Rosa Iavelberg, Mônica Caldas e Marcos Neira

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Objetivos

  • Dar oportunidade ao/à futuro/a pedagogo/a, por intermédio da realização de estágios, de maior aproximação entre os conhecimentos da Arte e Educação Física, junto às escolas de Educação Básica.​

  • Trabalhar projetos e atividades que contemplem os dois componentes em ações práticas e reflexivas, respeitando as especificidades.

Encaminhamentos pedagógicos

  • Leitura da bibliografia básica abordada nas disciplinas de Fundamentos Teórico-Metodológicos

  • Assistir aos vídeos indicados

  • Participação das conversas e plantões virtuais

  • Acompanhamento da elaboração das atividades de estágio

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Atividade avaliativa

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  • Apresentação, em data previamente combinada, das intervenções realizadas durante o estágio em instituições de Educação Básica ou entidades que desenvolvam trabalhos educacionais, devidamente acompanhada de uma reflexão a respeito da experiência.

Orientações

  • Em grupo de quatro ou cinco pessoas, visitar presencial ou virtualmente uma exposição num museu. Com base nessa experiência, planejar, desenvolver e avaliar intervenções pedagógicas. No máximo, 10 grupos em cada turma.
  • As intervenções deverão fundamentar-se epistemológica e metodologicamente nos referenciais adotados nas disciplinas de Fundamentos Teórico-Metodológicos.
  • O estágio pode ser realizado de forma presencial ou no modo remoto.
  • O estágio pode ser realizado em instituições públicas, privadas ou entidades filantrópicas.
  • A experiência deverá ser filmada ou fotografada e esses registros utilizados durante a apresentação em data previamente combinada.
  • A ficha deverá conter as informações da instituição que acolheu o estágio e a descrição das atividades realizadas com a respectiva carga horária – 60 horas no total.

Cronograma dos encontros síncronos das turmas do período noturno (21h20 às 23h)

16 e 20/08 – Apresentação da sistemática de funcionamento do estágio e organização dos grupos

Orientações

  • No museu, escolher obras ou mostras que atendam à intervenção na escola com Arte e Educação Física.
  • Compreender as bases da proposta do setor educativo do museu ou da instituição cultural na formação de públicos e /ou professores (online ou presencial)
  • Quanto ao acervo:
  • Verificar atendimento a escolas (materiais de apoio didático)
  • Há diálogo entre educativo e curadoria ou corpo diretivo?
  • Há propostas de acessibilidade para diferentes públicos? Há materiais específicos ou orientação diferenciada para este trabalho?
  • Como se prepara a visita? Como se interage durante a visita? (verificar se: Informam? Perguntam? Planejam o que apresentar na visita? E se há abertura para orientar a visita conforme a recepção dos diferentes públicos?)
  • No espaço verificar a eficiência da comunicação visual de orientação ao visitante (no site ou no local).
  • Qual a formação dos educadores que fazem a recepção dos diferentes públicos?

13 e 17/09 – Análise das propostas definidas pelos grupos a partir das pesquisas dos museus. Fechar as visitas e pesquisas até 22/09 e dar início às intervenções nas escolas ou entidades.

04 e 08/10 –  Aperfeiçoamento das propostas na escola, orientações mediante apresentação de cada grupo sobre o andamento (relato de grupos de 1 a 5).

25 e 29/10 – Continuidade do aperfeiçoamento das propostas na escola, orientações mediante apresentação de cada grupo sobre o andamento (relatos de grupos de 6 a 10).

22 e 26/11 – Apresentação e discussão das experiências de estágio (máximo 3 grupos)

22/11 – Grupos 2, 4 e 6

26/11 – Grupos 2, 5 e 6 

06 e 10/12 – Apresentação e discussão das experiências de estágio (máximo 3 grupos)

06/12 – Grupos 1, 5 e 10

10/12 – Grupos 8, 9, 10 e 11

13 e 17/12 – Apresentação e discussão das experiências de estágio (máximo 4 grupos)

13/12 – Grupos 3, 8, 7 e 9 

17/12 – Grupos 1, 3, 4 e 7