MESAS
REDONDAS |
|
O ensino da
Educação Física no Ensino Médio: reflexões a partir da Educação Intercultural |
Ana Paula
da Silva Santos |
Privação de
liberdade, crime e jovem em conflito com a lei: a Educação Física no contexto
da medida socioeducativa de internação em São Paulo |
Carolina
Maciel Souza |
Formação
continuada dos professores de Educação Física: um estudo de caso na Diretoria
de Ensino Centro (SP) |
Cássia
Maria Hess |
O currículo
de Educação Física na rede pública municipal de Santo André (SP): concepções
e práticas pedagógicas |
Claudio
Aparecido de Souza |
Diversidade
cultural nas aulas de Educação Física escolar: percepções de uma
professora-pesquisadora |
Cristiane
Pereira de Souza Francisco |
Professor,
isso não é saúde! Análises e reflexões sobre o que é saudável nas aulas de
Educação Física escolar no Ensino Médio |
Daniel
Teixeira Maldonado |
O currículo
cultural da educação física: com a palavra os estudantes |
Jorge Luiz
de Oliveira Júnior |
Currículo afrocentrado e Parâmetros Curriculares Nacionais: a
cultura afro-brasileira dentro das aulas de Educação Física |
Juliana
Trajano dos Santos |
Percepções
dos professores da cidade de Tete sobre as relações de meninas e meninos nas
aulas de Educação Física: uma interface entre discurso e prática |
Madalena António
Tirano Bive Pedro
António Pessula |
A tal da
temática da inclusão: postura efetiva ou mero assistencialismo |
Marcela
Avelar |
O currículo
cultural da Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos
estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes |
Marcos
Ribeiro das Neves |
Formação e
atuação no currículo cultural da Educação Física: fios que se entrelaçam |
Maria
Emília de Lima |
RELATOS DE
EXPERIÊNCIA |
|
Copa do
mundo e a cultura corporal |
Adriana
Vieira de Lima |
Brincando
na EMEI Jaguaré |
Alessandra
Müller e Arthur Müller |
Projeto
lutas: ampliando ideias, transpondo fronteiras e produzindo saberes |
Alessandro
Marques da Cruz |
Bad o que? Uma
produção sobre o Badminton |
Aline
Santos do Nascimento |
O funk no
Voith |
Arthur
Müller |
A
contribuição da ginástica para a (des)construção da identidade juvenil |
Arthur
Müller |
Sistematização
dos conteúdos da cultura corporal na Educação Infantil: jogos e brincadeiras |
Caio
Henrique Caldato Ferreira |
Conhecimentos
sobre meu corpo e minha história: a construção de saberes por meio de blocos
de conteúdos temáticos na educação física escolar |
Carla Ulasowicz |
K-funk |
Carlos
Henrique Costa |
Do futebol
ao “good boi” |
Carlos
Henrique Gonçalves da Costa |
A
representatividade das mulheres negras na Educação Física escolar |
Carolina
Cristina dos Santos Nobrega |
Jogos
cooperativos como ferramenta pedagógica em busca do desenvolvimento da
inteligência interpessoal nas crianças de 05 a 09 anos |
Cristiano
dos Santos Araújo Roselene Crepaldi Thiago Aquino
da Costa e Silva |
A produção
de documentários nas aulas de Educação Física escolar: utilizando as
tecnologias para ampliação do pensamento crítico dos alunos e das alunas no
Ensino Médio |
Daniel
Teixeira Maldonado Fabiano Dias Valdilene Aline Nogueira Elisabete dos Santos Freire |
Maquetes
olímpicas, construindo novos olhares nas aulas de educação física. |
Diego Pinto
Jabois |
Muay thai a luta do mal (?) |
Edgar
Mendes Soares |
Capoeira
como conteúdo da Educação Física escolar |
Emilie Erbetta Mahas Kawamoto |
Atividades
físicas e esportivas no parque urbano como uma opção de lazer |
Endrigo Silva
Mello |
Produção de
GIF sobre práticas da cultura corporal pelos alunos do Ensino Fundamental II |
Érica Pires
do Amaral |
Huka huka e derruba o toco: lutas indígenas nas aulas de
Educação Física |
Everton
Arruda Irias |
O vôlei e a
ética intercultural na escola |
Felipe
Guaraciaba Formoso |
Yoga e as
possibilidades do “viver” |
Felipe
Nunes Quaresma |
Cultura
corporal no CIEJA Itaquera: a análise crítica do Carnaval enquanto
manifestação corporal popular, deu samba! |
Fernanda Righetti dos Santos |
Descolonização
do currículo na cultura corporal: introdução ao jogo Mancala
Awelé nas aulas de Educação Física do CIEJA
Itaquera |
Fernanda Righetti dos Santos |
Transmutando
as performances dos corpos: rebeldias e transgressões educacionais |
Flávio
Nunes dos Santos Júnior Vitor Nunes
Quaresma |
Atividades
de aventuras como prática pedagógica na Educação Infantil |
Francisco Finardi |
Pife, truco
e uno: os jogos de cartas nas aulas de Educação Física |
Franz
Carlos de Oliveira Lopes |
Dança funk
ou eletrônica: qual seria mais organizada? |
Franz
Carlos de Oliveira Lopes |
A bússola
Naruto como início do trabalho com lutas |
Franz
Carlos de Oliveira Lopes |
Projeto
iniciação ao atletismo dentro do programa Mais Educação da cidade de Limeira |
George Luiz
Cardoso |
Driblando
as adversidades: o ensino do futsal escolar sob um referencial sócio
pedagógico |
George Luiz
Cardoso |
Brincadeiras da cultura afro e indígena na Educação
Infantil |
Gisele Sales Almeida Ribeiro Marques |
Slackline no CIEJA:
não é para melhorar o equilíbrio, é porque é... |
Jacqueline
Cristina Jesus Martins |
Tchouckball: que
esporte é esse? |
Jacqueline
Cristina Jesus Martins |
O jogo nas aulas
de Educação Física no Ensino Fundamental: Possibilidades Interdisciplinares
como Experiência em uma do 4º ano |
João
Augusto Galvão Rosa Costa |
Capoeira é
e não é... |
João Paulo
dos Reis Nery |
“A escola
não vai deixar!”: o spiner
nas aulas de Educação Física |
Jorge Luiz
de Oliveira Júnior |
Dominó:
sorte, azar e estratégia |
Leandro
Rodrigo Santos de Souza |
Construção
do conhecimento e aprendizagem nas aulas de educação física |
Leandro
Santos Andrade |
A ginástica
para todos e a construção coreográfica no contexto escolar no Estado de Goiás |
Lohany Cristina
do Nascimento Gomes |
Protagonismo
estudantil na construção de uma olimpíada escolar: o caso da colimpíada |
Luciana
Santos Collier |
Rolimã,
jogos e brincadeiras |
Luciane
Aparecida Herrero Mitica |
“A Pablo Vittar não é de Deus”: desconstruindo questões de gênero
na dança pop |
Luiz
Alberto dos Santos |
Tênis: dá
para jogar aqui? |
Maísa
Ferreira |
Ei, rolha
de poço! Vamos falar sobre a gordofobia? |
Marcela Fontão Nogueira |
Algumas
representações sobre o corpo |
Marcelo
Ferreira de Lima |
A calistenia nas aulas de educação física escolar |
Marcelo
Ferreira de Lima |
Pano
encantado |
Marcelo
Rodrigues do Prado Júnior |
Tematizando
o maracatu nas aulas de Educação Física no CIEJA: macumba, amor, resistência
e outras significações |
Marcos
Ribeiro das Neves |
Samba,
samba, samba ô lelê |
Marina Basques Masella |
Parkour não é um
esporte?!?!!? |
Miguel Feth Júnior |
Educação
Física, inclusão e
interdisciplinaridade: relatos de experiências em sala de aula |
Miriam
Aparecida Neves e Rafael Simão da Silva |
A ginástica
em questão |
Nyna Taylor
Gomes Escudero |
Brincadeiras
de diferentes grupos culturais: uma abordagem pós-colonial |
Pedro
Xavier Russo Bonetto |
Planejamento
participativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tematizando o tiro com
arco |
Peterson
Amaro da Silva |
A ginástica
como conteúdo das aulas de Educação Física no Ensino Fundamental I e como
possibilidade para combater preconceitos |
Poliane Gaspar de
Cerqueira |
Lusco fusco
e as lutas na escola: uma ação de extensão |
Raíra Rodrigues,
Fabíolla Kattlheen,
Douglas Vasques, Rebecca Forte, Fabianna Ramos, Lohan Ferreira e Renato Sarti |
Brasil o
país dos futebóis |
Renan Luiz
Ribeiro Santana |
Tematizando
o goalball |
Renan Stevam dos Santos |
Quem manja
dos paranauês? A capoeira, suas narrativas e
gestualidades nas aulas de educação física do 7º ano |
Ronaldo dos
Reis |
Macumba saravá, solta um peido e sai fubá: rituais de passagem Kuarup e huka huka no 6ª ano |
Ronaldo dos
Reis |
Huka huka, luta marajoara, luta livre esportiva, jiu-jitsu,
MMA e capoeira, sim sim,
existem lutas brasileiras |
Ronaldo dos
Reis |
Que futebol
o que... o rugby no 9º ano da Escola de Aplicação
FEUSP |
Ronaldo dos
Reis |
Quer
dançar, quer dançar? O 8° Ano vai te ensinar! Com quantos beats se faz o
Funk. |
Ronaldo dos
Reis |
As lutas
nas aulas de Educação Física |
Solange de
Oliveira Amusquivar |
Currículo
cultural da ginástica: uma proposta para o ciclo II do Ensino Fundamental |
Thiago
Felipe Sebben |
Extra!
Extra! Extra! O futebol não veio da Inglaterra(?)! |
Vitor de
Castro Melo |
Educação
psicomotora no maternal: desafios e possibilidades |
Wellington
dos Reis Silva e Ricardo Souza Garcia |
O boxe na
Educação Infantil |
Wellington
Reis Silva |
SALA DE
IMAGENS |
|
Pipas:
manifestação da cultura corporal para além dos muros da escola |
Alessandra
Aparecida Dias Aguiar |
Ginásticas |
Daniel
Teixeira Maldonado |
Educação
Física Escolar no Ensino Médio: reflexões sociais relacionadas com as
práticas corporais |
Daniel
Teixeira Maldonado |
Práticas de
brincadeiras com brinquedos |
Flávio
Nunes dos Santos Júnior |
Vôlei na
rua – o vôlei adaptado à terceira idade nas aulas de Educação Física do CIEJA |
Jacqueline
Cristina Jesus Martins |
Educação
Física no CIEJA Butantã – Slackline 2017 |
Jacqueline
Cristina Jesus Martins |
Educação
Física e Atendimento Educacional Especializado: outros olhares para a
inclusão de pessoas com deficiência na EJA |
Marcela Fontão Nogueira |
Experiências
EMEF Jeny Gomes |
Nyna Taylor
Gomes Escudero |
Projeto
deslizando sobre rodas |
Nyna Taylor
Gomes Escudero |
A ginástica
em questão |
Nyna Taylor
Gomes Escudero |
Le parkour está na área |
Nyna Taylor
Gomes Escudero |
Goalball nas aulas
de Educação Física |
Renan Stevam dos Santos |
Educação
Física e profissão docente: cenários, enredos e trajetórias |
Renato Sarti, Milene Domingos e Carlos Patrick Mayer |
PÔSTERES |
|
Desconstruindo
o normativo através das mochilas: existem outras possibilidades de ser? |
André Luis Silva Vieira |
Práticas
pedagógicas inovadoras na educação física escolar: colocando em destaque as
experiências dos/as docentes que atuam na escola |
Daniel
Teixeira Maldonado; Uirá de Siqueira Farias;
Valdilene Aline Nogueira; Aline Rodrigues Santos; Bruno Freitas Meireles;
Vinícius dos Santos Moreira e Elisabete dos Santos Freire |
Ações
pedagógicas em campo: repensar a prática a partir da realidade vivida |
Gilvan
Moreira e Valéria Sousa de Oliveira Andrioli |
A
contratação de professores sob a mira dos processos seletivos e concurso em
educação física escolar: e quem é que avalia os avaliadores? |
Marcela
Avellar; Daiane Campos; José Martins Freire Júnior e Thaisa Rocha Reis |
Educação
física e as questões de gênero: análise e debate sobre fatores que podem
propiciar a exclusão de meninas nas aulas de educação física escolar |
Marcela
Avellar; Danielle dos Santos Francisco e Sophia Siqueira de Oliveira |
A
valorização da educação física no ensino médio em escolas particulares do
município de Resende/RJ: visão da comunidade escolar |
Marcela
Avellar; Gislaine Andrade; Karolayne Silvério e
Pâmela Aquino |
Percepção
de aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental II sobre as aulas de Educação
Física baseadas na proposta da Cinesiologia Humana
– estudo do movimento humano |
Murilo do
Nascimento Leite |
A
implementação do currículo da cidade no território do Butantã: inquietações
acerca da educação física como linguagem |
Natália
Gonçalves e Wilson Alviano Júnior |
A inclusão
do tema esportes alternativos em aulas de Educação Física na rede pública de
ensino do Estado de São Paulo |
Pamela
Helena Diniz Fermino e Rodolfo dos Santos Fermino |
Ensino de
Educação Física e a produção discente: uma sequência didática |
Renato Sarti, Raíra Rodrigues, Cássia
Barbosa e Danielle Pimentel |
Técnica e
criação no ensino de lutas |
Rubens Antonio Gurgel Vieira |
Os jogos na
Educação Física para os adolescentes: quando o jogo contribui para a
diminuição dos conflitos |
Valdomiro
Batista dos Santos |
A Educação
Física escolar como alicerce na terapia das crianças com distimia |
Vanessa
Kelly Cabral de Freitas |
Roteiros
temáticos na Educação Física escolar |
Vilânia da Silva
Marinho, Jerison Almeida da Silva e Tiemi Okimura-Kerr |
GRUPOS DE
DISCUSSÃO |
|
Dançar no
currículo cultural da Educação Física: temos o que perguntar? |
Adriana de
Faria Gehres e Felipe Nunes Quaresma |
Por que
discutir feminismo? |
Alessandra
Aparecida Dias Aguiar; Aline dos Santos Nascimento; Jacqueline Cristina Jesus
Martins; Luciana; Nyna Taylor Gomes Escudero e Simone Alves |
O
conhecimento nas aulas de educação física escolar e seus principais
currículos |
Arthur
Muller; Hugo Cesar Bueno Nunes e Marcelo Ferreira |
Reforma do
Ensino Médio e BNCC: currículo como forma de contenção e controle |
Katia
Regina de Sá |
Educação
Física cultural na Educação Infantil: conhecimento, concepções & práticas |
Leonardo
Duarte e Maísa Ferreira |
Temos uma
Base Nacional Comum Curricular, e agora? |
Marcos
Garcia Neira |
Currículo(s),
dispositivo(s), identidade(s), subjetividade(s) |
Rubens Antonio Gurgel Vieira, Clayton César Oliveira Borges e
Vitor de Castro Melo |