Objetivos
- Refletir a respeito do papel da Educação Física, considerando sua articulação com a função social da escola e as características da sociedade contemporânea.
- Refletir sobre o papel da escola na reconstrução crítica da cultura corporal.
- Debater acerca dos diferentes currículos de Educação Física escolar, contrapondo os alicerçados nos pressupostos das Ciências Humanas e das Ciências Naturais.
– Analisar as possibilidades da perspectiva cultural da Educação Física no processo de escolarização.
- Subsidiar a realização de pesquisas em Educação Física escolar apoiadas na teorização cultural.
Atividades de ensino
- Discussão a partir da leitura de textos e imagens
– Análise de experiências realizadas na Educação Básica
– Produção de registros a partir das reflexões realizadas
– Apresentação de pesquisas curriculares da Educação Física
Atividades avaliativas
– Realização das atividades propostas
– Contribuições nos debates em sala de aula
16/03 – Apresentação da disciplina e mapeamento dos conceitos principais
23/03 – Escolarização
VARELA, J.; ALVAREZ–URIA, F. A maquinaria escolar. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 6, p. 68-96, 1996.
Plano
1) Retomar explicações da disciplina
2) Comentar a atividade de 16/03
3) Explicitar um ponto de vista sobre as modificações na educação escolar e a função da Educação Física
4) Provocações
– Como Varela e Álvarez-Uria elaboraram o artigo?
– Sintetize o posicionamento dos autores
– Identifique os argumentos que utilizam para fundamentar o posicionamento
5) Assistência ao vídeo
6) Problematizar o posicionamento dos entrevistados
Para casa
Após a leitura do próximo texto, relate um episódio vivido dentro da escola e infira a respeito dos seus possíveis efeitos na constituição identitária dos sujeitos. Digite o texto e imprima-o para utilização em sala de aula.
30/03 – Currículo
SILVA, T. T. Currículo e identidade social: territórios contestados. In: Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2008.
Plano
1) Ponto de partida
Qual a pretensão do autor com o ensaio? (p. 191)
Vamos aliviar possíveis tensões…
2) Discussão da atividade
Apresentar e discutir os episódios escolares a partir dos conceitos presentes no texto.
3) Explorando os argumentos e conceitos desenvolvidos pelo autor
O que seria “conhecer para governar”?
O poder em Marx x o poder em Foucault
Como currículo e poder se imbricam?
Por que é importante identificar as formas de poder (e como agem) no currículo?
Afinal, o que é representação?
Como se produz a identidade e a diferença?
Qual a contribuição da teoria crítica, na sua vertente marxista, à teoria de currículo?
Qual a contribuição dos estudos culturais e do pós-estruturalismo à teoria de currículo?
Para casa
Hall discorre sobre os aspectos substantivos e epistemológicos da cultura. Traduza esses dois conceitos para situações do cotidiano escolar e, posteriormente, para as aulas de Educação Física. Digite o texto e imprima-o para utilização em sala de aula.
06/04 – Cultura
HALL. S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva do texto: The centrality of culture: notes on the cultural revolutions of our time. In.: THOMPSON, Kenneth (ed.). Media and cultural regulation. London, Thousand Oaks, New Delhi: The Open University; SAGE Publications, 1997.
Plano
1) Resquícios do encontro anterior
Como se produz a identidade e a diferença?
Qual a contribuição da teoria crítica, na sua vertente marxista, à teoria de currículo?
Qual a contribuição dos estudos culturais e do pós-estruturalismo à teoria de currículo?
2) Histórico dos Estudos Culturais
3) Atividade
4) Explorando os principais argumentos e conceitos
4.1) Aspectos substantivos e epistemológicos da cultura
1. Situações do cotidiano escolar
2.Aulas de Educação Física
4.2) Centralidade da cultura
4.3) Regulação da cultura
4.4) Regulação pela cultura
5) Questionamentos
O que tudo isso tem a ver com o currículo?
O que tudo isso tem a ver com o currículo da Educação Física?
Para casa
Analise um plano bimestral, trimestral, semestral… procurando identificar a(s) teoria(s) curricular(es) que possa(m) tê-lo(s) influenciado e a perspectiva de conhecimento que o(s) perpassa(m).
Por favor, traga o documento e o registro digitado e identificado de suas análises devidamente fundamentadas no próximo encontro.
20/04 – Currículo
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Planejamento. In: Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Conhecimento. In: Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
Plano
1) Relembrar o caminho já percorrido.
2) Em grupos, discutam os resultados das análises realizadas, procurando identificar pontos em que se aproximam e se afastam.
3) Construção de um quadro com as análises de todos os grupos.
4) Revisão coletiva das análises mediante o confronto com a literatura.
Para casa
Analise o discurso pedagógico da terceira versão da BNCC, procurando identificar vestígios de transposições didáticas ou recontextualizações, bem como as principais influências na organização disciplinar. Sugere-se a leitura do documento introdutório e de, ao menos, um componente curricular para além da Educação Física.
27/04 – Currículo
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Conhecimento escolar e discurso pedagógico. In: Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Disciplina. In: Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
Plano
1) Relembrar o caminho já percorrido.
2) Identificar as “características” teóricas e práticas entre a transposição didática e a recontextualização.
3) Reconhecer os vestígios dos conceitos acima na BNCC.
Para casa
Após a leitura da bibliografia recomendada, responda às seguintes questões:
1) Tomando como ponto de comparação as pesquisas que subsidiaram a elaboração dos textos, identifique o que distingue o trabalho de Neira e Nunes (2009) das obras de Castellani Filho (Educação Física no Brasil: uma história que não se conta, publicado em 1988) e Betti (Educação Física e sociedade, publicado em 1991). Na mesma linha de raciocínio, identifique o que distingue o trabalho de Aguiar e Neira (2016) da classificação elaborada por Darido (Educação Física: questões e reflexões, publicado em 2003)?
2) O que diferencia a perspectiva pós-crítica da Educação Física das demais propostas?
04/05 – Educação Física e currículo
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Teorização curricular e Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
AGUIAR, C. A.; NEIRA, M. G. O ensino da Educação Física: dos métodos ginásticos à perspectiva cultural. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
Plano
1) Relembrar o caminho já percorrido.
2) Caracterizar o currículo centrado nas disciplinas escolares e o currículo centrado na estrutura das disciplinas acadêmicas.
3) Confrontar as organizações acima com aquela(s) que caracteriza(m) a BNCC.
4) Reconhecer os contrapontos apresentados por Goodson e Popkewitz.
5) Analisar os registros das perspectivas de ensino a partir dos fundamentos teórico-metodológicos que lhes dão sustentação.
Para casa
Após a leitura do texto, identifique vestígios da teorização crítica na sua prática, na instituição onde atua ou nas propostas curriculares que você conhece.
11/05 – Educação Física e currículo
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Teorias críticas e seu impacto no currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
Plano
1) Relembrar o caminho já percorrido.
2) “Destaques” do texto.
3) Quais vestígios da teorização crítica você identifica na sua prática, na instituição onde atua ou nas propostas curriculares que você conhece?
Para casa
Após a leitura do texto, selecione e envie por email uma imagem que caracteriza a sociedade contemporânea e outra que representa a escola. Em sala, será convidadx a justificá-las.
18/05 – Educação Física e currículo
NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. (p. 133-186).
Plano
1) Relembrar o caminho já percorrido.
2) Exposição: sociedade moderna e efeitos da crise da modernidade.
3) Imagens da sociedade e da escola contemporâneas
4) Novos princípios epistemológicos, pós-modernismo, estruturalismo e pós-estruturalismo.
Para casa
Após a leitura dos textos, selecione e analise um dos relatos de experiência (que não seja de sua autoria) disponíveis no sítio do grupo. Procure identificar as influências teóricas e seus efeitos na prática pedagógica narrada.
25/05 – Educação Física e currículo
NUNES, M. L. F.; NEIRA, M. G. Os Estudos Culturais e o ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
CARVALHO, M. M. N. S.; NEIRA, M. G. O multiculturalismo e o ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
Plano
1) Retomar os pressupostos das teorias pós-críticas.
2) Os Estudos Culturais
3) O multiculturalismo crítico
4) Contribuições dos EC e do MC para o ensino da Educação Física
Para casa
Após a devolutiva da análise do relato, pondere os comentários e incorpore novas críticas ao seu texto, considerando as discussões realizadas no encontro do dia 25/05 e o posicionamento de Gramorelli (2016).
01/06 – Educação Física e currículo
GRAMORELLI, L. C.; NEIRA, M. G. Concepções de cultura corporal e seus reflexos no ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
Plano
1) Devolutiva das atividades encaminhadas. Dúvidas. Exemplos de práticas fundamentadas
2) O estudo de Gramorelli (2014).
3) O estudo de Gramorelli e Neira (2016)
4) Cultura corporal: gênese e transformações – um exemplode embates pela significação
5) Influências das teorias pós-críticas na redefinição dos conhecimentos e atividades de ensino que caracterizam o currículo da Educação Física
Para casa
Após a leitura dos textos de Santos, retome o relato de experiência e analise a tematização e a problematização realizadas.
08/06 – Educação Física e currículo
SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A tematização no ensino da Educação Física. In: In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A problematização no ensino da Educação Física. In: In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.