Programação

23/05 (Manhã) – Transformações sociais, escola e Educação Física

Bibliografia:

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. As transformações sociais e seus reflexos na educação. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Teorização curricular e Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

29/05 (Noite) – Apresentação do Pastiche

30/05 (Manhã) – Contexto pós-moderno: reflexos na escola e na Educação Física

Bibliografia:

NUNES, M. G. Tempos Pós. Revista Vilaflor, São Paulo, n. 05, v. 01, 2014. 

06/06 (Manhã) – Currículo cultural: fundamentos e relatos de prática

Bibliografia:

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. Contribuições dos Estudos Culturais para o currículo da Educação Física.  Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 671-685, jul./set. 2011. https://www.gpef.fe.usp.br/teses/marcos_22.pdf

SOUZA, M. M. N.; NEIRA, M. G. O multiculturalismo e o ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física. São Paulo, Blucher (no prelo).

13/06 (Manhã) – Currículo cultural: encaminhamentos e relatos de prática

Bibliografia:

SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A tematização no ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física. São Paulo, Blucher (no prelo).

SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A problematização no ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física. São Paulo, Blucher (no prelo).

Vídeo: Escolarizando o mundo

Vídeo: A última entrevista de Paulo Freire – Parte 01

Vídeo: A última entrevista de Paulo Freire – Parte 02

20/06 (Manhã) – Currículo cultural em ação e relatos de prática 

Bibliografia:

NEIRA, M. G. O ensino da Educação Física na Educação Básica: o currículo na perspectiva cultural. In: MOREIRA, E. C. (org.) Educação Física escolar: desafios e propostas I. Jundiaí: Editora Fontoura, 2009.

27/06 – Currículo cultural: avaliação e relatos de prática

Bibliografia:

ESCUDERO, N. T. G. A avaliação na teorização curricular da Educação Física. In: Avaliação da aprendizagem em Educação Física na perspectiva cultural: uma escrita autopoiética. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo. FEUSP, 2011.

ESTEBAN, M.T. Diferença, aprendizagens e avaliação: perspectiva pós-colonial e escolarização. In: ESTEBAN, M.T; AFONSO, A.J, (orgs). Olhares e interfaces: reflexões críticas sobre a avaliação. São Paulo: Cortez, 2010. p. 45-70.