O curso discute, fundamenta e apresenta alternativas para o desenvolvimento de um currículo de Educação Física sintonizado com a heterogeneidade da sociedade contemporânea, dado o compromisso da escola atual com uma formação voltada para participação democrática e equitativa na esfera pública. Baseia-se na produção teórico-prática do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da FEUSP: o chamado currículo cultural, o qual adota uma visão do componente alicerçada nas Ciências Humanas, sendo a gestualidade concebida como forma de linguagem que veicula significados culturais.

Datas – 19/08, 26/08, 02/09, 16/09, 23/09 e 30/09/2015.

Horário – 19h30 às 22h30

Público – Professores em atuação na Educação Básica

Quantidade de vagas – 100.

Inscrições Gratuitas – preencher formulário eletrônico e encaminhar comprovante de docência pelo e-mail: culturacorporal@terra.com.br

19/08 – Transformações sociais, escola e Educação Física Bibliografia: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. “As transformações sociais e seus reflexos na educação” e “Teorização curricular e Educação Física”. In: Educação Física, currículo e cultural. São Paulo: Phorte, 2009.

26/08 – Contexto pós-moderno: reflexos na escola e na Educação Física Bibliografia: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultural. São Paulo: Phorte, 2009. p. 134-168.

02/09 – Currículo Cultural da Educação Física: fundamentos Bibliografia: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. Contribuições dos Estudos Culturais para o currículo da Educação Física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 671-685, jul./set. 2011. SOUZA, M. M. N.; NEIRA, M. G. O multiculturalismo e o ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física. São Paulo, Blucher (no prelo).

16/09 – Currículo cultural: encaminhamentos Bibliografia: SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A tematização no ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G.Educação Física. São Paulo, Blucher (no prelo). SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A problematização no ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G.Educação Física. São Paulo, Blucher (no prelo).

23/09 – Currículo cultural em ação Bibliografia: NEIRA, M. G. O ensino da Educação Física na Educação Básica: o currículo na perspectiva cultural. In: MOREIRA, E. C. (org.) Educação Física escolar: desafios e propostas I. Jundiaí: Editora Fontoura, 2009.

30/09 – Currículo cultural e avaliação: a escrita autopoiética Bibliografia: ESCUDERO, N. T. G. A avaliação na teorização curricular da Educação Física. In:Avaliação da aprendizagem em Educação Física na perspectiva cultural: uma escrita autopoiética. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo. FEUSP, 2011.