Docente responsável: Marcos Neira

Objetivos

  • Conhecer as principais concepções de corpo e intervenções sobre o corpo.
  • Compreender o processo de construção cultural do corpo.
  • Identificar os efeitos das pedagogias do corpo.
  • Situar o currículo como dispositivo de regulação dos corpos discente e docente.

Temas

  • O corpo e a construção da identidade.
  • O corpo e a sociedade.
  • A relação corpo e cultura.
  • Pedagogias do corpo.
  • O currículo e a construção da identidade corporal.

Situações didáticas

  • Exposições dialogadas.
  • Leitura da bibliografia indicada.
  • Assistência aos vídeos.
  • Análises de relatos de experiência.

Avaliação

  • Realização satisfatória das atividades durante as aulas
  • Realização satisfatória e envio da atividade final

Cronograma

1ª aula: 08/03/25, das 09h às 12h30 – Conceitos iniciais

Fontana, R. A. C. O corpo aprendiz. In: Rubio, K.; Carvalho, Y. M. (Orgs.). Educação Física e ciências humanas. São Paulo: Hucitec, 2001. p. 41-52. Clique aqui 

Hall, S. A identidade em questão. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 07-22. Clique aqui

Vídeo: O que é identidade cultural? Clique aqui

2ª aula: 15/03/25, das 09h às 12h30 – O papel da cultura na construção da identidade corporal

Goellner, S. V. A produção cultural do corpo. In: Louro, G. L.; Neckel, J. F.; Goellner, S. V. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 28-40. Clique aqui

Vídeo: Corpo e cultura. Clique aqui

3ª aula: 22/03/25, das 14h às 17h – Pedagogias do corpo

CESAR, M. R. A. DUARTE, A. Governo dos corpos e escola contemporânea: pedagogia do fitness. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 34, nº 2, p. 119-134, Mai-Ago/2009. Clique aqui

Vídeo: Foucault e os corpos dóceis. Clique aqui.

4ª aula: 29/03/25, das 14h às 17h – Pedagogias do corpo

REIS, C, D; PARAÍSO, M. A. A constituição de corpos guerreiros em um currículo escolar. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1243-1266, out./dez. 2013. Clique aqui

​5ª aula: 12/04/25, das 09h às 12h30 – Corpo e currículo

SILVA, T. T. Currículo e identidade social. In: Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2008.  

Vídeo: Currículo: história e concepções. Clique aqui

6ª aula: 26/04/25, das 09h às 12h30 – Currículo e a afirmação das diferenças

NEIRA, M. G. O currículo cultural e a afirmação das diferenças. In: BOTO, C.; SANTOS, V. M.; SILVA, V. B.; OLIVEIRA, Z. V. A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p. 183-201. Clique aqui

Vídeo: O currículo cultural e a afirmação das diferenças. Clique aqui