Discussões sobre negritude, corpos negros, relações étnico-raciais e diáspora ganharam maior notoriedade nos últimos tempos e desaguaram na emergência de se pensar uma educação para as diferenças e que se propõe à descolonização e luta antirracista. Alguns currículos estão atentos às demandas atuais, se aproximando das várias formas de existência dentro e fora do espaço escolar. O currículo cultural de Educação Física, em contato com as situações cotidianas, se permite atravessar por essas ideias, trazendo à tona discussões focalizadas na filosofia da diferença e teorias pós-críticas. Tomando essa proposta como objeto de estudo, buscar-se-á identificar de que modo ela lida com as questões que envolvem os corpos negros. Para tanto, percorrerá suas linhas, a fim de identificar a noção de diferença em relação aos corpos negros, propondo-se a selecionar os relatos de experiência produzidos por docentes culturalmente orientados alinhados à temática negra, fazendo uso das metodologias pós-críticas em pesquisa, principalmente a pesquisa etnográfica e/ou grupo focal como formas de aproximação dos saberes e relações com a diferença-corpos negros produzidas nas práticas pedagógicas.

Palavras-chave: Educação Física; cultura; corpos negros.