O objetivo da presente pesquisa é identificar e compreender as especificidades do planejamento do trabalho docente no currículo cultural da Educação Física, uma perspectiva curricular que se empenha na afirmação das diferenças, tematiza as práticas corporais (lutas, danças, esportes, brincadeiras e ginásticas), problematiza os significados em torno delas e busca situar docentes e estudantes na autoria do trabalho pedagógico. Embora exista um número considerável de pesquisas que investigaram recentemente as questões didáticas do currículo cultural da Educação Física, ainda permanece a carência de estudos específicos com relação ao planejamento do trabalho docente culturalmente orientado com o devido acompanhamento da prática pedagógica. Soma-se a isso a problemática da crescente expansão das políticas neoliberais na educação, incluindo a Educação Física, que fizeram com que o ensino do componente, de modo geral, fosse tomado por manuais didáticos e “kits” de aulas prontas, o que, de certa forma, afastou e ainda afasta docentes da ação de planejar o seu trabalho. Para a realização da pesquisa adotaremos a bricolagem de métodos, um modo de investigação multimetodológico, que empregará a etnografia, com o acompanhamento da prática pedagógica focado na observação do planejamento do trabalho pedagógico de professores de escolas públicas que afirmam colocar em ação o currículo cultural da Educação Física, e o grupo de discussão, que será realizado após o acompanhamento etnográfico, com vistas a compreender os discursos e significados produzidos acerca do objeto de estudo. Os dados produzidos serão submetidos à análise cultural, que envolve formas amplas de interpretação, caracterizadas pelo diálogo com variados campos do conhecimento e compartilha o compromisso de examinar práticas culturais no interior das relações de poder.