A pesquisa assume o compromisso de entender como professores que dizem colocar em ação o currículo cultural de Educação Física são agenciados pelo princípio da justiça curricular, buscando perceber quais forças os mobilizam (e quais tentam arrefecê-los) no momento de escolha do tema a ser abordado junto aos estudantes e seus possíveis reflexos ao longo do trabalho pedagógico. Pretende adotar como campo teórico para promover as discussões o pensamento decolonial e as epistemologias do Sul, buscando amparo no modelo qualitativo de investigação ao lançar mão da observação participante e conversas em grupo como técnicas para produção dos dados, além de leituras e análise de documentos docentes (registros de aulas, plano e planejamento de aulas). Como forma de interpretar e esmiuçar as construções do campo, quer-se recorrer à análise cultural.

Palavras-chave: Tema; Currículo Cultural; Educação Física.