Rosa Iavelberg e Marcos Neira
gpef@usp.br

Objetivos

• Aproximar os conhecimentos da Arte e da Educação Física na realização de intervenções junto às turmas da Educação Básica ou grupos das entidades que desenvolvem trabalhos educacionais.
  • ​Planejar e desenvolver experiências pedagógicas que contemplem os conhecimentos da Arte e da Educação Física em ações práticas e reflexivas, respeitando as especificidades.

Encaminhamentos pedagógicos

• Leitura da bibliografia abordada nas disciplinas de Fundamentos Teórico-Metodológicos.
  • ​Frequência às reuniões de orientação.
  • ​Participar ativamente da organização e execução das intervenções didáticas na escola ou em entidades que desenvolvam trabalhos educacionais.

Atividades avaliativas

​​

• Nas reuniões de orientação, relatar e analisar as intervenções realizadas durante o estágio em instituições de Educação Básica ou entidades que desenvolvem trabalhos educacionais.
  • Ao final da experiência, encaminhar por e-mail a ficha de estágios em arquivo word ou PDF devidamente preenchida e assinada pela instituição acolhedora e um relato escrito ou em vídeo da experiência.

Orientações gerais

• A turma deverá se organizar em, no máximo, 8 (oito) grupos.
  • Em grupo, visitar uma exposição num museu ou instituição cultural. Com base nessa experiência, planejar, desenvolver e avaliar intervenções pedagógicas abrangendo os conhecimentos da Arte e da Educação Física em escolas de Educação Básica ou entidades que desenvolvem trabalhos educacionais.
  • As intervenções deverão fundamentar-se epistemológica e metodologicamente nos referenciais adotados nas disciplinas de Fundamentos Teórico-Metodológicos.
  • O estágio pode ser realizado em instituições públicas, privadas ou entidades filantrópicas.
  •  A experiência deverá ser filmada ou fotografada. Esses registros podem ser utilizados durante as conversas de orientação e deverão compor relato final.
  •  A ficha deverá conter a descrição das atividades realizadas com a respectiva carga horária (60 horas no total), os dados e o carimbo da instituição e as assinaturas das pessoas responsáveis.

Orientações para visita ao museu ou instituição cultural

​​

• Escolher obras ou mostras que atendam à intervenção com Arte e Educação Física.
  • Compreender as bases da proposta do setor educativo do museu ou da instituição cultural na formação de públicos e /ou professore(a)s

Quanto ao acervo:

• Verificar atendimento a escolas ou entidades (materiais de apoio didático)
  • Há diálogo entre educativo e curadoria ou corpo diretivo?
  • Há propostas de acessibilidade para diferentes públicos? Há materiais específicos ou orientação diferenciada para este trabalho?
  • Como se prepara a visita? Como se interage durante a visita? (verificar se informam? Perguntam? Planejam o que apresentar na visita? E se há abertura para orientar a visita conforme a recepção dos diferentes públicos?)
  • No espaço verificar a eficiência da comunicação visual de orientação ao visitante (no site ou no local).
  • Qual a formação dos educadores que fazem a recepção dos diferentes públicos?

Cronograma das reuniões de orientação da turma 2022231 (segunda-feira à noite)

15/08 – Apresentação da sistemática de funcionamento do estágio e organização dos grupos A, B, C, D, E, F, G e H.

29/08 – Reunião de orientação para os grupos A, B, C e D – Análise das propostas definidas pelos grupos a partir das pesquisas dos museus ou instituições culturais. Contatar escolas ou entidades que desenvolvam trabalhos educacionais que possam acolher as experiências de estágio.

12/09 – Reunião de orientação para os grupos E, F, G e H – Análise das propostas definidas pelos grupos a partir das pesquisas dos museus ou instituições culturais. Contatar escolas ou entidades que desenvolvam trabalhos educacionais que possam acolher as experiências de estágio.

26/09 – Reunião de orientação para os grupos A, B, C e D – Aprimoramento das propostas de intervenção a partir dos relatos das experiências.

10/10 – Reunião de orientação para os grupos E, F, G e H – Aprimoramento das propostas de intervenção a partir dos relatos das experiências.

24/10 – Reunião de orientação para os grupos A, B, C e D – Aprimoramento das propostas de intervenção a partir dos relatos das experiências.

07/11 – Reunião de orientação para os grupos E, F, G e H – Aprimoramento das propostas de intervenção a partir dos relatos das experiências.

21/11 – Reunião de orientação para os grupos A, B, C e D – Aprimoramento das propostas de intervenção a partir dos relatos das experiências.

12/12 – Reunião de orientação para os grupos E, F, G e H – Aprimoramento das propostas de intervenção a partir dos relatos das experiências.

12/12 – Último dia para os grupos A, B, C e D enviarem a ficha de estágio preenchida e do registro escrito ou em vídeo da experiência

19/12 – Último dia para os grupos E, F, G e H enviarem a ficha de estágio preenchida e do registro escrito ou em vídeo da experiência