Marcos Garcia Neira – mgneira@usp.br

Marcos Ribeiro das Neves – marcos_ribeiro79@yahoo.com.br

Jorge Luiz de Oliveira Júnior – jorgejref@yahoo.com.br

Plano de curso – 2o semestre de 2016

Objetivos

– Reconhecer as influências da cultura na constituição da identidade corporal.

– Compreender a motricidade como componente formador do ser humano e a cultura corporal como parcela significativa da cultura mais ampla.

– Identificar os aspectos contributivos do trabalho pedagógico com a cultura corporal para a atuação no espaço público.

– Conhecer as possibilidades de atuação pedagógica com a cultura corporal na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

Atividades de Ensino

– Reflexões a partir de situações do cotidiano.

– Análise crítica do “lugar do corpo” na sociedade e na escola.

– Aulas expositivas.

– Discussão a partir de leituras, assistência a filmes etc.

Avaliação

Entregar até o dia 07/10:

– Envio do projeto de estágio para os três e-mails.

Entregar no 25/11:

– Análise cultural da obra “Memórias de Cibele”.

KONDRATIUK, C. C.; NEIRA, M. G. Memórias de Cibele: caminhos trilhados, experiências corporais e identidade docente. São Paulo: Phorte, 2013.

“A tarefa da análise cultural é o exame das significações e valores implícitos e             explícitos em um certo modo de vida, em uma certa cultura.” (COSTA, 2000, p. 24).

– Método da Análise Cultural

– Exemplo 01

– Exemplo 02

– Exemplo 03

Entregar até o dia 09/12:

– Relatório de estágio

– Análise de um relato de experiência

Com base nos princípios e orientações didáticas da perspectiva cultural da Educação Física, selecione qualquer relato de experiência disponível em www.gpef.fe.usp.br, identifique os princípios que inspiraram a seleção do tema e estabeleça uma relação entre as atividades de ensino e os conceitos que fundamentam a proposta.

Subsídios importantes: as leituras recomendadas para os encontros 10 a 13.

– Relatório de Estágio conforme a modalidade adotada (observação e análise ou intervenção e análise).

Exemplo 1

Exemplo 2

Cronograma

Encontro 01 – 02/09

Plano

  • Apresentação da disciplina
  • Formas de intervenção sobre o corpo
  • Marcas corporais

– Registro da aula

A construção da identidade corporal

Encontro 02 – 09/09

– FONTANA, R. A. C. O corpo aprendiz. In: RUBIO, K.; CARVALHO, Y. M. (Orgs.). Educação Física e ciências humanas. São Paulo: Hucitec, 2001.

– KONDRATIUK, C. C.; NEIRA, M. G. “Juventude e beleza ao alcance de todas”: análise dos discursos sobre o corpo feminino na pós-modernidade. Revista Intersecções: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais, Jundiaí, v. 3, p. 170-188, 2013.

Plano

  • Sobrevoo
  • Como o texto “O corpo aprendiz” foi elaborado?
  • Destaques a partir da leitura
  • Identificar as passagens que a autora considera relevantes na construção da sua identidade corporal
  • Quais aprendizados sobre o próprio corpo a escola proporcionou à autora?
  • Na perspectiva adotada, o que é aprender?
  • O que as aulas de EF ensinaram?
  • O que a leitura ensinou?
  • O que Mrs. Fobé ensinou?
  • Ginástica e literatura – modelos de subjetividade
  • Signo – Significado – Significante
  • O corpo da mulher ao longo do tempo
  • Aprofundamento
  • Como o texto “Juventude e beleza…” foi elaborado?
  • Explicitar campos teóricos – Estudos Culturais e Pós-Estruturalismo
  • Cultura
  • Centralidade da cultura

– Registro da aula

Encontro 03 – 16/09

– GOELLNER, S. V. A produção cultural do corpo. In: LOURO, G. L.; NECKEL, J. F. e GOELLNER, S. V. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003.

– KONDRATIUK, C. C.; NEIRA, M. G. “Juventude e beleza ao alcance de todas”: análise dos discursos sobre o corpo feminino na pós-modernidade. Revista Intersecções: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais, Jundiaí, v. 3, p. 170-188, 2013.

Plano

  • Relembrar principais conceitos
  • Cultura
  • Centralidade da cultura
  • Identidade/Diferença e práticas discursivas
  • Saber-poder
  • Efeitos/Regime de verdade
  • Regulação / Desregulação
  • Regulação pela cultura (normativa, sistemas classificatórios e constituição de novos sujeitos)
  • Governamento
  • Citacionalidade
  • Contribuição da pesquisa “Juventude e beleza…”
  • Corpo (x, y, z…)
  • Moderno
  • Pós-moderno
  • Novidade (tecnologia do corpo + naturalidade)

– Vídeo

“Um corpo não é apenas um corpo…”

“Falar do corpo é falar da nossa identidade”.

  • Como a cultura produz o corpo?
  • Passagens
  • Combate aos essencialismos (desnaturalizar)
  • Corpo feminino
  • “Moral das aparências”
  • Ciência
  • Corpo produtivo
  • Higiene
  • Industrialização e educação do corpo
  • Autorregulação
  • Política de corpo

– Linguagem corporal

– Registro da aula

Encontro 04 – 23/09

– SANT’ANNA, D.  É possível realizar uma história do corpo? SOARES, C. L. (Org). Corpo e história. Campinas: Autores Associados, 2001.

Reflexões sobre educação – Gaudêncio Frigotto

Pois, se o poder só tivesse a função de reprimir, se agisse apenas por meio da censura, da exclusão, do impedimento, do recalcamento, à maneira de um grande superego, se apenas se exercesse de um modo negativo, ele seria muito frágil. Se ele é forte, é porque produz efeitos positivos em nível do desejo − como se começa a conhecer − e também em nível do saber. O poder, longe de impedir o saber, o produz. Se foi possível constituir um saber sobre o corpo, foi através de um conjunto de disciplinas militares e escolares. (Michel Foucault, Microfísica do Poder, 1996, p. 148)

Plano

  • Como está a leitura de “Memórias de Cibele”?
  • Como andam os projetos de estágio?
  • Retomar conceitos do encontro anterior
  • Discutir respostas possíveis à pergunta: “Afinal, como se dá a produção cultural do corpo?” após assistência ao vídeo Babies
  • É possível realizar uma história do corpo?
  • Construir uma linha do tempo da “História do corpo” e preencher lacunas.

– Registro da aula

Pedagogias do corpo

Encontro 05 – 30/09

– CESAR, M. R. A. DUARTE, A. Governo dos corpos e escola contemporânea: pedagogia do fitness. Educação e Realidade. v. 34, nº 2, p. 119-134, Mai-Ago/2009.

– SOUZA, R. F. Entre salas de aula, pátios, corredores: o espaço escolar e a construção da ordem. In: Templos de civilização: a implantação da Escola Primária Graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Editora da UNESP, 1998.

– Reportagens: 123

Plano

  • MP 746
  • Memórias de Cibele
  • Retomar conceitos 
  • Atividade

  • Entre salas de aula, pátios, corredores…
  • Método adotado pela autora
  • Levantar e discutir impressões da leitura

  • Governo dos corpos e escola contemporânea: pedagogia do fitness
  • Método adotado pelo/a autor/a

  • A centralidade do corpo na ótica foucaultiana
  • Governo, governamento e governamentalidade
  • Regulação – sexo e vida
  • Noção de poder em Foucault
  • Biopoder e biopolítica
  • Poder soberano, poder disciplinar, sociedade do controle
  • Liberalismo enquanto técnica de governamento (p. 121)
  • Teoria do capital humano, neoliberalismo, empreendedor de si mesmo (corpo produtivo)
  • Dispositivos disciplinares (p. 125)
  • Subjetividade flexível e pedagogia do controle (p. 126)
  • Discursos escolares = não-escolares 
  • Emergência de novos dispositivos
  • Pedagogia do fitness (p. 128) – neohigienismo

– Registro da aula

Encontro 06 – 07/10

– SOUZA, V. S.; NEIRA, M. G. A domesticação dos corpos: em destaque as práticas escolarizadas da Educação Infantil. Revista Conexões, Campinas, v. 12, n. 1, p. 107-125, jan./mar., 2014.

– RICHTER, A. C.; VAZ, A. F. Educar e cuidar do corpo: biopolítica no atendimento à pequena infância. Educar em Revista, Belo Horizonte, vol.26, no.2, p.117-134. Ago 2010.

Plano

  • Como as pesquisas foram realizadas?

Retomar conceitos

  • Governo e governamento
  • Noção de poder em Foucault
  • Biopoder e biopolítica
  • Dispositivos
  • Atividade 01 – Leia a transcrição dos dados. Identifique os dispositivos de domesticação dos corpos.
  • Atividade 02 – Em grupos, após a assistência ao filme, identifiquem os dispositivos de domesticação dos corpos na escola retratada. 

– Registro da aula

Encontro 07 – 14/10

– FINCO, D. A educação dos corpos femininos e masculinos na Educação Infantil. In: FARIA, A. L. G. (Org.) O coletivo infantil em creches e pré-escolas: falares e saberes. São Paulo: Cortez, 2007, p. 94-119.

BUJES, M. E. Infância e maquinarias. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. UFRGS, 2001.

Plano

  • O brincar como isca
  • Didática da gravidez
  • Agressividade / Passividade
  • Brincadeiras são produções culturais cujas escolhas são limitadas
  • Atividade:

“Os brinquedos possuem um enredo social carregado de significados, expectativas e intencionalidades que influenciam na corporeidade de meninos e meninas” (FINCO, 2007, p. 100-101).

“O minucioso processo – de feminilização e masculinização dos corpos – presente no controle dos sentimentos, no movimento corporal e na gestualidade de meninos e meninas está relacionado à força das expectativas que os brinquedos carregam e que tentará produzir o garoto endiabrado e a mocinha carinhosa” (FINCO, 2007, p. 107).

  • “Mecanismos”
  • Espaços para resistências e transgressões

– Reportagens:

Escola de Princesas

Cidade chilena de Iquiaque cria curso de “desprincesamento” para meninas

– Registro da aula

Encontro 08 – 21/10

– SOUZA, M. M. N; NEIRA, M. G. Tematizando a cultura corporal na Educação Infantil: uma experiência multiculturalmente orientada. Cadernos de Formação RBCE, Florianópolis, v. 06, n. 1, p. 58-68, mar. 2015

– MACEDO, E. E.; NEIRA, M. G. A Educação Física na creche: tematizando as práticas corporais. (no prelo)

Plano

  • Relato de experiência de Elina Elias de Macedo
  • Conversa sobre os estágios
  • “Mecanismos”
  • Espaços para resistências e transgressões
  • Destacar principais características das práticas pedagógicas relatadas por Marília Souza e Elina Macedo
  • Identificar os campos teóricos que as fundamentam, bem como seus objetivos e procedimentos

– Registro da aula

Metodologia do Ensino de Educação Física

Encontro 09 – 04/11

– AGUIAR, C. A. O ensino da Educação Física: dos métodos ginásticos à perspectiva cultural. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

Plano

  • Pesquisa em banco de dados;
  • Ensino de Educação Física

       – Métodos Ginásticos

       – Esportivista

       – Psicomotor

       – Desenvolvimentista

       – Educação para a saúde

       – Perspectiva crítica

       – Perspectiva pós-crítica ou cultural

– “Minha história conto eu

– Perspectivas da Educação Física

– Registro da aula

Encontro 10 – 11/11

– NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física : por uma pedagogia da(s) diferença(s). In: NEIRA, M. L.; NUNES, M. G. (orgs.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

Plano

  • Relato de experiência de Jorge Luiz de Oliveira Júnior
  • Perspectiva cultural da Educação Física
  • Contexto de produção
  • Função da EF
  • Objeto
  • Fundamentação
  • Princípios
  • Orientações didáticas

– Registro da aula

Encontro 11 – 18/11

– NEIRA, M. G. Os procedimentos didáticos do currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (orgs.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

– Apresentação dos relatos de experiências de Natália Imada, Alessandro Marques da Cruz e Pedro Bonetto

– Reportagem

– Princípios do currículo cultural

– Procedimentos didáticos 

– Análise de um relato de experiência

– Quem conta um conto, aumenta um ponto

– Registro da aula

Encontro 12 – 25/11

– CORAZZA, S. M. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.) Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997.

Plano

  • Apresentação do relato de experiência das professoras Dayane Portapila e Ingrid Carvalho
  • Plano e planejamento
  • Experiências da turma
  • O que é cartografia?
  • Gênese do planejamento – o racionalismo e a “vontade de governar”
  • Pedagogias marxistas, liberais, pós-estruturalistas
  • Territorializar, desterritorializar e reterritorializar
  • Por que planejar?
  • Temas culturais

– Registro da aula

Encontro 13 – 02/12

– TORRES SANTOMÉ, J. O cavalo de Troia dos conteúdos curriculares. In: APPLE, M. W.; AU, W. ; GANDIN, L. A. Educação crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Plano

  • O que são conteúdos de ensino?
  • Pensar nos conteúdos de ensino perdeu o sentido?
  • A manipulação dos conteúdos
  • Intervenções curriculares equivocadas: segregação, exclusão, desconexão, argumentação unilateral, psicologização, paternalismo, infantilização, diversidade como algo estranho, vazio histórico.
  • Obstáculos a uma educação antidiscriminatória: currículo oficial, omissão e medo de temas controversos, carência do debate em sala de aula, segmentação em disciplinas, avaliação externa e formação docente.

– Apresentação dos relatos de experiências das professoras Aline Nascimento e Nyna Taylor Gomes Escudero. 

Vídeo

Reportagem 01

Reportagem 02

Reportagem 03

Encontro 14 – 09/12

– ESCUDERO, N. G. T; NEIRA, M. G. Avaliação de aprendizagem em Educação Física: uma escrita autopoiética. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 22, n. 49, p. 285-304, maio/ago. 2011

Plano

  • Histórico da avaliação na escola
  • Propostas do componente
  • Contra a segregação e classificação

Vídeo 01

Vídeo 02

Vídeo 03

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  • Avaliação na perspectiva cultural
  • Mapeamento
  • Diálogo freireano
  • Registro

– Apresentação do relatos de experiência da professora Jacqueline Martins. 

– Síntese do curso

– Registro da aula

Encontro 15 – 16/12

– Conversa com Carolina Chagas Kondratiuk e Cibele Lucas de Faria.

KONDRATIUK, C. C.; NEIRA, M. G. Memórias de Cibele: caminhos trilhados, experiências corporais e identidade docente. São Paulo: Phorte, 2013.