Objetivos

Identificar a relação entre as transformações sociais, a função da escola e as teorias curriculares (da Educação Física)

Conhecer as contribuições das teorias pós-críticas para o currículo (da Educação Física)

Analisar as possibilidades da perspectiva cultural (da Educação Física) no processo de escolarização.

Conhecer caminhos para realização de pesquisas sobre o currículo (da Educação Física)

Atividades de ensino

Discussão a partir da leitura de textos escritos e imagéticos

Análise de experiências realizadas na Educação Básica

Produção de registros a partir das reflexões realizadas

Apresentação e discussão de pesquisas curriculares (da Educação Física)

Atividades avaliativas

Realização das atividades propostas

Contribuições nos debates em sala de aula

11/03 – Apresentação da disciplina e início das discussões

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Currículo. In: Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

18/03 – Currículo

SILVA, T. T. Currículo e identidade social: territórios contestados. In: Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2008.

25/03 – Currículo

SILVA, T. T. Retomando as teorias da reprodução.

01/04 – Educação e cultura

LOPES, A. C. Teorias pós-criticas, política  e currículo. Educação, sociedade & culturas, v. 39, p. 7-23, 2013.

08/04 – Cultura

HALL. S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva do texto: The centrality of culture: notes on the cultural revolutions of our time. In.: THOMPSON, Kenneth (ed.). Media and cultural regulation. London, Thousand Oaks, New Delhi: The Open University; SAGE Publications, 1997.

15/04 – Cultura

22/04 – Currículo

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Conhecimento. In: Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Conhecimento escolar e discurso pedagógico. In: Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Disciplina. In: Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

29/04 – Currículo

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Teorização curricular e Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

13/05 – Educação Física e currículo

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Teorias críticas e seu impacto no currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura.São Paulo: Phorte, 2009.

FRANÇOSO, S.; NEIRA, M. G. Contribuições do legado freireano para o currículo da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 02, p. 531-546, abril/junho 2014.

20/05 – Educação Física e currículo

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura.São Paulo: Phorte, 2009. (p. 133-186).

NUNES, M. L. F.; NEIRA, M. G. Os Estudos Culturais e o ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

27/05 – Educação Física e currículo

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. (p. 186-224).

CARVALHO, M. M. N. S.; NEIRA, M. G. O multiculturalismo e o ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

03/06 – Educação Física e currículo

NEIRA, M. G. Educação Física cultural: carta de navegação. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 12, n. 02, p. 82-103, jul-dez., 2016.