Marcos Garcia Neira, Hugo César Bueno Nunes e Graziele Pozzi Freitas

mgneira@usp.brhnunes@usp.br e graziele.freitas@usp.br

06/03 – Apresentação do curso, discussão inicial e mapeamento.

NEIRA, M. G. O ensino das práticas corporais na escola. In: Práticas corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. São Paulo: Melhoramentos, 2014. p. 15-22.

13/03 – Corpo e infância

ARROYO, M. Corpos precarizados que interrogam nossa ética profissional. In: ARROYO, M.; SILVA, M. R. Corpo infância: exercícios tensos de ser criança, por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 23-54.

Crianças invisíveis – Bilu e João

20/03 – Brincadeira e cultura

CARVALHO, A. M. A.; PONTES, F. A. R. Brincadeira é cultura. In: CARVALHO, A. M. A. et al. (orgs.) Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p. 15-30.

Brincante

O fim do recreio

Território do brincar

27/03 – Vivências corporais – Brincadeiras – Local: Salão Nobre da EAFEUSP

NEIRA, M. G. “As brincadeiras na escola”, “Orientações Didáticas” e “Relato de Experiência”. In: Práticas corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. São Paulo: Melhoramentos, 2014. p. 33-54.

10/04 – Vivências corporais – Brincadeiras

17/04 – Esporte e cultura

VELÁSQUEZ BUENDÍA, Roberto. El deporte moderno. Consideraciones acerca de su génesis y de la evolución de su significado y funciones sociales. Lecturas: Educación Física y Deportes. Buenos Aires. Año 7, n. 36, p. 1-4, maio, 2001.

Buszkashi

Futebol Gaélico

Goalball

Bocha

Futebol de botão

Discussão

24/04 – Vivências corporais – Esportes

NEIRA, M. G. “Os esportes na escola”; “Orientações Didáticas” e Relato de Experiência. In: Práticas corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. São Paulo: Melhoramentos, 2014. p. 139-155.

08/05 – Luta e cultura

NEIRA, M. G. Lutas. In: Práticas corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. São Paulo: Melhoramentos, 2014. p. 89-99.

15/05 – Vivências corporais – Lutas

NEIRA, M. G. “Lutas na escola”, “Orientações Didáticas” e “Relato de Experiência”. In: Práticas corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. São Paulo: Melhoramentos, 2014. p. 100-120.

22/05 – Ginástica e cultura

SOARES, C. L. Educação do corpo: a rua, a festa, o circo, a ginástica. In: Imagens da educação no corpo. Campinas: Autores Associados, 1998. p. 17 a 29.

100 anos de Ginástica

Ginástica Natural

Ginástica Construída

Ginásticas Competitivas

Ginástica Acrobática

Ginástica Artística

Ginástica Aeróbica

Ginástica de Demonstração

Ginástica Geral

29/05 – Vivências corporais – Ginásticas

NEIRA, M. G. “Ginástica na escola”; “Orientações Didáticas” e “Relato de Experiência”. In: In: Práticas corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. São Paulo: Melhoramentos, 2014. p. 168-189.

12/06 – Vivências corporais – Ginásticas

NEIRA, M. G. “Ginástica na escola”; “Orientações Didáticas” e “Relato de Experiência”. In: In: Práticas corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. São Paulo: Melhoramentos, 2014. p. 168-189.

22/06 (sala 147) e 24/06 (sala 149) – Dança e cultura

SIQUEIRA, D. C. O. Do balé à dança contemporânea: corpos e técnicas em rede. In: Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2006.

Dança 01

Dança 02

Dança 03

Dança 04

Dança 05

Dança 06

Dança 07

Dança 08

Dança 09

Dança 10

Categorias

26/06 – Vivências corporais – Danças

NEIRA, M. G. “As danças na escola”, “Orientações Didáticas” e “Relato de Experiência”. In: Práticas corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. São Paulo: Melhoramentos, 2014. p. 66-86.

03/07 – Vivências corporais – Danças

Apresentação do Grupo Pastiche

Atividades avaliativas

Realização de registros do processo em versão eletrônica (portfólio, filme, diário de bordo etc.)

Portfólio – Grupo 01

Portfólio – Grupo 02

Portfólio – Grupo 03

Portfólio – Grupo 04

Portfólio – Grupo 05

Portfólio – Grupo 06

Portfólio – Grupo 07

Portfólio – Grupo 08

Etnografia de uma prática corporal – o exemplo do skate