A presente pesquisa teve como objetivo compreender a significação das/os estudantes nas aulas de Educação Física culturalmente orientadas onde foram tematizadas as danças de matrizes culturais afro-brasileiras. A partir da análise cultural, as encruzilhadas emergiram na produção das práticas pedagógicas observadas no decorrer do estudo. Ao mobilizarmos os saberes dos estudos decoloniais, os pressupostos que produzem o currículo cultural de Educação Física e a Pedagogia das Encruzilhadas para analisar a tematização das danças, observamos que os saberes dos estudantes atuaram nas frestas da escrita-currículo e na desobediência epistêmica, anunciando possibilidades, alternativas, transgressões, atravessamentos, rasuras, síncopes, incertezas e devires na produção das aulas, reconhecendo a pluriversalidade de saberes potencializadores da dúvida.

Palavras-chave: Educação Física cultural; Estudos decoloniais; Pedagogia das encruzilhadas.