Propostas de atividades presenciais

Estudo e produção de material sobre as manifestações corporais: os grupos farão uma etnografia das manifestações corporais, prepararão um texto e conduzirão a reunião presencial. Análise e discussão do referencial teórico dos Estudos Culturais e Multiculturalismo.

04/02Dança contemporânea: Beatriz
18/02HALL. S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva do texto: The centrality of culture: notes on the cultural revolutions of our timeIn.:THOMPSON, Kenneth (ed.). Media and cultural regulation. London, Thousand Oaks, New Delhi: The Open University; SAGE Publications, 1997.
25/02Defesa da dissertação de mestrado: “Avaliação da aprendizagem em educação física na perspectiva cultural: Uma escrita autopoiética” – Nyna Taylor Gomes Escudero.
04/03Lutas: Alexandre e Jorge.
18/03HALL. S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva do texto: The centrality of culture: notes on the cultural revolutions of our timeIn.:THOMPSON, Kenneth (ed.). Media and cultural regulation. London, Thousand Oaks, New Delhi: The Open University; SAGE Publications, 1997.
01/04Capoeira: Carin, Marcos, Ronaldo e Tiago César.
15/04GUIMARÃES, L. B. e SILVA, B. L. Planejamentos de ensino entremeando biologia e cultura. Ensino em Re-Vista, 16(1): 33-45, jan./dez. 2009.NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para transformar. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
29/04Brincadeiras de adultos com crianças: Elina, Simone e Isabel.
06/05NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para transformar. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
20/05Futebol de Várzea: Alessandro, Daniel e Mabel.
03/06COSTA, M. V. Cartografando a gurizada de fronteira: novas subjetividades na escola. In: ALBUQUERQUE Jr.; VEIGA-NETO, A. e SOUZA FILHO, A. (Orgs.) Cartografias de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
17/06Jogos de cartas: Natália e Alessandra.
Proposta de atividades paralelas
·         Discussão e elaboração de relatos de experiência a partir de trabalhos pedagógicos em andamento. O grupo contribuirá por e-mail.·         Entretecimento e conclusão dos relatos elaborados em 2010.
Grupos
Elaboração de relatos de experiênciaA – Jacqueline, Bruno e Nyna;
B – Ronaldo Reis, Carin e Lilian;
C – Beatriz, Natália e Alessandra.
Entretecimento dos relatos 2010A – Relato da Camila: Carin
B – Relato do Jorge: Alessandra
C – Relato da Rose: Lilian
D – Relato do Alexandre: Ronaldo
E – Relato da Natália: Fernado
F – Relato do Marcos Ribeiro: Nyna
G – Relato da Simone: Elina
H – Relato da Marília: Bruno
DataPauta dos encontros de 2010
05/03NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. As transformações sociais e seus reflexos na educação. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 21-53.
19/03NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorização curricular e Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 55-79.
09/04NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorização curricular e Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 79-92.
30/04NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorias críticas e seu impacto no currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 93-132.
14/05NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 133-184.
28/05NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 184-224.
11/06NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para transformar. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 225-241.(Análise crítica de relatos de experiência)
25/06NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para transformar. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 241-269.(Análise crítica de relatos de experiência)
Pautas dos encontros – 2º Semestre
06/08Discussão dos Relatos de Experiência de Natália Gonçalves e Alexandre Vasconcelos Mazzoni
20/08Discussão dos Relatos de Experiência de Simone Alves, Marcos Ribeiro das Neves e Marília Menezes Nascimento Souza
27/08Defesa da Dissertação de Mestrado: Educação Física escolar versus Projeto Social Esportivo: quando os donos da casa perdem o jogo de Sílvio Sipliano da Silva
03/09Discussão dos Relatos de Experiência de Camila Silva de Aguiar, Jorge Luiz de Oliveira Júnior e Rose Mary Marques Papolo Colombero
17/09Retorno dos Relatos de Experiência de Natália Gonçalves e Alexandre Vasconcelos Mazzoni
01/10Retorno dos Relatos de Experiência de Simone Alves, Marcos Ribeiro das Neves e Marília Menezes Nascimento Souza
15/10Retorno dos Relatos de Experiência de Camila Silva de Aguiar, Jorge Luiz de Oliveira Júnior e Rose Mary Marques Papolo Colombero
29/10Apresentação da versão final dos Relatos de Experiência de Natália Gonçalves e Alexandre Vasconcelos Mazzoni
19/11Apresentação da versão final dos Relatos de Experiência de Simone Alves,  Marcos Ribeiro das Neves e Marília Menezes Nascimento Souza
03/12Apresentação da versão final dos Relatos de Experiência de Camila Silva de Aguiar, Jorge Luiz de Oliveira Júnior e Rose Mary Marques Papolo Colombero
Bibliografia:
DELMANTO, D.; FAUSTINONI, L. E. Os relatos de prática e sua importância no processo de produção e socialização do conhecimento. In: GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Reorientação curricular do 6º ao 9º ano: currículo em debate – Relatos de Práticas Pedagógicas. Goiânia: SEE/GO, 2009.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 133-224.

__________. O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação Física: agindo para transformar. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. pp. 225-270.

FROW, J. e MORRIS, M. Estudos Culturais. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. et alli. O planejamento da pesquisa qualitativa:  teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2008. pp. 315-344.

Pauta dos encontros realizados em 2009

DataLeituras
06/02MOURA, D. L. e LOVISOLO, H. Antropologia, cultura e Educação Física escolar. Rev. Bras.  Ciênc Esp. Campinas, v. 29, n. 3, pp. 137-153. maio, 2008.
20/02ECOSTEGUY, A. C. Estudos Culturais: uma introdução. In SILVA, T. T. (Org.) O que é, afinal, Estudos Culturais?Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
06/03NELSON, C.; TREICHLER, P. A. e GROSSBERG, L. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula:  uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
20/03NELSON, C.; TREICHLER, P. A. e GROSSBERG, L. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula:  uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
03/04GIROUX, H. Praticando Estudos Culturais nas Faculdades de Educação. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula:  uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
24/04SILVA, T. T. Os novos mapas culturais e o lugar do currículo numa paisagem pós-moderna. In: SILVA, T. T e MOREIRA, A. F. B. (Orgs.) Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995.
15/05GUSMÃO, N. M. M. Antropologia, Estudos Culturais e Educação: desafios da modernidade. Pro-Prosições, Dez 2008, vol.19, no.3, p.47-82.
29/05GREEN, B. e BIGUM, C. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula:  uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
26/06Avaliação e planejamento do 2º semestre.
21/08Produção de conhecimento em Educação: a favor de quem?– Debate em torno do tema.– Esclarecimentos referentes à pesquisa teórica– Apresentação de pesquisas em andamento.Texto referência: GANDIN, L. A.; PARASKEVA, J. M e HYPOLITO, A. M. Mapeando a [complexa] produção teórica educacional – Entrevista com Tomaz Tadeu da Silva. Currículo sem Fronteiras, v.2, n.1, pp.5-14, Jan/Jun. 2002.
04/09Pesquisas pós-críticas: tomando posição.– Debate em torno do tema– Oficina– Apresentação de pesquisas em andamentoTexto referência: PARAÍSO, M. P. Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 122, p. 283-303, maio/ago. 2004.
18/09A relação entre a pesquisa e a prática pedagógica. – Debate em torno do tema.– Apresentação de pesquisa em andamento– Texto referência: CAMPOS, M. M. Para que serve a pesquisa em educação? Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 136, p. 269-283, jan./abr. 2009.
02/10– Texto referência: LUDKE, Menga  e  CRUZ, Giseli Barreto da. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. IN: Cadernos de Pesquisa. 2005, vol.35, n.125, pp. 81-109.
16/10– Texto referência: FISCHMANN, R. e BARBOSA, J. Pesquisa em pluralidade cultural: abordagens epistemológicas em diálogo. IN: Revista Múltiplas Leiturasv.2, n. 1, p. 83-96, jan. / jun. 2009.– Texto referência: JOB, I.; MATTOS, A. M. e TRINDADE, A. Processo de revisão pelos pares: por que são rejeitados os manuscritos submetidos a um periódico científico? IN: Revista Movimento, v.15, n.3, p. 35-55, jul./set. 2009.
30/10– Texto referência: KINCHELOE, J. Para além do reducionismo: diferença, criticalidade e multilogicidade na bricolage e no pós-formalismo. In: PARASKEVA, J. (Org.). Currículo e multiculturalismo. Mangualde: Edições Pedago, 2006.
13/11– Texto referência: BERRY, K. S. Estruturas da bricolagem e da complexidade. In: KINCHELOE, J. L. e BERRY, K. S. Pesquisa em Educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
27/11– Texto referência: BERRY, K. S. Realimentação para uma complexidade crescente. In: KINCHELOE, J. L. e BERRY, K. S. Pesquisa em Educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
11/12– Texto referência: SILVA, T. T. Como argumentar (mimeo).