Resumo
A presença do xadrez na grande maioria dos centros educativos é hoje uma realidade, geralmente a justificativa deste aumento, é o fato dele contribuir para desenvolvimento da memória da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio lógico. Alguns estudos mostram que o xadrez desenvolve: a atenção e concentração; o julgamento e o planejamento; a imaginação e a antecipação. O presente relato teve como objetivo colocar o xadrez em xeque e questionar o que está por trás deste jogo, as relações de poder, gênero e o preconceito racial, baseados nos estudos culturais e estudos feministas. Este projeto foi realizado em uma escola do município de Jandira-SP com os alunos do 2º ensino médio, no segundo semestre de 2009, durante as aulas de Educação Física. Foi realizado um mapeamento, uma vez que, na cidade estava tendo um campeonato deste esporte e os alunos não tinham conhecimento de como se jogava. Estudamos o xadrez de forma crítica, tendo como enfoque a análise profunda dele e não apenas os estudos das regras, questões como a relação das peças brancas x as pretas; a hierarquia; o xadrez como uma guerra; a presença feminina no jogo; as estratégias e também o peão não ser considerado peça foram analisadas. Após todas as discussões assistimos um curta “O Xadrez das cores” um filme brasileiro que traz a temática da discriminação racial através do jogo de xadrez, como uma forma de aprofundamento do tema. Houve um momento de ampliação, em que os alunos entrevistaram um enxadrista da cidade, e depois montaram um vídeo com suas pesquisas, finalizamos este trabalho com o xadrez humano e um torneio com toda a escola. Portanto, imaginar a escola como um jogo de xadrez, através do tabuleiro que se torna um palco, é colocar as peças no confronto de ideias em que elas vão entretecendo suas relações de poder, garantindo assim, um espaço do conhecimento crítico da diversidade e do respeito, possibilitando um espaço mais democrático. Sendo assim, acredito que este projeto possibilitou aos alunos (as) uma ampliação e uma visão mais crítica sobre o tema estudado.
Palavras-chave: Educação Física - Xadrez - Estudos Culturais