O presente estudo desenvolve uma reflexão sobre a caracterização das Escolas das Águas na região sul-mato-grossense e evidencia a importância da sistematização de discussões sobre aspectos pedagógicos e de gestão desse contexto. O estudo é de cunho qualitativo com características de uma revisão de literatura. Recorreu-se a três bases de dados: Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, Portal de Periódicos da CAPES e Scientific Electronic Library Online (SciELO), as discussões neste texto apresentadas sustentam-se em artigos, dissertações e teses, com recorte temporal nos últimos dez anos (2010-2020). De acordo com as buscas, pode-se perceber que a comunidade que vive às margens dos rios sofre influências em função das mudanças da natureza, com relação a cheias e secas dos rios, que impactam a rotina das as escolas, enquanto as crianças dessas regiões são conhecidas por ajudar os seus pais no trabalho. No total, foram identificados seis estudos que investigaram o contexto das “Escolas das Águas” nas dimensões pedagógica e administrativa. Em suma, percebeu-se o aumento de estudos que tratam a temática, o que aponta a necessidade da potencialização de pesquisas com o intuito de proporcionar melhorias para as comunidades que vivem as margens dos rios e seus afluentes.

Palavras-chave: Escola das águas. Educação do campo. Cultura