02/08Apresentação da proposta; seleção de quatro relatos para análise; problematização.
16/08GENTILI, P. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: SILVA, T. T.; GENTILI, P. (Orgs.). Escola S.A: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: CNTE, 1996. p. 9-49.
30/08BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental – Educação Física.BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – Educação Física.
13/09LOPES, A. C. Pluralismo cultural em políticas de currículo nacional. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2001. p. 59- 80.
27/09MACEDO, E. A diferença nos PCN do Ensino Fundamental. In: LOPES, A.C.; MACEDO, E. Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006, p.159-186.PETERS, M.; MARSHALL, J.; FITZSIMONS, P. Gerencialismo e política educacional em um contexto global: Foucault, neoliberalismo e a doutrina da auto-administração. In: BURBULES, N. C.; TORRES, C. A. Globalização e educação: perspectivas críticas. Porto Alegre: ARTMED, 2004. p. 77-90.
11/10LOPES, A.C. Parâmetros curriculares para o Ensino Médio: quando a integração perde seu potencial crítico. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. F. (Org.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
25/10COSTA, S. S. G. Governamentalidade Neoliberal, Teoria do Capital Humano e Empreendedorismo. In: Educação & Realidade, Porto Alegre, n. 2, mai/ ago, v. 34, p. 171- 186. Porto Alegre, 2009.
08/11Análise da pesquisa de Lilian Cristina Gramorelli
22/11FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica. Curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
06/12Avaliação, show musical e mesa redonda.