MESAS REDONDAS

 

O ensino da Educação Física no Ensino Médio: reflexões a partir da Educação Intercultural

Ana Paula da Silva Santos

Privação de liberdade, crime e jovem em conflito com a lei: a Educação Física no contexto da medida socioeducativa de internação em São Paulo

Carolina Maciel Souza

Formação continuada dos professores de Educação Física: um estudo de caso na Diretoria de Ensino Centro (SP)

Cássia Maria Hess

O currículo de Educação Física na rede pública municipal de Santo André (SP): concepções e práticas pedagógicas

Claudio Aparecido de Souza

Diversidade cultural nas aulas de Educação Física escolar: percepções de uma professora-pesquisadora

Cristiane Pereira de Souza Francisco

Professor, isso não é saúde! Análises e reflexões sobre o que é saudável nas aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio

Daniel Teixeira Maldonado

O currículo cultural da educação física: com a palavra os estudantes

Jorge Luiz de Oliveira Júnior

Currículo afrocentrado e Parâmetros Curriculares Nacionais: a cultura afro-brasileira dentro das aulas de Educação Física

Juliana Trajano dos Santos

Percepções dos professores da cidade de Tete sobre as relações de meninas e meninos nas aulas de Educação Física: uma interface entre discurso e prática

Madalena António Tirano Bive

Pedro António Pessula

A tal da temática da inclusão: postura efetiva ou mero assistencialismo

Marcela Avelar

O currículo cultural da Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes

Marcos Ribeiro das Neves

Formação e atuação no currículo cultural da Educação Física: fios que se entrelaçam

Maria Emília de Lima

 

 

 

 

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

 

Copa do mundo e a cultura corporal

Adriana Vieira de Lima

Brincando na EMEI Jaguaré

Alessandra Müller e Arthur Müller

Projeto lutas: ampliando ideias, transpondo fronteiras e produzindo saberes

Alessandro Marques da Cruz

Bad o que? Uma produção sobre o Badminton

Aline Santos do Nascimento

O funk no Voith

Arthur Müller

A contribuição da ginástica para a (des)construção da identidade juvenil

Arthur Müller

Sistematização dos conteúdos da cultura corporal na Educação Infantil: jogos e brincadeiras

Caio Henrique Caldato Ferreira

Conhecimentos sobre meu corpo e minha história: a construção de saberes por meio de blocos de conteúdos temáticos na educação física escolar

Carla Ulasowicz

K-funk

Carlos Henrique Costa

Do futebol ao “good boi”

Carlos Henrique Gonçalves da Costa

A representatividade das mulheres negras na Educação Física escolar

Carolina Cristina dos Santos Nobrega

Jogos cooperativos como ferramenta pedagógica em busca do desenvolvimento da inteligência interpessoal nas crianças de 05 a 09 anos

Cristiano dos Santos Araújo

Roselene Crepaldi

Thiago Aquino da Costa e Silva

A produção de documentários nas aulas de Educação Física escolar: utilizando as tecnologias para ampliação do pensamento crítico dos alunos e das alunas no Ensino Médio

Daniel Teixeira Maldonado

Fabiano Dias

Valdilene Aline Nogueira

Elisabete dos Santos Freire

Maquetes olímpicas, construindo novos olhares nas aulas de educação física.

Diego Pinto Jabois

Muay thai a luta do mal (?)

Edgar Mendes Soares

Capoeira como conteúdo da Educação Física escolar

Emilie Erbetta Mahas Kawamoto

Atividades físicas e esportivas no parque urbano como uma opção de lazer

Endrigo Silva Mello

Produção de GIF sobre práticas da cultura corporal pelos alunos do Ensino Fundamental II

Érica Pires do Amaral

Huka huka e derruba o toco: lutas indígenas nas aulas de Educação Física

Everton Arruda Irias

O vôlei e a ética intercultural na escola

Felipe Guaraciaba Formoso

Yoga e as possibilidades do “viver”

Felipe Nunes Quaresma

Cultura corporal no CIEJA Itaquera: a análise crítica do Carnaval enquanto manifestação corporal popular, deu samba!

Fernanda Righetti dos Santos

Descolonização do currículo na cultura corporal: introdução ao jogo Mancala Awelé nas aulas de Educação Física do CIEJA Itaquera

Fernanda Righetti dos Santos

Transmutando as performances dos corpos: rebeldias e transgressões educacionais

Flávio Nunes dos Santos Júnior

Vitor Nunes Quaresma

Atividades de aventuras como prática pedagógica na Educação Infantil

Francisco Finardi

Pife, truco e uno: os jogos de cartas nas aulas de Educação Física

Franz Carlos de Oliveira Lopes

Dança funk ou eletrônica: qual seria mais organizada?

Franz Carlos de Oliveira Lopes

A bússola Naruto como início do trabalho com lutas

Franz Carlos de Oliveira Lopes

Projeto iniciação ao atletismo dentro do programa Mais Educação da cidade de Limeira

George Luiz Cardoso

Driblando as adversidades: o ensino do futsal escolar sob um referencial sócio pedagógico

George Luiz Cardoso

Brincadeiras da cultura afro e indígena na Educação Infantil

Gisele Sales Almeida Ribeiro Marques

Slackline no CIEJA: não é para melhorar o equilíbrio, é porque é...

Jacqueline Cristina Jesus Martins

Tchouckball: que esporte é esse?

Jacqueline Cristina Jesus Martins

O jogo nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental: Possibilidades Interdisciplinares como Experiência em uma do 4º ano

João Augusto Galvão Rosa Costa

Capoeira é e não é...

João Paulo dos Reis Nery

“A escola não vai deixar!”: o spiner nas aulas de Educação Física

Jorge Luiz de Oliveira Júnior

Dominó: sorte, azar e estratégia

Leandro Rodrigo Santos de Souza

Construção do conhecimento e aprendizagem nas aulas de educação física

Leandro Santos Andrade

A ginástica para todos e a construção coreográfica no contexto escolar no Estado de Goiás

Lohany Cristina do Nascimento Gomes

Protagonismo estudantil na construção de uma olimpíada escolar: o caso da colimpíada

Luciana Santos Collier

Rolimã, jogos e brincadeiras

Luciane Aparecida Herrero Mitica

“A Pablo Vittar não é de Deus”: desconstruindo questões de gênero na dança pop

Luiz Alberto dos Santos

Tênis: dá para jogar aqui?

Maísa Ferreira

Ei, rolha de poço! Vamos falar sobre a gordofobia?

Marcela Fontão Nogueira

Algumas representações sobre o corpo

Marcelo Ferreira de Lima

A calistenia nas aulas de educação física escolar

Marcelo Ferreira de Lima

Pano encantado

Marcelo Rodrigues do Prado Júnior

Tematizando o maracatu nas aulas de Educação Física no CIEJA: macumba, amor, resistência e outras significações

Marcos Ribeiro das Neves

Samba, samba, samba ô lelê

Marina Basques Masella

Parkour não é um esporte?!?!!?

Miguel Feth Júnior

Educação Física, inclusão  e interdisciplinaridade: relatos de experiências em sala de aula

Miriam Aparecida Neves e Rafael Simão da Silva

A ginástica em questão

Nyna Taylor Gomes Escudero

Brincadeiras de diferentes grupos culturais: uma abordagem pós-colonial

Pedro Xavier Russo Bonetto

Planejamento participativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tematizando o tiro com arco

Peterson Amaro da Silva

A ginástica como conteúdo das aulas de Educação Física no Ensino Fundamental I e como possibilidade para combater preconceitos

Poliane Gaspar de Cerqueira

Lusco fusco e as lutas na escola: uma ação de extensão

Raíra Rodrigues, Fabíolla Kattlheen, Douglas Vasques, Rebecca Forte, Fabianna Ramos, Lohan Ferreira e Renato Sarti

Brasil o país dos futebóis

Renan Luiz Ribeiro Santana

Tematizando o goalball

Renan Stevam dos Santos

Quem manja dos paranauês? A capoeira, suas narrativas e gestualidades nas aulas de educação física do 7º ano

Ronaldo dos Reis

Macumba saravá, solta um peido e sai fubá: rituais de passagem Kuarup e huka huka no 6ª ano

Ronaldo dos Reis

Huka huka, luta marajoara, luta livre esportiva, jiu-jitsu, MMA e capoeira, sim sim, existem lutas brasileiras

Ronaldo dos Reis

Que futebol o que... o rugby no 9º ano da Escola de Aplicação FEUSP

Ronaldo dos Reis

Quer dançar, quer dançar? O 8° Ano vai te ensinar! Com quantos beats se faz o Funk.

Ronaldo dos Reis

As lutas nas aulas de Educação Física

Solange de Oliveira Amusquivar

Currículo cultural da ginástica: uma proposta para o ciclo II do Ensino Fundamental

Thiago Felipe Sebben

Extra! Extra! Extra! O futebol não veio da Inglaterra(?)!

Vitor de Castro Melo

Educação psicomotora no maternal: desafios e possibilidades

Wellington dos Reis Silva e Ricardo Souza Garcia

O boxe na Educação Infantil

Wellington Reis Silva

 

 

 

 

SALA DE IMAGENS

 

Pipas: manifestação da cultura corporal para além dos muros da escola

Alessandra Aparecida Dias Aguiar

Ginásticas

Daniel Teixeira Maldonado

Educação Física Escolar no Ensino Médio: reflexões sociais relacionadas com as práticas corporais

Daniel Teixeira Maldonado

Práticas de brincadeiras com brinquedos

Flávio Nunes dos Santos Júnior

Vôlei na rua – o vôlei adaptado à terceira idade nas aulas de Educação Física do CIEJA

Jacqueline Cristina Jesus Martins

Educação Física no CIEJA Butantã – Slackline 2017

Jacqueline Cristina Jesus Martins

Educação Física e Atendimento Educacional Especializado: outros olhares para a inclusão de pessoas com deficiência na EJA

Marcela Fontão Nogueira

Experiências EMEF Jeny Gomes

Nyna Taylor Gomes Escudero

Projeto deslizando sobre rodas

Nyna Taylor Gomes Escudero

A ginástica em questão

Nyna Taylor Gomes Escudero

Le parkour está na área

Nyna Taylor Gomes Escudero

Goalball nas aulas de Educação Física

Renan Stevam dos Santos

Educação Física e profissão docente: cenários, enredos e trajetórias

Renato Sarti, Milene Domingos e Carlos Patrick Mayer

 

 

 

 

PÔSTERES

 

Desconstruindo o normativo através das mochilas: existem outras possibilidades de ser?

André Luis Silva Vieira

Práticas pedagógicas inovadoras na educação física escolar: colocando em destaque as experiências dos/as docentes que atuam na escola

Daniel Teixeira Maldonado; Uirá de Siqueira Farias; Valdilene Aline Nogueira; Aline Rodrigues Santos; Bruno Freitas Meireles; Vinícius dos Santos Moreira e Elisabete dos Santos Freire

Ações pedagógicas em campo: repensar a prática a partir da realidade vivida

Gilvan Moreira e Valéria Sousa de Oliveira Andrioli

A contratação de professores sob a mira dos processos seletivos e concurso em educação física escolar: e quem é que avalia os avaliadores?

Marcela Avellar; Daiane Campos; José Martins Freire Júnior e Thaisa Rocha Reis

Educação física e as questões de gênero: análise e debate sobre fatores que podem propiciar a exclusão de meninas nas aulas de educação física escolar

Marcela Avellar; Danielle dos Santos Francisco e Sophia Siqueira de Oliveira

A valorização da educação física no ensino médio em escolas particulares do município de Resende/RJ: visão da comunidade escolar

Marcela Avellar; Gislaine Andrade; Karolayne Silvério e Pâmela Aquino

Percepção de aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental II sobre as aulas de Educação Física baseadas na proposta da Cinesiologia Humana – estudo do movimento humano

Murilo do Nascimento Leite

A implementação do currículo da cidade no território do Butantã: inquietações acerca da educação física como linguagem

Natália Gonçalves e Wilson Alviano Júnior

A inclusão do tema esportes alternativos em aulas de Educação Física na rede pública de ensino do Estado de São Paulo

Pamela Helena Diniz Fermino e Rodolfo dos Santos Fermino

Ensino de Educação Física e a produção discente: uma sequência didática

Renato Sarti, Raíra Rodrigues, Cássia Barbosa e Danielle Pimentel

Técnica e criação no ensino de lutas

Rubens Antonio Gurgel Vieira

Os jogos na Educação Física para os adolescentes: quando o jogo contribui para a diminuição dos conflitos

Valdomiro Batista dos Santos

A Educação Física escolar como alicerce na terapia das crianças com distimia

Vanessa Kelly Cabral de Freitas

Roteiros temáticos na Educação Física escolar

Vilânia da Silva Marinho, Jerison Almeida da Silva e Tiemi Okimura-Kerr

 

 

 

 

GRUPOS DE DISCUSSÃO

 

Dançar no currículo cultural da Educação Física: temos o que perguntar?

Adriana de Faria Gehres e Felipe Nunes Quaresma

Por que discutir feminismo?

Alessandra Aparecida Dias Aguiar; Aline dos Santos Nascimento; Jacqueline Cristina Jesus Martins; Luciana; Nyna Taylor Gomes Escudero e Simone Alves

O conhecimento nas aulas de educação física escolar e seus principais currículos

Arthur Muller; Hugo Cesar Bueno Nunes e Marcelo Ferreira

Reforma do Ensino Médio e BNCC: currículo como forma de contenção e controle

Katia Regina de Sá

Educação Física cultural na Educação Infantil: conhecimento, concepções & práticas

Leonardo Duarte e Maísa Ferreira

Temos uma Base Nacional Comum Curricular, e agora?

Marcos Garcia Neira

Currículo(s), dispositivo(s), identidade(s), subjetividade(s)

Rubens Antonio Gurgel Vieira, Clayton César Oliveira Borges e Vitor de Castro Melo