Agenda
05/08 |
LYOTARD, J. F. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José
Olympio, 1988. p. 03-34 |
19/08 |
LYOTARD, J. F. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José
Olympio, 1988. p. 35-68. |
02/09 |
LYOTARD, J. F. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José
Olympio, 1988. p. 69-108 |
16/09 |
As críticas ao pós-modernismo |
21/09 |
Defesa
da Dissertação de Mestrado de Arthur Müller: “A
avaliação no currículo cultural da Educação Física: o papel do registro na
reorientação das rotas” |
30/09 |
As críticas ao pós-modernismo |
21/10 |
As críticas ao pós-modernismo |
04/11 |
As críticas ao pós-modernismo no campo da
Educação Física |
18/11 |
As críticas ao pós-modernismo no campo da
Educação Física |
02/12 |
As críticas ao pós-modernismo no campo da
Educação Física |
26/02 |
Apresentação da programação Conversa com o Prof. Dr. Fabiano Bossle (UFRGS) BOSSLE, F.; BOSSLE, C. B.; NEIRA, M. G. Desafios
para a docência na Educação Física escolar. In: BOSSLE, F.; Witizorecki,
E. S. (Orgs.) Didática(s) da Educação Física:
formação docente e cotidiano escolar. Curitiba: CRV, 2016, p. 119-132. |
04/03 |
Discussão a respeito da apropriação das noções de
diferença e dos princípios e orientações didáticas do currículo cultural da
Educação Física Relato de prática: Futebol Soçaite Quadros para análise da escrita-currículo |
18/03 |
Educação Física e diferença(s) NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com
a expressão “Diferença”? “Introdução” e “Diferenças: múltiplos sentidos” |
01/04 |
Educação Física e diferença(s) NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a
expressão “Diferença”? “Introdução” e “Educação Física e diferença (Derrida e a diferença como jogo da
linguagem: a différance)” |
15/04 |
Educação Física e diferença(s) NUNES,
M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “Diferença”? In: NEIRA,
M. G. NUNES, M. L. F. Educação Física
cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016. |
29/04 |
NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com
a expressão “Diferença”? In: NEIRA, M. G. NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: por uma pedagogia
da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016. |
13/05 |
A prática pedagógica da Educação Física NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação
Física: por uma pedagogia das diferenças. In: NEIRA, M. G. NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: por uma
pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016. |
27/05 |
Defesa da Dissertação de Mestrado de Pedro Xavier
Russo Bonetto |
03/06 |
A prática pedagógica da Educação Física NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação
Física: por uma pedagogia das diferenças. In: NEIRA, M. G. NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: por uma
pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016. |
10/06 |
A prática pedagógica da Educação Física NEIRA, M. G. O
currículo cultural da Educação Física: por uma pedagogia das diferenças.
In: NEIRA, M. G. NUNES, M. L. F. Educação
Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV,
2016. |
24/06 |
Sínteses, avaliação e planejamento do próximo
semestre |
01/07 |
Reunião final de preparação do VI SEMEF |
Programação do 2º
semestre de 2015
07/08 |
SAVIANI, D.
Fordismo, keynesianismo e a nova educação. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores
Associados, 2007. p. 187-193. SAVIANI, D.
Equilíbrio entre a pedagogia tradicional e a pedagogia nova. In: História das ideias pedagógicas no Brasil.
Campinas: Autores Associados, 2007. p. 195 – 229. |
21/08
|
SAVIANI, D.
Equilíbrio entre a pedagogia tradicional e a pedagogia nova. In: História das ideias pedagógicas no Brasil.
Campinas: Autores Associados, 2007. p. 229-275 |
04/09
|
SAVIANI, D. Predominância da pedagogia nova.
In: História das ideias pedagógicas no
Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 277-303. |
18/09
|
SAVIANI, D. Crise
da pedagogia nova e articulação a pedagogia tecnicista. In: História das ideias pedagógicas no Brasil.
Campinas: Autores Associados, 2007. p. 305-346. |
02/10
|
SAVIANI, D. Pedagogia
tecnicista, concepção analítica e visão crítico-reprodutivista. In: História das ideias pedagógicas no Brasil.
Campinas: Autores Associados, 2007. p. 367-400. SAVIANI, D.
Ensaios contra-hegemônicos: as pedagogias críticas buscando orientar as práticas
educativas. In: História das ideias
pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 401-424. SAVIANI, D. O
neoprodutivismo e suas variantes: neoescolanovismo, neoconstrutivismo e
neotecnicismo. In: História das ideias
pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 425-442. |
09/10 |
Conversa com o Professor Jocimar Daolio DAOLIO, J. Educação Física e pesquisa
sociocultural. In: STIGER, M. P. (org.) Educação
Física + Humanas. Campinas: Editores Associados, 2015. |
16/10
|
Conversa com a
Professora Helena Altmann ALTMAN, H.
Educação esportiva de mulheres no Brasil contemporâneo: ampliar as
possibilidades do corpo. Educação
Física escolar: relações de gênero em jogo. Cortez: São Paulo, 2015. “Que horas ela
volta?” Direção: Ana Muylaert. Brasil, 2015. |
23/10
|
BUCKINGHAM, D. “Crianças como cidadãos” e “Os
direitos de mídias das crianças”. In: Crescer
na era das mídias eletrônicas. Loyola: São Paulo, 2000. p. 110-136. KANDINSKY: tudo começa
num ponto. Centro Cultural Banco do Brasil |
06/11
|
LEANDRO, A. Da imagem pedagógica à pedagogia da
imagem. Comunicação e Educação. São
Paulo, n. 21, p. 29-36, maio/ago, 2001. TRICÁRICO, L. T. A imagem urbana como índice de
territorialização de grupos socioculturais. In: Anais do I Encontro
Internacional para estudos da Semiosfera: interferência das diversidades nos
espaços culturais. VICTÓRIO FILHO, A. et al. Brincando nos campos dos
Estudos Culturais: Educação, Arte & Imagens nas Cidades. In: Anais do
VI ENECULT: encontro de estudos interdisciplinares em cultura. Aamir Khan: Como estrelas na Terra: |
27/11 |
Lançamento do livro
e conversa com Mônica Ferrari e Marco Antonio Bin NUNES, M. R. F.
Cena cosplay: breves narrativas de consumo e memória pelas capitais do
Sudeste brasileiro. In: Cena Cosplay:
comunicação, consumo e memória nas culturas juvenis. Sulina, Porto Alegre: 2015
p. 23-76. BIN, M. A. Espaço
urbano, performance e memória: a poética do corpo na poesia margina e na cena
cosplay. In: Cena Cosplay:
comunicação, consumo e memória nas culturas juvenis. Sulina, Porto Alegre:
2015 p. 77-111. |
11/12 |
NUNES, M. L. F. A arte do egresso de Educação Física na
sociedade globalizada. Relatório de Pesquisa (Pós-Doutorado).
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2015. Avaliação do
semestre |
18/12 |
Defesa de Tese de
Doutorado de Maria Emília de Lima “Entre
fios, ‘nós’ e entrelaçamentos: a arte de tecer o currículo cultural de
Educação Física” |
Programação
do 1º semestre de 2015
06/02 |
SKLIAR, C.; DUSCHATZKY, S. O nome dos outros.
Narrando a alteridade na cultura e na educação. LARROSA, J.; SKLIAR, C.
(org.) Habitantes de Babel. Belo
Horizonte: Autêntica, 2001. |
20/02 |
GIROUX, H. Estudos Culturais, resistindo à
diferença e o retorno da pedagogia crítica. In: Cruzando as fronteiras do discurso educacional: novas políticas
em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999. |
06/03 |
SIMON, R. A pedagogia como uma tecnologia
cultural. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas
na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em educação.
Petrópolis: Vozes, 2008. |
20/03 |
RODRIGUES, T. C.; ABRAMOWICZ, A. O debate
contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em
educação. Educação e Pesquisa, São
Paulo, v. 39, n. 1, p. 15-30, jan./mar. 2013. |
10/04 |
CANDAU, V. M; LEITE, M. S. Diferença e
desigualdade: dilemas docentes no ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. 144, p. 948-967,
set/dez, 2011. |
24/04 |
ANYON, J. Somente a pedagogia crítica não basta:
educação voltada à justiça social, à participação política e à politização
dos estudantes. In: APPLE, M. W.; AU, W.; GANDIN, L. A. Educação crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed,
2011. |
08/05 |
OLIVEIRA, F. ABRAMOWICZ, A. Educação e diferença:
na direção da multidão. Educação
Infantil e diferença. Campinas: Papirus, 2013. |
22/05 |
REIS, C.; PARAÍSO, M. A. A constituição de corpos
guerreiros em um currículo escolar. Educação
& Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1243-1266, out./dez. 2013. |
12/06 |
LOURO, G. L. Uma política pós-identitária para a
educação. In: Um corpo estranho: ensaios
sobre sexualidade e teoria queer.
Belo Horizonte: Autêntica, 2004. |
26/06 |
DORNELLES, L. V. Sobre raça, racismo, negritude e
beleza: o que as crianças têm a dizer sobre esse tema? In GHANEM, E.; NEIRA,
M. G. Educação e diversidade no
Brasil: ensaios e práticas. Araraquara: Junqueira&Marin, 2014. |
Programação
do 2º semestre de 2014
01/08 |
PETERS, M. A
filosofia da diferença, Nietzsche e a crítica da razão. In: PETERS, M. Pós-estruturalismo e filosofia da
diferença: uma introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. |
15/08 |
WILLIAMS, J. Introdução:
o que é pós-estruturalismo? In: WILLIAMS, J. Pós-estruturalismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. |
29/08 |
HALL, S. Quem
precisa da identidade? In: SILVA, T.T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis,
RJ: Vozes, 2000. |
12/09 |
HALL, S. Quem
precisa da identidade? In: SILVA, T.T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. |
26/09 |
FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: RABINOW, P.; DREYFUS, H. Michel Foucault: uma trajetória
filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica. São Paulo: Forense
Universitária, 1995. |
10/10 |
FOUCAULT, M. Nietsche, Freud e Marx. In: FOUCAULT, M. Um diálogo sobre os prazeres do sexo
- Nietzsche, Freud e Marx. São Paulo: Landy editora, 2000. |
31/10 |
Comemoração do 10º aniversário do Grupo de Pesquisas Análise da trajetória e da produção do grupo O currículo cultural da Educação Física em ação A história em imagens A veia artística |
07/11 |
LARROSA BUENDÍA, J. Tecnologias
do eu e educação. In: SILVA, T.T. (org.) Sujeitos
da Educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. |
21/11 |
VARELA,
Julia; ALVAREZ-URIA, Fernando. A maquinaria escolar. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 6, p. 68-96, 1996. |
05/12 |
Atividade artística – Apresentação do Grupo
Pastiche às 19h30 Faculdade Piaget Av. Mogi das Cruzes, 1001 Jardim Imperador – Suzano (SP) |
19/12 |
Discussão do Relatório de Pesquisa do Pedro
Xavier Russo Bonetto e avaliação do semestre |
Programação do 1º semestre de 2014
Programação do 2º semestre de 2013
Programação do 1º semestre de 2013
15/02 |
Apresentação da proposta para o semestre Fundamentação para a prática NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para o currículo da Educação Física. In: Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009. |
01/03 |
Fundamentação para a prática NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para o currículo da Educação Física. In: Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009. |
22/03 |
Fundamentação para a pesquisa PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e Filosofia da Diferença: uma Introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. |
05/04 |
Fundamentação para a prática NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para o currículo da Educação Física. In: Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009. Assistência às filmagens das aulas |
19/04 |
Análise das filmagens das aulas assistidas em 05/04 Assistência às filmagens das aulas |
03/05 |
Análise das filmagens das aulas assistidas em 19/04 Assistência às filmagens das aulas |
10/05 |
Fundamentação para a pesquisa FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2011. |
17/05 |
Análise das filmagens das aulas assistidas em 03/05 Assistência às filmagens das aulas |
07/06 |
Análise das filmagens das aulas assistidas em 17/05 |
21/06 |
Análise dos Relatórios para o Exame de Qualificação Camila Aguiar e Jorge Eto |
05/07 |
Fundamentação para a pesquisa FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: a Vontade de Saber. São Paulo: Graal, 2009. |
Programação do 2º semestre de 2012
10/08 |
Etnografia: Pipa, capucheta e laça-gato (Marcos Neira) Prática pedagógica da Profa. Denângela |
24/08 |
Etnografia: Samba (Camila Aguiar e Alessandro Cruz) Prática pedagógica do Prof. Luiz Alberto |
14/09 |
Etnografia: Parkour (Pedro Bonetto) Prática pedagógica da Profa. Denângela |
21/09 |
Etnografia: Futebol (Jacqueline Martins) Prática pedagógica do Prof. Luiz Alberto |
19/10 |
Etnografia: Psy Trance (Saulo Françoso) Prática pedagógica da Profa. Denângela |
26/10 |
Etnografia: Funk (Rose Colombero) Prática pedagógica do Prof. Luiz Alberto |
09/11 |
Etnografia: Skate (Fernando Vaghetti e Marcos Ribeiro) Discussão da pesquisa de Rubens Gurgel |
23/11 |
Análise e sugestões para o texto do relato de Jacqueline Martins Discussão da pesquisa de César Rodrigues |
07/12 |
Avaliação e planejamento do próximo semestre |
10/02 |
|
02/03 |
NEIRA,
M. G. A problemática. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a
perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação.
Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 38-58. Discussão da prática da Profa. Carin Sanches de Moraes. |
16/03 |
NEIRA,
M. G. Metodologia. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a
perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação.
Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 59-74. Discussão da prática da Prof. Gilmar Barbosa de Souza |
30/03 |
NEIRA,
M. G. Alicerces do edifício curricular cultural da Educação Física. In: O
currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores.
Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São
Paulo: FEUSP, 2011. p. 75-121. Discussão da prática da Profa. Denângela G. M. Riso. |
13/04 |
NEIRA, M.
G. Alicerces do edifício curricular cultural da Educação Física. In: O
currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores.
Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São
Paulo: FEUSP, 2011. p. 75-121. Discussão da prática da Profa. Carin Sanches de Moraes. |
27/04 |
NEIRA,
M. G. A alvenaria do edifício curricular cultural da Educação Física. In: O
currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores.
Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São
Paulo: FEUSP, 2011. p. 122-183. Discussão da prática da Prof. Gilmar Barbosa de Souza |
11/05 |
NEIRA,
M. G. A alvenaria do edifício curricular cultural da Educação Física. In: O currículo
cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese
(Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo:
FEUSP, 2011. p. 122-183. Discussão da prática da Profa. Denângela G. M. Riso. |
25/05 |
NEIRA,
M. G. Considerações transitórias. In: O currículo cultural da Educação Física
em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de
Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 184-193. Discussão da prática da Profa. Carin Sanches de Moraes. |
15/06 |
Discussão
do filme “Cópia Fiel” de Abbas Kiarostami. Irã/Itália/França: Imovision,
2010. Discussão da prática da Prof. Gilmar Barbosa de Souza |
29/06 |
Avaliação
do 1º semestre e planejamento do 2º semestre/2012 Discussão da prática da Profa. Denângela G. M. Riso. |
Calendário de Reuniões - 2011
Os encontros acontecem na sala 147 bloco B da FEUSP.
Horário : 15h00 às 18h00
Programação do 2º semestre de 2011
05/08 |
Danças Urbanas – Profa. Rose Colombero e Profa. Beatriz Andrade |
19/08 |
Apresentação de pesquisa de Maria Emilia e HALL, S. A identidade em questão. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. pp. 07-22. |
02/09 |
Apresentação de pesquisa de Camila Aguiar e HALL, S. Nascimento e morte do sujeito moderno. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. pp. 23-46. |
16/09 |
Apresentação de pesquisa de Mário Nunes e HALL, S. As culturas nacionais como comunidades imaginadas. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. pp. 47-66. |
30/09 |
Apresentação de pesquisa de Rubens Gurgel e HALL, S. Globalização. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. pp. 67-76. |
14/10 |
Apresentação de pesquisa de Alexandre Mazzoni e HALL, S. O global, o local e o retorno da etnia e Fundamentalismo, diáspora e hibridismo. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. pp. 77-98. |
21/10 |
Apresentação de pesquisa de Lilian Gramorelli e Análise e discussão do relato de experiência da Profa. Jacqueline Martins |
11/11 |
Apresentação de pesquisa de César Rodrigues e Análise e discussão do relato de experiência da Profa. Beatriz Andrade. |
25/11 |
Debate sobre o livro “A travessia do rio” de Caryl Phillips, Editora Record, 2011. |
09/12 |
Avaliação 2011 e plano para 2012 |
Programação do 1º semestre de 2011
Proposta de atividades presenciais |
|
·
Estudo
e produção de material sobre as manifestações corporais: os grupos farão uma
etnografia das manifestações corporais, prepararão um texto e conduzirão a
reunião presencial. · Análise e discussão do referencial teórico dos Estudos Culturais e Multiculturalismo. |
|
04/02 |
Dança contemporânea: Beatriz |
18/02 |
HALL. S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva do texto: The centrality of culture: notes on the cultural revolutions of our time. In.:THOMPSON, Kenneth (ed.). Media and cultural regulation. London, Thousand Oaks, New Delhi: The Open University; SAGE Publications, 1997. |
25/02 |
Defesa da dissertação de mestrado: "Avaliação da aprendizagem em educação física na perspectiva cultural: Uma escrita autopoiética" - Nyna Taylor Gomes Escudero. |
04/03 |
Lutas: Alexandre e Jorge. |
18/03 |
HALL. S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva do texto: The centrality of culture: notes on the cultural revolutions of our time. In.:THOMPSON, Kenneth (ed.). Media and cultural regulation. London, Thousand Oaks, New Delhi: The Open University; SAGE Publications, 1997. |
01/04 |
Capoeira: Carin, Marcos, Ronaldo e Tiago César. |
15/04 |
GUIMARÃES, L.
B. e SILVA, B. L. Planejamentos de ensino entremeando biologia e cultura.
Ensino em Re-Vista, 16(1): 33-45, jan./dez. 2009. NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para transformar. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. |
29/04 |
Brincadeiras de adultos com crianças: Elina, Simone e Isabel. |
06/05 |
NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para transformar. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. |
20/05 |
Futebol de Várzea: Alessandro, Daniel e Mabel. |
03/06 |
COSTA, M. V. Cartografando a gurizada de fronteira: novas subjetividades na escola. In: ALBUQUERQUE Jr.; VEIGA-NETO, A. e SOUZA FILHO, A. (Orgs.) Cartografias de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. |
17/06 |
Jogos de cartas: Natália e Alessandra. |
Proposta de atividades paralelas |
|
·
Discussão
e elaboração de relatos de experiência a partir de trabalhos pedagógicos em
andamento. O grupo contribuirá por e-mail. · Entretecimento e conclusão dos relatos elaborados em 2010. |
|
GRUPOS |
|
Elaboração
de relatos de experiência |
A -
Jacqueline, Bruno e Nyna; |
Entretecimento
dos relatos 2010 |
A -
Relato da Camila: Carin |
Data |
Pauta dos encontros de 2010 |
05/03 |
NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. As transformações sociais e seus reflexos na educação. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 21-53. |
19/03 |
NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorização curricular e Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 55-79. |
09/04 |
NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorização curricular e Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 79-92. |
30/04 |
NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorias críticas e seu impacto no currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 93-132. |
14/05 |
NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 133-184. |
28/05 |
NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 184-224. |
11/06 |
NEIRA, M. G.
e NUNES, M. L. F. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física:
agindo para transformar. In: Educação Física, currículo e cultura. São
Paulo: Phorte, 2009. pp. 225-241. (Análise crítica de relatos de experiência) |
25/06 |
NEIRA, M. G.
e NUNES, M. L. F. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física:
agindo para transformar. In: Educação Física, currículo e cultura. São
Paulo: Phorte, 2009. pp. 241-269. (Análise crítica de relatos de experiência) |
Pautas dos encontros - 2º Semestre |
|
06/08 |
Discussão dos Relatos de Experiência de Natália Gonçalves e Alexandre Vasconcelos Mazzoni |
20/08 |
Discussão dos Relatos de Experiência de Simone Alves, Marcos Ribeiro das Neves e Marília Menezes Nascimento Souza |
27/08 |
Defesa da Dissertação de Mestrado: Educação Física escolar versus Projeto Social Esportivo: quando os donos da casa perdem o jogo de Sílvio Sipliano da Silva |
03/09 |
Discussão dos Relatos de Experiência de Camila Silva de Aguiar, Jorge Luiz de Oliveira Júnior e Rose Mary Marques Papolo Colombero |
17/09 |
Retorno dos Relatos de Experiência de Natália Gonçalves e Alexandre Vasconcelos Mazzoni |
01/10 |
Retorno dos Relatos de Experiência de Simone Alves, Marcos Ribeiro das Neves e Marília Menezes Nascimento Souza |
15/10 |
Retorno dos Relatos de Experiência de Camila Silva de Aguiar, Jorge Luiz de Oliveira Júnior e Rose Mary Marques Papolo Colombero |
29/10 |
Apresentação da versão final dos Relatos de Experiência de Natália Gonçalves e Alexandre Vasconcelos Mazzoni |
19/11 |
Apresentação da versão final dos Relatos de Experiência de Simone Alves, Marcos Ribeiro das Neves e Marília Menezes Nascimento Souza |
03/12 |
Apresentação da versão final dos Relatos de Experiência de Camila Silva de Aguiar, Jorge Luiz de Oliveira Júnior e Rose Mary Marques Papolo Colombero |
Bibliografia: |
|
DELMANTO,
D.; FAUSTINONI, L. E. Os relatos de prática e sua importância no processo de
produção e socialização do conhecimento. In: GOIÁS. Secretaria de Estado da
Educação. Reorientação curricular do 6º ao 9º ano: currículo em debate
– Relatos de Práticas Pedagógicas. Goiânia: SEE/GO, 2009. NEIRA,
M. G.; NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas
contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação
Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 133-224. __________.
O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para
transformar. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte,
2009. pp. 225-270. FROW, J. e MORRIS, M. Estudos Culturais. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. et alli. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2008. pp. 315-344. |
Pauta dos encontros realizados em 2009
Data |
Leituras |
06/02 |
MOURA, D. L. e LOVISOLO, H. Antropologia, cultura e Educação Física escolar. Rev. Bras. Ciênc Esp. Campinas, v. 29, n. 3, pp. 137-153. maio, 2008. |
20/02 |
ECOSTEGUY, A. C. Estudos Culturais: uma introdução. In SILVA, T. T. (Org.) O que é, afinal, Estudos Culturais?Belo Horizonte: Autêntica, 2006. |
06/03 |
NELSON, C.; TREICHLER, P. A. e GROSSBERG, L. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995. |
20/03 |
NELSON, C.; TREICHLER, P. A. e GROSSBERG, L. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995. |
03/04 |
GIROUX, H. Praticando Estudos Culturais nas Faculdades de Educação. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995. |
24/04 |
SILVA, T. T. Os novos mapas culturais e o lugar do currículo numa paisagem pós-moderna. In: SILVA, T. T e MOREIRA, A. F. B. (Orgs.) Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995. |
15/05 |
GUSMÃO, N. M. M. Antropologia, Estudos Culturais e Educação: desafios da modernidade. Pro-Prosições, Dez 2008, vol.19, no.3, p.47-82. |
29/05 |
GREEN, B. e BIGUM, C. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995. |
26/06 |
Avaliação e planejamento do 2º semestre. |
21/08 |
Produção
de conhecimento em Educação: a favor de quem? -
Debate em torno do tema. -
Esclarecimentos referentes à pesquisa teórica -
Apresentação de pesquisas em andamento. Texto
referência: GANDIN, L. A.; PARASKEVA, J. M e HYPOLITO, A. M. Mapeando a
[complexa] produção teórica educacional – Entrevista com Tomaz Tadeu da
Silva. Currículo sem Fronteiras, v.2, n.1, pp.5-14, Jan/Jun. 2002. |
04/09 |
Pesquisas
pós-críticas: tomando posição. -
Debate em torno do tema -
Oficina - Apresentação
de pesquisas em andamento Texto referência: PARAÍSO, M. P. Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 122, p. 283-303, maio/ago. 2004. |
18/09 |
A
relação entre a pesquisa e a prática pedagógica. -
Debate em torno do tema. -
Apresentação de pesquisa em andamento -
Texto referência: CAMPOS, M. M. Para que serve a pesquisa em educação? Cadernos
de Pesquisa, v. 39,
n. 136, p. 269-283, jan./abr. 2009. |
02/10 |
- Texto referência: LUDKE, Menga e CRUZ, Giseli Barreto da. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. IN: Cadernos de Pesquisa. 2005, vol.35, n.125, pp. 81-109. |
16/10 |
- Texto
referência: FISCHMANN, R. e BARBOSA, J. Pesquisa em pluralidade cultural:
abordagens epistemológicas em diálogo. IN: Revista Múltiplas Leituras,
v.2, n. 1, p. 83-96, jan. / jun. 2009. - Texto referência: JOB, I.; MATTOS, A. M. e TRINDADE, A. Processo de revisão pelos pares: por que são rejeitados os manuscritos submetidos a um periódico científico? IN: Revista Movimento, v.15, n.3, p. 35-55, jul./set. 2009. |
30/10 |
- Texto referência: KINCHELOE, J. Para além do reducionismo: diferença, criticalidade e multilogicidade na bricolage e no pós-formalismo. In: PARASKEVA, J. (Org.). Currículo e multiculturalismo. Mangualde: Edições Pedago, 2006. |
13/11 |
- Texto referência: BERRY, K. S. Estruturas da bricolagem e da complexidade. In: KINCHELOE, J. L. e BERRY, K. S. Pesquisa em Educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007. |
27/11 |
- Texto referência: BERRY, K. S. Realimentação para uma complexidade crescente. In: KINCHELOE, J. L. e BERRY, K. S. Pesquisa em Educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007. |
11/12 |
- Texto referência: SILVA, T. T. Como argumentar (mimeo). |