Marcos Garcia Neira – gpef@usp.br

Sala 121 – Bloco B – FEUSP

8h30 às 12h 

Objetivos

  • Compreender a função social da escola e da Educação Física na contemporaneidade.
  • Reconhecer as propostas curriculares do componente (desenvolvimentista, psicomotora, educação para a saúde e crítica), seus fundamentos, objetivos, métodos, conteúdos e instrumentos de avaliação.
  • Posicionar-se criticamente com relação aos aspectos do cotidiano escolar que influenciam diretamente no ensino da Educação Física

Atividades de ensino

  • Discussões a partir da leitura da bibliografia indicada
  • Análise de situações didáticas da Educação Básica
  • Reflexões sobre episódios do cotidiano escolar
  • Exposições dialogadas

Avaliação

  • Atividade 01 – Para cada teoria curricular, encaminhar por e-mail antes dos dias 27/04, 11/05, 25/05, 08/06 e 22/06, o projeto de sociedade e o cidadão almejado, os campos teóricos que fundamentam a teoria, os princípios, métodos, instrumentos de avaliação e conteúdos.

  • Atividade 02 – Preparação e apresentação do estágio

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Orientações para realização do estágio

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  • Registrar o cotidiano do(a) professor(a) de Educação Física numa escola pública de sua preferência ou indicada pelos professores da disciplina.

  • Confrontar os registros com a argumentação científica discutida nas disciplinas da licenciatura, em especial, a teorização curricular da Educação Física.

Encontro 1

23/03 – Apresentação do curso e conceitos iniciais

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Registro:

Apresentação do curso, seu formato, organização e avaliação

Destaque para a importância da leitura das obras “clássicas” da Educação Física

Provocações acerca da função social da escola e as mudanças ao longo do tempo

Discussão sobre as mudanças da educação física – da aptidão física à cultura corporal.

​​Encontro 2

30/03 – A função social da escola

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. As transformações sociais e seus reflexos na educação. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. Clique aqui

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Registro:

Destacou-se a importância de fazer contato com as escolas de estágio o quanto antes. 

A turma foi convidada a explicar o processo de produção do texto

Realizamos conjuntamente as atividades 1 (árvore genealógica) e 2 (análise da própria experiência escolar)

Destaques do texto

Teoria do Capital Humano

A visão dualista de Baudelot e Establet

Democratização do acesso 

Dupla função da escola – preparação para o mundo do trabalho x intervenção na vida pública

Papel reprodutivista da educação conforme Bourdieu e Passeron

​Encontro 3​

06/04 – O ensino da Educação Física

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Teorização curricular e Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. Clique aqui

Registro:

A turma foi convidada a relatar suas primeiras experiências de estágio

Em seguida, a descrever o processo de produção do texto

Partindo do exemplo abaixo, apresentaram e justificaram uma prática pedagógica característica de cada momento bom base nas próprias experiências e nos argumentos do texto

1º momento – tradição e modernidade            – plantar feijão no algodão

2º momento – industrialização e tecnicismos  – campeonatos escolares

3º momento – democracia e crítica social        – assembleia de classe

4º momento – globalização e mercado            – projeto de vida

Para finalizar, respondaeram às seguintes questões: a quem interessa o atual currículo que vocês estão cursando? Que tipo de professor ele quer formar?

​Encontro 4

20/04 – O currículo desenvolvimentista

TANI, G. et al. Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/EDUSP, 1988.

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Registro:

Relatos de estágio

Como a obra foi produzida? 

Na visão dos autores, ou seja, na perspectiva desenvolvimentista, qual é a função da Educação Física?

Realizamos três atividade:

Após observar ou realizar as execuções propostas, explique cada um dos processos a partir do capítulo 1 da obra sugerida para leitura.

Das observações, foram extraídos os principais conceitos da perspectiva desenvolvimentista

Dessas constatações (e também da leitura do texto), a turma foi instada a produzir orientações gerais para um currículo desenvolvimentista

Raquel e Carol apresentaram uma charge e solicitaram à turma que fizesse relações com a perspectiva desenvolvimentista.

Encontro 5

27/05 – O currículo desenvolvimentista

TANI, G. et al. Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/EDUSP, 1988.

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Registro:

Estudantes relataram suas experiências de estágio

Discutimos como a teoria curricular foi desenvolvida.

Os autores afirmam, na página 64, que o objetivo básico da Educação Física é a aprendizagem do movimento. A partir daí, conversamos sobre como as aulas devem ser.

Também conversamos sobre o que significa adequar os conteúdos da aula ao nível do desenvolvimento motor do(a)s estudantes

Em duplas, elegeram uma habilidade motora pertencente a cada um dos padrões de movimento, escolheram uma etapa (sempre diferente da anterior) da Educação Básica e planejaram uma aula. Na sequência, apresentaram seus planos. Foram comentados.
 

Os comentários levaram em consideração os conceitos de CONSISTÊNCIA X CONSTÂNCIA X EQUIVALÊNCIA MOTORA

A turma foi convidada a analisar os vídeos e responder às questões abaixo. Cujos registros foram enviados até a noite anterior, comentados e devolvidos individualmente.

Qual é o projeto de sociedade almejado?

Qual é o projeto de cidadão almejado?

Quais campos teóricos fundamentam esse currículo?

E os princípios?

Métodos de ensino?

Instrumentos de avaliação?

Conteúdos?

Encontro 6

04/05 – O currículo psicomotor

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Moderna, 1989.

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Registro:

O(A)s estudantes relataram suas experiências de estágio.

Discutimos como o texto foi elaborado. A turma fez destaques do texto. 

Chamamos a atenção para as fases, o papel da linguagem e a concepção construtivista de aprendizagem.

A turma foi estimulada a assistir ao vídeo (registro de uma aula para o 1º ano do Ensino Fundamental na atual EMEF Júlio Mesquita).

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Encontro 7

11/05 – O currículo psicomotor

FREIRE, J. B. Educação de Corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Moderna, 1989.

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Registro:

Relatos de estágio. Registro da aula anterior

Explicação do quadro de planejamento das aulas

Planejamento das aulas em duplas

Apresentação à turma seguida de comentários

Qual é o projeto de sociedade almejado pelo currículo psicomotor?

Qual é o projeto de cidadão almejado currículo psicomotor?

Quais campos teóricos fundamentam o currículo currículo psicomotor?

Quais princípios orientam o currículo psicomotor?

Quais métodos de ensino são empregados pelo currículo psicomotor?

Quais instrumentos de avaliação são adotados pelo currículo psicomotor?

Quais conteúdos são abordados no currículo psicomotor?

Encontro 8

18/05 – O currículo crítico

SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

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Registro:

Relatos de estágio.

Leitura do registro do encontro passado

Proposta de combinar a substituição do encontro do dia 15/06

Levantamento de hipóteses sobre como a obra foi elaborada. Visão do professor

Quais os principais conceitos abordados no capítulo 1? Exposição dialogada.

A turma assistiu a um trecho da apresentação da proposta em vídeo gravado por uma de suas autoras.

Retomada dos conceitos e tradução na prática.

Encontro 9

25/05 – O currículo crítico

SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

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SOUZA JÚNIOR, M.; BARBOZA, R. G.; LORENZINI, A. R.; GUIMARÃES, G. SAYONE, H.; FERREIRA, R. C. Coletivo de autores: a cultura corporal em questão. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 391-411, abr./jun. 2

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SILVEIRA, G. C. F.; PINTO, J. F. Educação Física na perspectiva da cultura corporal: uma proposta pedagógica. Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 22, n. 3, p. 137-150, maio 2001.

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Registro:

Relatos de estágio. Leitura do registro do encontro anterior.

Discussão sobre o processo de elaboração da teoria curricular crítica (crítico-superadora).

Retomada de alguns conceitos – hegemonia, crise, projeto político-pedagógico, currículo, conhecimento científico, princípios curriculares (critérios para seleção dos conteúdos: relevância social, contemporaneidade, adequação às possibilidades sócio-cognoscitivas do aluno; simultaneidade, espiralidade e provisoriedade do conhecimento)

Ciclos – organização da identidade e dados da realidade, iniciação à sistematização do conhecimento, ampliação da sistematização do conhecimento e aprofundamento da sistematização do conhecimento)  

Análise da aula desenvolvida segundo a teoria curricular crítica – vídeo 

Atividade para casa:

Em duplas, selecionem uma prática corporal, um ciclo de escolarização e planejem a tematização

Encontro 10

01/06 – O currículo crítico

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Editora da Unijuí, 1994.

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Registro:

Relato das experiências de estágio. Leitura do registro da aula anterior. 

Apresentação dos planos de ensino alinhados ao currículo crítico-superador.

Em duplas, as aulas elaboradas a partir da teoria crítico-superadora foram apresentadas e comentadas

A respeito do currículo crítico (crítico-superador), as questões abaixo foram respondidas:

Qual é o projeto de sociedade almejado?

Qual é o projeto de cidadão almejado?

Quais campos teóricos fundamentam esse currículo?

E os princípios?

Métodos de ensino?

Instrumentos de avaliação?

Conteúdos?

Iniciamos a discussão do currículo crítico-emancipatório com as seguintes provocações:

  • Como a obra foi elaborada?
  • Ler a introdução do livro
  • Por que o autor tece críticas às “teorias críticas” na EF?
  • Por que o autor tece críticas à esportivização do ensino da EF?
  • O que vem a ser uma pedagogia crítico-emancipatória e didática comunicativa?

 A concepção de linguagem foi comentada/discutida, assim como o conceito de “se-movimentar”.

Um aspecto fundamental da Educação Física crítico-emancipatória foi destacado: induzir a autorreflexão.

Encontro 11

08/06 – O currículo crítico

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Editora da Unijuí, 1994.

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Registro:

Relatos de estágio. Explicações sobre a apresentação da experiências de estágio ao fim do curso. Leitura do registro do encontro anterior. Combinados para a aula do dia 15/06/2022.

Conversar sobre o PUB. Conversamos sobre como a teoria curricular crítico-emancipatória foi elaborada. Discutimos ser ou não possível um esporte “educacional”. O conceito de se-movimentar foi retomado. Exemplificamos o trabalho a partir da “encenação”. Lemos o objetivo da Educação Física crítico-emancipatória registrado na p. 73 e as noções de competência disponíveis na p. 139. 

Após assistir ao vídeo sugerido e ler as situações de ensino disponíveis no livro, a turma foi convidada a elaborar situações de ensino para a tematização de um esporte hegemônico de livre escolha.

Não tivemos tempo de responder às questões de sempre.

Encontro 12

15/06* – O currículo da educação para a saúde

GUEDES, D. P. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolarMotriz, Rio Claro, v. 5, n. 1, jun.1999.

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Excepcionalmente, a atividade foi realizada no período noturno (das 19h30 às 21h30), em modo remoto, devido à participação do professor da rede estadual Ademir Testa Júnior, que apresentou sua prática pedagógica alinhada ao currículo da educação para a saúde.

Apresentação da “abordagem” da saúde nas aulas de Educação Física

Conversa sobre a proposta.

Encontro 13

22/06 – O currículo da educação para a saúde

GUEDES, D. P. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolarMotriz, Rio Claro, v. 5, n. 1, jun.1999.

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Registro:

Relatos de estágio. Leitura do registro da atividade remota. 

Explicações sobre a apresentação das experiências de estágio (06/07 e 13/07)

Impressões sobre a apresentação do professor Ademir Testa Junior.

Qual a proposta do autor (Dartagnan Pinto Guedes)? 

Quais os fundamentos teóricos do currículo da Educação para a Saúde?

Retomado e discutido o vídeo do professor Ademir Testa Junior 

Leitura, apresentação e discussão da influência do currículo da educação para a saúde nos Cadernos do Professor referentes à Proposta Curricular do Estado de São Paulo vigente entre 2008 e 2018, apresentação e discussão

Encontro 14

06/07 – Apresentação e debate dos trabalhos de estágio de Fernanda, João e José

Registro

Retomada das características do currículo da educação para a saúde. Apresentação e análise das experiências de estágio da Fernanda, João e José.

Encontro 15

13/07 – Apresentação e debate dos trabalhos de estágio de Ariane, Fábio, Gabriel e Yuri

Registro

Apresentação e análise das experiências de estágio da Ariane, Fábio, Gabriel e Yuri, seguidas da orientação de preenchimento da ficha e estágio do próximo semestre.