Marcos Garcia Neira e Marcos Ribeiro das Neves

mgneira@usp.br e marcos_ribeiro79@yahoo.com.br

www.gpef.fe.usp.br

Plano de curso

Objetivos

1. Conhecer as teorias de currículo e suas influências no ensino da Educação Física.

2. Identificar o contexto de surgimento, os fundamentos e métodos que caracterizam as propostas crítica, educação para a saúde e pós-crítica.

3. Conhecer e compreender as concepções contemporâneas de planejamento,

conteúdos de ensino e avaliação.

4. Intervir na realidade escolar conforme a perspectiva curricular da Educação Física adotada pela escola.

Avaliação

1. Realização das atividades solicitadas.

2. Apresentação do estágio e entrega do relato de experiência correspondente.

Temas

17/08 – As teorias de currículo

LOPES, A C; MACEDO, E. Currículo. In: Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

Plano

  • Apresentar a disciplina: objetivos, temas, método, atividades, avaliação e estágio.
  • Início de conversa
  • “O que é currículo?”
  • Currículos da EF x Abordagens da EF (ou métodos)
  • Retomar (Desenvolvimentista e Psicomotor)
  • Forma de seleção e organização de conhecimentos
  • Forma de controle social
  • Texto

– Registro da aula

24/08 – O contexto político-pedagógico dos anos 1980

MOREIRA, A F B. Os recentes debates sobre currículos no Brasil. In: Currículos e Programas no Brasil.  Campinas: Papirus, 1988.

Plano

  • Contexto / preocupações
  • A produção de conhecimentos sobre educação/currículo
  • Tendência curricular crítica:
  • Crítico-social dos conteúdos 
  • (influências, função, características, ação)
  • Prática social inicial – Problematização – Instrumentalização – Catarse – Prática social final
  • Educação popular – vídeos 1 e 2
  • Embates:

       Transmissão do saber x Produção do saber

       Aquisição do saber x conscientização

       Saber erudito x saber popular

  • Proposta do autor

– Registro da aula

31/08 – O currículo crítico da Educação Física

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. Capítulos 1 e 2

Plano

  • Ampliar os conceitos de ideologia e hegemonia
  • Interesses de classe – diferentes e antagônicos
  • Reflexão pedagógica diagnóstica, judicativa e teleológica

– Atividade

– Registro da aula

14/09 – O currículo crítico da Educação Física

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. Capítulos 3 e 4

Plano 

– Atividade para casa:

Em grupo, elaborem três questões a partir das leituras recomendadas.

– Registro da aula

21/09 – O currículo da saúde (educação para a saúde ou saúde renovada)

GUEDES, D. P. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolarMotriz, Rio Claro, v. 5, n. 1, jun.1999.

Uma crítica ao currículo crítico da Educação Física

NEVES, M. R.; BONETTO, P. X. R. De corpo inteiro, desenvolvido e crítico: onde está a diferença? In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.

Reflexões sobre educação – Gaudêncio Frigotto

Pois, se o poder só tivesse a função de reprimir, se agisse apenas por meio da censura, da exclusão, do impedimento, do recalcamento, à maneira de um grande superego, se apenas se exercesse de um modo negativo, ele seria muito frágil. Se ele é forte, é porque produz efeitos positivos em nível do desejo − como se começa a conhecer − e também em nível do saber. O poder, longe de impedir o saber, o produz. Se foi possível constituir um saber sobre o corpo, foi através de um conjunto de disciplinas militares e escolares.

(Michel Foucault, Microfísica do Poder, 1996, p. 148)

Plano

  • Idade média, modernidade
  • Regulação e emancipação
  • Teorias curriculares (Tradicional e Crítica)
  • Teológica, evolucionista, cultural
  • Virada cultural e virada linguística
  • Globalização e o contexto pós-moderno
  • Sujeito (iluminismo, sociológico e sujeito pós-moderno)
  • Teorias Pós-Críticas
  • Pluralidade cultural, diversidade cultural, diferença.

-Registro da aula

28/09 – O currículo crítico da Educação Física

SOUZA JÚNIOR, M et al. Coletivo de autores: a cultura corporal em questãoRevista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 391-411, abr./jun. 2011.

– Apresentação do professor Marcílio

– Registro da aula

05/10 – O currículo da saúde 

MATTOS, M. G. e NEIRA, M. G. A inserção da Educação Física em um projeto maior. In: Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte, 2000.

ou

BRASIL. Conhecimentos de Educação Física. In: Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000.

Plano

  • Histórico PCNEM
  • Qual a tendência pedagógica que fundamenta o currículo de EF na perspectiva da educação para a saúde? Identifiquem no texto.
  • Qual a concepção de aprendizagem que fundamenta o currículo de EF na perspectiva da educação para a saúde? Identifiquem no texto.
  • Elaborem duas aulas (na sequência) alinhadas a essa proposta.
  • Vídeo: Movimento, saúde e qualidade de vida

– Registro da aula

19/10 – O currículo da saúde (educação para a saúde ou saúde renovada)

PALMA, A. Educação Física, corpo e saúde: uma reflexão sobre outros “modos de olhar”Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianópolis. v. 22, n. 2, p. 22-29, jan. 2001.

Plano

  • Retomar a elaboração dos planos de aula
  • Racionalização (Taylor e Ford)
  • O corpo como objeto (Foucault)
  • Assistir “Obsessão” x a ideia da morte
  • Estágio

Provocações: 

Em grupos: 

Elaborem um mapa conceitual que sintetize os resultados das pesquisas que apresenta entre as páginas 28 e 32 (primeiro parágrafo).

As críticas do autor à noção de saúde vigente também dizem respeito ao currículo da educação para a saúde?

A partir da concepção de saúde do autor, como seria uma educação para a saúde?

Sugestão de leitura complementar: ” Pedagogia do fitness

– Registro da aula 

26/10 – O currículo pós-crítico (cultural ou multicultural)

GRAMORELLI, L. C. Concepções de cultura corporal e seus reflexos no ensino da educação física. In: NEIRA, M. G. Educação Física Cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

Plano

  • Elaborar individualmente uma questão sobre to texto e justificá-la.
  • Apresentação dos estágios do 1º semestre.

Registro da aula

09/11 – O currículo pós-crítico (cultural ou multicultural)

Fundamentação Teórica

NUNES, M. L. F. Os Estudos Culturais e o ensino de Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física Cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

Plano

  • Retomando o encontro anterior: Cultura corporal, cultura de movimento ou cultura corporal de movimento?
  • Leitura e discussão dos exemplos disponíveis nas páginas 112, 113, 114, 115, 118, 119, 121

http://www.eljuli.com/

  • Conceitos:

      – forças antagônicas

      – governo das populações

      – origem e objetivo dos Estudos Culturais

      – aspectos substantivos e epistemológicos

      – virada cultural

      – regulação pela cultura

      – luta por significados

      – luta por poder / política cultural

Estágios

Registro da aula

16/11 – O currículo pós-crítico (cultural ou multicultural)

Fundamentação Teórica

CARVALHO, M. M. N. S. O multiculturalismo e o ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física Cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

– Apresentação do relato de experiência do professor Pedro Xavier Russo Bonetto

  • Relato de um caso

Vídeo

  • Origem e objetivos do multiculturalismo
  • Tipos de multiculturalismo
  • Tematizar as práticas corporais
  • Problematizar saberes e discursos
  • O risco de folclorizar as diferenças
  • Desocultar as histórias de opressão
  • A importância da dupla consciência

Atividade

  • Apontem as características da pedagogia cultural.
  • Qual o papel do conflito?
  • Em termos práticos, o que seria a negociação cultural?
  • O que se pode entender por formar um cidadão solidário?

Vídeo para casa – As sufragistas

– Registro da aula

23/11– O currículo pós-crítico (cultural ou multicultural)

A prática pedagógica: tematização e problematização

SANTOS, I. L. A tematização no ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física Cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

SANTOS, I. L. A problematização no ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física Cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

Plano

  • Apresentação dos relatos de experiências de Leandro Rodrigo de Souza e Artur Muller
  • Participação do professor Ivan Luís dos Santos
  • Tematização
  • Problematização

– Registro da aula

30/11 – O currículo pós-crítico (cultural ou multicultural)

A prática pedagógica: princípios e procedimentos didáticos

NEIRA, M. G. Os procedimentos didáticos do currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física Cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016. 

Plano

  • Princípios e procedimentos
  • Análise de um relato de prática
  • Apresentação de relatos de prática

 

Projeto Saci

Atividade a ser encaminhada por e-mail até o dia 19/12

– Registro da aula

07/12 – Apresentação do relato de experiência de Felipe Nunes Quaresma

Conversa com o professor Luiz Dantas

Apresentação de relato de estágio

14/12 – Apresentação das experiências de estágio