de educação, visto que pensar a escola na contemporaneidade, em seus mais diversos aspectos, como: espaço democrático, local de disseminação e trocas culturais, valorização dos saberes discentes, escola como espaço que valoriza os diferentes conhecimentos (científicos, religiosos, senso comum, filosófico etc.), passa invariavelmente por compreender o currículo em uma perspectiva pós-crítica. Para isso, realizamos uma análise cultural da BNCC de Língua Portuguesa mediante confronto com a literatura contemporânea sobre currículo. Os resultados nos indicam algumas aproximações e distanciamentos da BNCC quando confrontada com as teorias pós-crítica de currículo.

Palavras-chave: Gestão Escolar; Ensino de Língua Portuguesa; Teorias de
Currículo; BNCC.