Resumo

Com a democratização do  acesso, a escola acolheu  múltiplas  identidades  culturais. Historicamente, os conhecimentos dos grupos desprovidos de poder foram negligenciados no currículo e a cultura dominante prevaleceu, desponta, assim, como urgente, a  realização de  estudos que  indiquem  caminhos para  a  transformação desse quadro. Esta pesquisa-ação, desenvolvida  junto  às  turmas  do  Ciclo  Inicial  do  Ensino  Fundamental  em  uma  escola  pública municipal  de  Osasco  (SP)  situada  em  uma  comunidade  culturalmente  diversificada,  buscou  analisar  o  processo  de  construção  e  implementação de um  currículo multicultural para  a Educação Física  a partir do patrimônio da  cultura corporal  popular  (brincadeiras,  danças  e  rodas  cantadas)  inicialmente  mapeado.  Os  resultados,  obtidos  através  da análise  crítica  da  experiência,  indicam  que  os  conteúdos  da  cultura  popular  e  a metodologia de  ensino  inspirada na etnografia proporcionaram o fortalecimento da identidade cultural dos participantes.