Agenda

Calendário de Reuniões

Sala 61 – Bloco B - FEUSP

Horário: 15h00 às 18h00

Programação do 2º semestre de 2016

05/08

LYOTARD, J. F. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1988. p. 03-34

19/08

LYOTARD, J. F. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1988. p. 35-68.

02/09

LYOTARD, J. F. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1988. p. 69-108

16/09

As críticas ao pós-modernismo

21/09

Defesa da Dissertação de Mestrado de Arthur Müller: “A avaliação no currículo cultural da Educação Física: o papel do registro na reorientação das rotas”

30/09

As críticas ao pós-modernismo

21/10

As críticas ao pós-modernismo

04/11

As críticas ao pós-modernismo no campo da Educação Física

18/11

As críticas ao pós-modernismo no campo da Educação Física

02/12

As críticas ao pós-modernismo no campo da Educação Física

 

Calendário de Reuniões

Sala 61 – Bloco B - FEUSP

Horário: 15h00 às 18h00

Programação do 1º semestre de 2016

 

26/02

Apresentação da programação

Conversa com o Prof. Dr. Fabiano Bossle (UFRGS)

BOSSLE, F.; BOSSLE, C. B.; NEIRA, M. G. Desafios para a docência na Educação Física escolar. In: BOSSLE, F.; Witizorecki, E. S. (Orgs.) Didática(s) da Educação Física: formação docente e cotidiano escolar. Curitiba: CRV, 2016, p. 119-132.

04/03

Discussão a respeito da apropriação das noções de diferença e dos princípios e orientações didáticas do currículo cultural da Educação Física

Relato de prática: Futebol Soçaite

Quadros para análise da escrita-currículo

18/03

Educação Física e diferença(s)

NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “Diferença”? “Introdução” e “Diferenças: múltiplos sentidos”

01/04

Educação Física e diferença(s)

NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “Diferença”? “Introdução” e “Educação Física e diferença (Derrida e a diferença como jogo da linguagem: a différance)”

15/04

Educação Física e diferença(s)

NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “Diferença”? In: NEIRA, M. G. NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

29/04

NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “Diferença”? In: NEIRA, M. G. NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

13/05

A prática pedagógica da Educação Física

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física: por uma pedagogia das diferenças. In: NEIRA, M. G. NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

27/05

Defesa da Dissertação de Mestrado de Pedro Xavier Russo Bonetto

A “escrita-currículo” da perspectiva cultural de Educação Física: entre aproximações, diferenciações, laissez-faire e fórmula

03/06

A prática pedagógica da Educação Física

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física: por uma pedagogia das diferenças. In: NEIRA, M. G. NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

Atividades preparatórias para a reunião

10/06

A prática pedagógica da Educação Física

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física: por uma pedagogia das diferenças. In: NEIRA, M. G. NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

Atividades preparatórias para a reunião

24/06

Sínteses, avaliação e planejamento do próximo semestre

01/07

Reunião final de preparação do VI SEMEF

 

 

Programação do 2º semestre de 2015

 

 

07/08

SAVIANI, D. Fordismo, keynesianismo e a nova educação. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 187-193.

 

SAVIANI, D. Equilíbrio entre a pedagogia tradicional e a pedagogia nova. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 195 – 229.

21/08

SAVIANI, D. Equilíbrio entre a pedagogia tradicional e a pedagogia nova. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 229-275

04/09

 SAVIANI, D. Predominância da pedagogia nova. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 277-303.

18/09

SAVIANI, D. Crise da pedagogia nova e articulação a pedagogia tecnicista. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 305-346.

02/10

SAVIANI, D. Pedagogia tecnicista, concepção analítica e visão crítico-reprodutivista. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 367-400.

 

SAVIANI, D. Ensaios contra-hegemônicos: as pedagogias críticas buscando orientar as práticas educativas. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 401-424.

 

SAVIANI, D. O neoprodutivismo e suas variantes: neoescolanovismo, neoconstrutivismo e neotecnicismo. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 425-442.

09/10

Conversa com o Professor Jocimar Daolio

DAOLIO, J. Educação Física e pesquisa sociocultural. In: STIGER, M. P. (org.) Educação Física + Humanas. Campinas: Editores Associados, 2015.

16/10

Conversa com a Professora Helena Altmann

ALTMAN, H. Educação esportiva de mulheres no Brasil contemporâneo: ampliar as possibilidades do corpo. Educação Física escolar: relações de gênero em jogo. Cortez: São Paulo, 2015.

 

“Que horas ela volta?” Direção: Ana Muylaert. Brasil, 2015.

23/10

BUCKINGHAM, D. “Crianças como cidadãos” e “Os direitos de mídias das crianças”. In: Crescer na era das mídias eletrônicas. Loyola: São Paulo, 2000. p. 110-136.

 

KANDINSKY: tudo começa num ponto. Centro Cultural Banco do Brasil

06/11

LEANDRO, A. Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem. Comunicação e Educação. São Paulo, n. 21, p. 29-36, maio/ago, 2001.

 

TRICÁRICO, L. T. A imagem urbana como índice de territorialização de grupos socioculturais. In: Anais do I Encontro Internacional para estudos da Semiosfera: interferência das diversidades nos espaços culturais.

 

VICTÓRIO FILHO, A. et al. Brincando nos campos dos Estudos Culturais: Educação, Arte & Imagens nas Cidades. In: Anais do VI ENECULT: encontro de estudos interdisciplinares em cultura.

 

Aamir Khan: Como estrelas na Terra:

https://www.youtube.com/watch?v=b6J0CCuA11w

27/11

Lançamento do livro e conversa com Mônica Ferrari e Marco Antonio Bin

NUNES, M. R. F. Cena cosplay: breves narrativas de consumo e memória pelas capitais do Sudeste brasileiro. In: Cena Cosplay: comunicação, consumo e memória nas culturas juvenis. Sulina, Porto Alegre: 2015 p. 23-76.

BIN, M. A. Espaço urbano, performance e memória: a poética do corpo na poesia margina e na cena cosplay. In: Cena Cosplay: comunicação, consumo e memória nas culturas juvenis. Sulina, Porto Alegre: 2015 p. 77-111.

11/12

NUNES, M. L. F. A arte do egresso de Educação Física na sociedade globalizada. Relatório de Pesquisa (Pós-Doutorado). Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2015.

Avaliação do semestre

18/12

Defesa de Tese de Doutorado de Maria Emília de Lima

“Entre fios, ‘nós’ e entrelaçamentos: a arte de tecer o currículo cultural de Educação Física”

 

 

Programação do 1º semestre de 2015

 

 

 

06/02

SKLIAR, C.; DUSCHATZKY, S. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. LARROSA, J.; SKLIAR, C. (org.) Habitantes de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

20/02

GIROUX, H. Estudos Culturais, resistindo à diferença e o retorno da pedagogia crítica. In: Cruzando as fronteiras do discurso educacional: novas políticas em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

06/03

SIMON, R. A pedagogia como uma tecnologia cultural. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2008.

20/03

RODRIGUES, T. C.; ABRAMOWICZ, A. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 15-30, jan./mar. 2013.

10/04

CANDAU, V. M; LEITE, M. S. Diferença e desigualdade: dilemas docentes no ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. 144, p. 948-967, set/dez, 2011.

24/04

ANYON, J. Somente a pedagogia crítica não basta: educação voltada à justiça social, à participação política e à politização dos estudantes. In: APPLE, M. W.; AU, W.; GANDIN, L. A. Educação crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011.

08/05

OLIVEIRA, F. ABRAMOWICZ, A. Educação e diferença: na direção da multidão. Educação Infantil e diferença. Campinas: Papirus, 2013.

22/05

REIS, C.; PARAÍSO, M. A. A constituição de corpos guerreiros em um currículo escolar. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1243-1266, out./dez. 2013.

12/06

LOURO, G. L. Uma política pós-identitária para a educação. In: Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

26/06

DORNELLES, L. V. Sobre raça, racismo, negritude e beleza: o que as crianças têm a dizer sobre esse tema? In GHANEM, E.; NEIRA, M. G. Educação e diversidade no Brasil: ensaios e práticas. Araraquara: Junqueira&Marin, 2014.

 

 

 

 

 

 

Programação do 2º semestre de 2014

 

01/08

PETERS, M. A filosofia da diferença, Nietzsche e a crítica da razão. In: PETERS, M. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença: uma introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

15/08

WILLIAMS, J. Introdução: o que é pós-estruturalismo? In: WILLIAMS, J. Pós-estruturalismo.  Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

29/08

HALL, S. Quem precisa da identidade? In: SILVA, T.T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

12/09

HALL, S. Quem precisa da identidade? In: SILVA, T.T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

26/09

FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: RABINOW, P.; DREYFUS, H. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica. São Paulo: Forense Universitária, 1995.

10/10

FOUCAULT, M. Nietsche, Freud e Marx. In: FOUCAULT, M. Um diálogo sobre os prazeres do sexo - Nietzsche, Freud e Marx. São Paulo: Landy editora, 2000.

31/10

Comemoração do 10º aniversário do Grupo de Pesquisas

Análise da trajetória e da produção do grupo

O currículo cultural da Educação Física em ação

A história em imagens

A veia artística

07/11

LARROSA BUENDÍA, J. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, T.T. (org.) Sujeitos da Educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

21/11

VARELA, Julia; ALVAREZ-URIA, Fernando. A maquinaria escolar. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 6, p. 68-96, 1996.

05/12

Atividade artística – Apresentação do Grupo Pastiche às 19h30

Faculdade Piaget

Av. Mogi das Cruzes, 1001

Jardim Imperador – Suzano (SP)

19/12

Discussão do Relatório de Pesquisa do Pedro Xavier Russo Bonetto e avaliação do semestre

 

 

Programação do 1º semestre de 2014

 

TEMA: CONTEXTO SOCIAL E POLÍTICO

07/02

LIPPI, B. G. Os “novos” tempos ou velhos tempos sob uma “nova” roupagem? In: Formação contínua de professores de educação física do Estado de São Paulo: quais as políticas em jogo? 2009. Dissertação (Mestrado em Educação)–Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2009.

21/02

SILVA, S. S. O contexto político e social brasileiro. In: Educação Física escolar versus Projeto Social Esportivo: quando os donos da casa perdem o jogo. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação)–Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2010.

TEMA: FUNDAMENTOS

07/03

NUNES, M. L. F. Segundo Mapa: os aportes conceituais. In: Sobre Frankenstein, Monstros e Ben 10: o currículo e os sujeitos da formação em Educação Física, 2011. (Doutorado em Educação) –Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011.

21/03

NEIRA, M. G. Sociedade, multiculturalismo e Educação Física. In: NEIRA, M. G. (org.) Ensino de Educação Física. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

TEMA: PESQUISAS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

04/04

ETO, J.; NEIRA, M. G. Educação Física na Educação do Campo: possibilidades de um currículo multicultural numa escola de assentamento. In: GHANEM, E.; NEIRA, M. G. Educação e diversidade cultural no Brasil. Araraquara: Junqueira&Marin, 2014.

09/05

NEIRA, M. G. “Tem pessoa que dança bem, tem pessoa que dança mal. Eu danço mal”: influências do currículo da Educação Física no posicionamento dos sujeitos. In: Anais do IV Congresso de Estudos Culturais da Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal. 2014.

06/06

LIMA, M. E. A Educação Física Escolar colonizada pelas objetivações de currículos não críticos e as alternativas para que as vozes e as gestualidades subjugadas possam ser reconhecidas. In: Anais do IV Congresso de Estudos Culturais da Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal. 2014.

13/06

LINS RODRIGUES, A. C. Culturas negras no currículo escolar da Educação Física: o samba como possibilidade de resistência. (Relatório de Pesquisa) –Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2014.

27/06

SANTOS, I. L. Educação Física cultural e a descolonização do currículo: Entremeando caminhos para a tematização e a problematização das práticas corporais. In: Anais do IV Congresso de Estudos Culturais da Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal. 2014.

Apresentação dos resultados da pesquisa de Camila Aguiar

A interpretação dos professores de Educação Física acerca das inovações curriculares da Prefeitura Municipal de São Paulo

 

Programação do 2º semestre de 2013

02/08

Apresentação da proposta; seleção de quatro relatos para análise; problematização.

16/08

GENTILI, P. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: SILVA, T. T.; GENTILI, P. (Orgs.). Escola S.A: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: CNTE, 1996. p. 9-49.

30/08

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental – Educação Física.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – Educação Física.

13/09

LOPES, A. C. Pluralismo cultural em políticas de currículo nacional. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2001. p. 59- 80.

27/09

MACEDO, E. A diferença nos PCN do Ensino Fundamental. In: LOPES, A.C.; MACEDO, E. Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006, p.159-186.

PETERS, M.; MARSHALL, J.; FITZSIMONS, P. Gerencialismo e política educacional em um contexto global: Foucault, neoliberalismo e a doutrina da auto-administração. In: BURBULES, N. C.; TORRES, C. A. Globalização e educação: perspectivas críticas. Porto Alegre: ARTMED, 2004. p. 77-90.

11/10

LOPES, A.C. Parâmetros curriculares para o Ensino Médio: quando a integração perde seu potencial crítico. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. F. (Org.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

25/10

COSTA, S. S. G. Governamentalidade Neoliberal, Teoria do Capital Humano e Empreendedorismo. In: Educação & Realidade, Porto Alegre, n. 2, mai/ ago, v. 34, p. 171- 186. Porto Alegre, 2009.

08/11

Análise da pesquisa de Lilian Cristina Gramorelli

22/11

FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica. Curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

06/12

Avaliação, show musical e mesa redonda.

 

Programação do 1º semestre de 2013

15/02

Apresentação da proposta para o semestre

Fundamentação para a prática

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para o currículo da Educação Física. In: Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

01/03

Fundamentação para a prática

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para o currículo da Educação Física. In: Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

22/03

Fundamentação para a pesquisa

PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e Filosofia da Diferença: uma Introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

05/04

Fundamentação para a prática

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para o currículo da Educação Física. In: Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

Assistência às filmagens das aulas

19/04

Análise das filmagens das aulas assistidas em 05/04

Assistência às filmagens das aulas

03/05

Análise das filmagens das aulas assistidas em 19/04

Assistência às filmagens das aulas

10/05

Fundamentação para a pesquisa

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

17/05

Análise das filmagens das aulas assistidas em 03/05

Assistência às filmagens das aulas

07/06

Análise das filmagens das aulas assistidas em 17/05

21/06

Análise dos Relatórios para o Exame de Qualificação

Camila Aguiar e Jorge Eto

05/07

Fundamentação para a pesquisa

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: a Vontade de Saber. São Paulo: Graal, 2009.

 

Programação do 2º semestre de 2012

10/08

Etnografia: Pipa, capucheta e laça-gato (Marcos Neira)

 

Prática pedagógica da Profa. Denângela

24/08

Etnografia: Samba (Camila Aguiar e Alessandro Cruz)

 

Prática pedagógica do Prof. Luiz Alberto

14/09

Etnografia: Parkour (Pedro Bonetto)

 

Prática pedagógica da Profa. Denângela

21/09

Etnografia: Futebol (Jacqueline Martins)

 

Prática pedagógica do Prof. Luiz Alberto

19/10

Etnografia: Psy Trance (Saulo Françoso)

 

Prática pedagógica da Profa. Denângela

26/10

Etnografia: Funk (Rose Colombero)

 

Prática pedagógica do Prof. Luiz Alberto

09/11

Etnografia: Skate (Fernando Vaghetti e Marcos Ribeiro)

 

Discussão da pesquisa de Rubens Gurgel

23/11

Análise e sugestões para o texto do relato de Jacqueline Martins

 

Discussão da pesquisa de César Rodrigues

07/12

Avaliação e planejamento do próximo semestre

Programação do 1º semestre de 2012

10/02

NEIRA, M. G. Apresentação e Contexto e Pressupostos. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 09-37.

02/03

NEIRA, M. G. A problemática. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 38-58.

Discussão da prática da Profa. Carin Sanches de Moraes.

16/03

NEIRA, M. G. Metodologia. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 59-74.

Discussão da prática da Prof. Gilmar Barbosa de Souza

30/03

NEIRA, M. G. Alicerces do edifício curricular cultural da Educação Física. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 75-121.

Discussão da prática da Profa. Denângela G. M. Riso.

13/04

NEIRA, M. G. Alicerces do edifício curricular cultural da Educação Física. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 75-121.

Discussão da prática da Profa. Carin Sanches de Moraes.

27/04

NEIRA, M. G. A alvenaria do edifício curricular cultural da Educação Física. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 122-183.

Discussão da prática da Prof. Gilmar Barbosa de Souza

11/05

NEIRA, M. G. A alvenaria do edifício curricular cultural da Educação Física. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 122-183.

Discussão da prática da Profa. Denângela G. M. Riso.

25/05

NEIRA, M. G. Considerações transitórias. In: O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva de seus autores. Tese (Livre-Docência) Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011. p. 184-193.

Discussão da prática da Profa. Carin Sanches de Moraes.

15/06

Discussão do filme “Cópia Fiel” de Abbas Kiarostami. Irã/Itália/França: Imovision, 2010.

Discussão da prática da Prof. Gilmar Barbosa de Souza

29/06

Avaliação do 1º semestre e planejamento do 2º semestre/2012

Discussão da prática da Profa. Denângela G. M. Riso.

 

Calendário de Reuniões - 2011

Os encontros acontecem na sala 147 bloco B da FEUSP.

Horário : 15h00 às 18h00

Programação do 2º semestre de 2011

05/08

Danças Urbanas – Profa. Rose Colombero e Profa. Beatriz Andrade

19/08

Apresentação de pesquisa de Maria Emilia e HALL, S. A identidade em questão. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. pp. 07-22.

02/09

Apresentação de pesquisa de Camila Aguiar e HALL, S. Nascimento e morte do sujeito moderno. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. pp. 23-46.

16/09

Apresentação de pesquisa de Mário Nunes e HALL, S. As culturas nacionais como comunidades imaginadas. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. pp. 47-66.

30/09

Apresentação de pesquisa de Rubens Gurgel e HALL, S. Globalização. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. pp. 67-76.

14/10

Apresentação de pesquisa de Alexandre Mazzoni e HALL, S. O global, o local e o retorno da etnia e Fundamentalismo, diáspora e hibridismo. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. pp. 77-98.

21/10

Apresentação de pesquisa de Lilian Gramorelli e Análise e discussão do relato de experiência da Profa. Jacqueline Martins

11/11

Apresentação de pesquisa de César Rodrigues e Análise e discussão do relato de experiência da Profa. Beatriz Andrade.

25/11

Debate sobre o livro “A travessia do rio” de Caryl Phillips, Editora Record, 2011.

09/12

Avaliação 2011 e plano para 2012

 

Programação do 1º semestre de 2011

Proposta de atividades presenciais

·          Estudo e produção de material sobre as manifestações corporais: os grupos farão uma etnografia das manifestações corporais, prepararão um texto e conduzirão a reunião presencial.

·          Análise e discussão do referencial teórico dos Estudos Culturais e Multiculturalismo.

04/02

Dança contemporânea: Beatriz

18/02

HALL. S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva do texto: The centrality of culture: notes on the cultural revolutions of our time. In.:THOMPSON, Kenneth (ed.). Media and cultural regulation. London, Thousand Oaks, New Delhi: The Open University; SAGE Publications, 1997.

25/02

Defesa da dissertação de mestrado: "Avaliação da aprendizagem em educação física na perspectiva cultural: Uma escrita autopoiética" - Nyna Taylor Gomes Escudero.

04/03

Lutas: Alexandre e Jorge.

18/03

HALL. S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva do texto: The centrality of culture: notes on the cultural revolutions of our time. In.:THOMPSON, Kenneth (ed.). Media and cultural regulation. London, Thousand Oaks, New Delhi: The Open University; SAGE Publications, 1997.

01/04

Capoeira: Carin, Marcos, Ronaldo e Tiago César.

15/04

GUIMARÃES, L. B. e SILVA, B. L. Planejamentos de ensino entremeando biologia e cultura. Ensino em Re-Vista, 16(1): 33-45, jan./dez. 2009.

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para transformar. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

29/04

Brincadeiras de adultos com crianças: Elina, Simone e Isabel.

06/05

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para transformar. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

20/05

Futebol de Várzea: Alessandro, Daniel e Mabel.

03/06

COSTA, M. V. Cartografando a gurizada de fronteira: novas subjetividades na escola. In: ALBUQUERQUE Jr.; VEIGA-NETO, A. e SOUZA FILHO, A. (Orgs.) Cartografias de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

17/06

Jogos de cartas: Natália e Alessandra.

Proposta de atividades paralelas

·         Discussão e elaboração de relatos de experiência a partir de trabalhos pedagógicos em andamento. O grupo contribuirá por e-mail.

·         Entretecimento e conclusão dos relatos elaborados em 2010.

GRUPOS

Elaboração de relatos de experiência

A - Jacqueline, Bruno e Nyna;
B - Ronaldo Reis, Carin e Lilian;
C - Beatriz, Natália e Alessandra.

Entretecimento dos relatos 2010

A - Relato da Camila: Carin
B - Relato do Jorge: Alessandra
C - Relato da Rose: Lilian
D - Relato do Alexandre: Ronaldo
E - Relato da Natália: Fernado
F - Relato do Marcos Ribeiro: Nyna
G - Relato da Simone: Elina
H - Relato da Marília: Bruno

 

Data

Pauta dos encontros de 2010

05/03

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. As transformações sociais e seus reflexos na educação. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 21-53.

19/03

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorização curricular e Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 55-79.

09/04

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorização curricular e Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 79-92.

30/04

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorias críticas e seu impacto no currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 93-132.

14/05

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 133-184.

28/05

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 184-224.

11/06

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para transformar. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 225-241.

(Análise crítica de relatos de experiência)

25/06

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para transformar. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 241-269.

(Análise crítica de relatos de experiência)

Pautas dos encontros - 2º Semestre

06/08

Discussão dos Relatos de Experiência de Natália Gonçalves e Alexandre Vasconcelos Mazzoni

20/08

Discussão dos Relatos de Experiência de Simone Alves, Marcos Ribeiro das Neves e Marília Menezes Nascimento Souza

27/08

Defesa da Dissertação de Mestrado: Educação Física escolar versus Projeto Social Esportivo: quando os donos da casa perdem o jogo de Sílvio Sipliano da Silva

03/09

Discussão dos Relatos de Experiência de Camila Silva de Aguiar, Jorge Luiz de Oliveira Júnior e Rose Mary Marques Papolo Colombero

17/09

Retorno dos Relatos de Experiência de Natália Gonçalves e Alexandre Vasconcelos Mazzoni

01/10

Retorno dos Relatos de Experiência de Simone Alves, Marcos Ribeiro das Neves e Marília Menezes Nascimento Souza

15/10

Retorno dos Relatos de Experiência de Camila Silva de Aguiar, Jorge Luiz de Oliveira Júnior e Rose Mary Marques Papolo Colombero

29/10

Apresentação da versão final dos Relatos de Experiência de Natália Gonçalves e Alexandre Vasconcelos Mazzoni

19/11

Apresentação da versão final dos Relatos de Experiência de Simone Alves,  Marcos Ribeiro das Neves e Marília Menezes Nascimento Souza

03/12

Apresentação da versão final dos Relatos de Experiência de Camila Silva de Aguiar, Jorge Luiz de Oliveira Júnior e Rose Mary Marques Papolo Colombero

Bibliografia:

DELMANTO, D.; FAUSTINONI, L. E. Os relatos de prática e sua importância no processo de produção e socialização do conhecimento. In: GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Reorientação curricular do 6º ao 9º ano: currículo em debate – Relatos de Práticas Pedagógicas. Goiânia: SEE/GO, 2009.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 133-224.

__________. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para transformar. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 225-270.

FROW, J. e MORRIS, M. Estudos Culturais. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. et alli. O planejamento da pesquisa qualitativa:  teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2008. pp. 315-344.

Pauta dos encontros realizados em 2009

Data

Leituras

06/02

MOURA, D. L. e LOVISOLO, H. Antropologia, cultura e Educação Física escolar. Rev. Bras.  Ciênc Esp. Campinas, v. 29, n. 3, pp. 137-153. maio, 2008.

20/02

ECOSTEGUY, A. C. Estudos Culturais: uma introdução. In SILVA, T. T. (Org.) O que é, afinal, Estudos Culturais?Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

06/03

NELSON, C.; TREICHLER, P. A. e GROSSBERG, L. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula:  uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

20/03

NELSON, C.; TREICHLER, P. A. e GROSSBERG, L. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula:  uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

03/04

GIROUX, H. Praticando Estudos Culturais nas Faculdades de Educação. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula:  uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

24/04

SILVA, T. T. Os novos mapas culturais e o lugar do currículo numa paisagem pós-moderna. In: SILVA, T. T e MOREIRA, A. F. B. (Orgs.) Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995.

15/05

GUSMÃO, N. M. M. Antropologia, Estudos Culturais e Educação: desafios da modernidade. Pro-Prosições, Dez 2008, vol.19, no.3, p.47-82.

29/05

GREEN, B. e BIGUM, C. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula:  uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

26/06

Avaliação e planejamento do 2º semestre.

 

21/08

Produção de conhecimento em Educação: a favor de quem?

- Debate em torno do tema.

- Esclarecimentos referentes à pesquisa teórica

- Apresentação de pesquisas em andamento.

Texto referência: GANDIN, L. A.; PARASKEVA, J. M e HYPOLITO, A. M. Mapeando a [complexa] produção teórica educacional – Entrevista com Tomaz Tadeu da Silva. Currículo sem Fronteiras, v.2, n.1, pp.5-14, Jan/Jun. 2002.

04/09

Pesquisas pós-críticas: tomando posição.

- Debate em torno do tema

- Oficina

- Apresentação de pesquisas em andamento

Texto referência: PARAÍSO, M. P. Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 122, p. 283-303, maio/ago. 2004.

18/09

A relação entre a pesquisa e a prática pedagógica. 

- Debate em torno do tema.

- Apresentação de pesquisa em andamento

- Texto referência: CAMPOS, M. M. Para que serve a pesquisa em educação? Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 136, p. 269-283, jan./abr. 2009.

02/10

- Texto referência: LUDKE, Menga  e  CRUZ, Giseli Barreto da. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. IN: Cadernos de Pesquisa. 2005, vol.35, n.125, pp. 81-109.

16/10

- Texto referência: FISCHMANN, R. e BARBOSA, J. Pesquisa em pluralidade cultural: abordagens epistemológicas em diálogo. IN: Revista Múltiplas Leituras, v.2, n. 1, p. 83-96, jan. / jun. 2009.

- Texto referência: JOB, I.; MATTOS, A. M. e TRINDADE, A. Processo de revisão pelos pares: por que são rejeitados os manuscritos submetidos a um periódico científico? IN: Revista Movimento, v.15, n.3, p. 35-55, jul./set. 2009.

30/10

- Texto referência: KINCHELOE, J. Para além do reducionismo: diferença, criticalidade e multilogicidade na bricolage e no pós-formalismo. In: PARASKEVA, J. (Org.). Currículo e multiculturalismo. Mangualde: Edições Pedago, 2006.

13/11

- Texto referência: BERRY, K. S. Estruturas da bricolagem e da complexidade. In: KINCHELOE, J. L. e BERRY, K. S. Pesquisa em Educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

27/11

- Texto referência: BERRY, K. S. Realimentação para uma complexidade crescente. In: KINCHELOE, J. L. e BERRY, K. S. Pesquisa em Educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

11/12

- Texto referência: SILVA, T. T. Como argumentar (mimeo).