Resumo
O presente resumo relata um trabalho desenvolvido nas aulas de Educação Física do colégio Maxwell, localizado na Zona Norte de São Paulo, durante o segundo semestre de 2010 com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II. A escola busca dentro do seu Plano Político influenciar na formação de sujeitos que possa transitar de forma crítica e participativa na sociedade. Assim, a escolha do objeto de estudo capoeira deu-se por alguns motivos, primeiro, ao transitar em um clube no entorno da escola durante o estudo de outra manifestação corporal os estudantes visualizaram pessoas negras e capoeiristas conversando e se referiram a estes sujeitos como pessoas fedidas, pobres e macumbeiras, segundo, durante os anos de escolarização eles nunca tiveram contato com outras manifestações corporais que não fossem o esporte, terceiro, a apostila adotada pela escola estava convidando todos os componentes curriculares a estudarem os conhecimentos da cultura negra no Brasil e na África justificando sua escolha pela Lei 10.639/03. Depois de anunciar na sala de aula o que estudariam naquele momento, lancei algumas questões para mapear os saberes e a representação que eles tinham sobre a capoeira e, ao questioná-los sobre o que é capoeira, quem são as pessoas que praticam, o que eles sabem sobre estes grupos culturais, os/as alunos responderam que capoeira era coisa de negro, que negro é maloqueiro, fedido e pobre e que pouco sabiam sobre ela (a capoeira).Na primeira atividades de ensino, em posse de alguma revistas de capoeira pedi para eles extraírem do texto diferentes definições sobre a capoeira, observarem os diferentes grupos que praticavam a luta assim como se apropriarem dos diferentes golpes que estavam descritos ali.Durante as vivências práticas procurei explorar os diferentes espaços da escola, sala de aula, quadra e sala de informática utilizando variados mecanismos de diferenciação pedagógica para ampliarem seus saberes e se apropriarem da gestualidade como filmes de capoeira, vídeos na internet e jogos disponíveis on-line como o Fight 3. No decorrer do projeto, analisamos vídeos de capoeira regional e angola seus Mestres e toda sua história entrelaçada com a escravidão dos negros no Brasil, e durante uma saída pedagógica assistimos o filme de capoeira que estava em cartaz chamado Besouro, durante este momento foi pedido a eles uma resenha e depois de assistirem o filme eles/as pontuaram a condição do negro na sociedade e puderam se posicionar melhor quando surgiram comentários sobre a religião característica daquele grupo cultural. A fala dos/as alunos e suas dúvidas durante o projeto me possibilitou por meio de um método de avaliação (registro diário) organizar diariamente minhas atividades de ensino e assim dialogar com as expectativas de aprendizagem escolhidas para este projeto. Depois de construírem uma música e um dicionário com as palavras da capoeira, ter contato com o berimbau, diferentes toques, abada e outros elementos característicos da luta, pedi para eles construírem um questionário com todas as questões que ainda geravam dúvidas, na aula seguinte, depois de conversar com o professor de capoeira fomos entrevistar aquelas pessoas que eles disseram ser maloqueiras e fedidas, depois da entrevista, percebi através de seus comentários um respeito maior com aquele grupo cultural. Como avaliação final, eles tiveram que registrar todo o caminho percorrido durante o projeto utilizando telefone celular e Ipods e o caderno de Educação Física, e construírem um portfólio digital com este material colhido, este método de avaliação foi escolhido pelo fato de que a escola não estava possibilitando a entrada deles/as portando estes materiais, motivo que gerava grandes discussões entre direção, família e alunos. Por fim, depois de se apropriarem do gestualidade da capoeira, analisarem diferentes fontes midiáticas e entrevistarem as pessoas que estavam naquele local, o trabalho possibilitou identificar a produção de novas subjetividades e um reconhecimento melhor sobre a capoeira, as pessoas negras e o processo de construção da negritude construído pela sociedade, caminhando em busca de um ensino que esteja atento a diversidade e o reconhecimento do Outro.
Palavras-chave: Educação Física - Capoeira - Multiculturalismo