A pesquisa analisa a prática docente na escola quando a teoria curricular cultural da Educação Física (Neira; Nunes, 2006; 2009) se torna a principal referência da política pedagógica da instituição. No seu a principal referência da política pedagógica da instituição. No seu documento curricular oficial e na Orientação Didática do Movimento do Aprender da rede de ensino SESI-SP (2013; 2018; 2020), encontram-se diversas forças antagônicas que atuam a partir de posições que podem ser problematizadas em alguns temas. Contudo, tentando escapar de uma análise da contradição, que chamamos de negativa, promovemos uma análise dos efeitos, que chamamos de positiva. Para tanto, definimos três noções de currículo – currículo substantivo, currículo enquanto documento e campo científico -, para lançarmos mão de três tarefas para pesquisar o currículo em ação em ação nessa perspectiva. Teorizando sobre aquilo que chamamos de agenciamentos do currículo cultural e de um currículo regente oficial, defendemos uma característica menor do primeiro e maior do último (Gallo, 2017). Realizamos também uma leitura concisa dos materiais da rede, focados na maneira como eles empregam os usos dos princípios ético-políticos e dos encaminhamentos pedagógicos pedagógicos, assim como das suas exposições sobre as expectativas de (ensino e) aprendizagem. Dessa forma, utilizamo-nos da cartografia (Barros; Kastrup; Escóssia (2020); Oliveira; Paraíso (2012); Rolnik (2016) como método para acompanhar os investimentos do desejo que compõem o território das aulas de Educação Física em uma unidade da escola SESI-SP, no interior de São Paulo, onde acompanhamos dois/duas professores/as do componente. Como discussão final, nossa pesquisa levanta a possibilidade de 9 efeitos curriculares (ou 9 atualizações) que relacionam-se aos entrecruzamentos da perspectiva cultural da Educação Física e os documentos curriculares oficiais da rede – a saber, efeito compartimentalizador, articulador, desterritorializador, técnico-administrativo, emersão arbitrária, babel, integração, inicial e marimba.

Palavras-chave: Educação Física. Currículo. Currículo cultural. Cartografia. Filosofia da diferença.  Território. Efeitos curriculares.