10/03 – Apresentação da disciplina e “Função social da escola” 

PÉREZ GÓMEZ, A. I. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: GIMENO SACRISTÁN, J;  PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.

e/ou

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. As transformações sociais e seus reflexos na educação. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

17/03 – Educação e cultura

MOREIRA, A. F. B. e CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. In: Revista Brasileira de Educação, n.23, p. 156-168, maio/jun/jul/ago, 2003. 

O perigo de uma história única

Convivência democrática na escola

24/03 e 31/03 – Cultura

MACEDO, E. Por uma política da diferença. Cadernos de Pesquisa. São Paulo,  v. 36, n. 128, p. 327-356, maio/ago. 2006. 

HALL. S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva do texto: The centrality of culture: notes on the cultural revolutions of our time. In.: THOMPSON, Kenneth (ed.). Media and cultural regulation. London, Thousand Oaks, New Delhi: The Open University; SAGE Publications, 1997.

Trote 01

Trote 02

Provocações

07/04 – Currículo

LOPES, A. C.; MACEDO, E. “Currículo” e “Planejamento”. In: Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

14/04 – Currículo

LOPES, A. C.; MACEDO, E. “Conhecimento”, “Conhecimento escolar e discurso pedagógico” e “Disciplina”. In: Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

Atividade

28/04 – Educação Física e currículo

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Teorização curricular e Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

Escola Nova

Escola Nova

05/05 – Educação Física e currículo

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorias críticas e seu impacto no currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. (p. 93-133).

19/05 – Currículo

SILVA, T. T. Depois das teorias críticas do currículo. In: NÓVOA, A.; SCHIEWER, J. (Org.). A difusão mundial da escola. Lisboa: Educa, 2000, p. 85-102.

Pro dia nascer feliz

Teorias críticas e pós-críticas

Exemplo 01

Exemplo 02

Exemplo 03

26/05 – Educação Física e currículo

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. (p. 133-186).

Apresentação

02/06 – Educação Física e currículo

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. (p. 186-224).

23/06 – Educação Física e currículo

NEIRA, M. G. Capítulos 02 a 11 In: A reflexão e a prática do ensino – Educação Física. São Paulo: Blucher, 2011.

Atividade avaliativa – Entrega – 23/06 

Elaborar uma análise crítica da perspectiva cultural da Educação Física. O texto deve conter entre 10.000 e 15.000 caracteres contando espaços e referências bibliográficas.