Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos
Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar FEUSP
Curso de Extensão
Educação Física Cultural: fundamentação e prática pedagógica
Programação
03/09 – Transformações sociais, escola e Educação Física
Professores Mário e Marcos
Bibliografia:
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. “As transformações sociais e seus reflexos na educação” e “Teorização curricular e Educação Física”. In: Educação Física, currículo e cultural. São Paulo: Phorte, 2009.
10/09 – Sociedade contemporânea
Professores Pedro, Marcelo, Marquinhos e Felipe
Bibliografia:
BONETTO, P. X. R. De corpo inteiro, desenvolvido e crítico: onde está a diferença? In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (orgs.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultural. São Paulo: Phorte, 2009.
SANTOS, I. L.; NEVES, M. R. Tematizando o frevo: diversidade, pluralidade ou diferença – O que está em ação? NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (orgs.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.
QUARESMA, F. N.; NEVES, M. R. Funk: o demônio do currículo. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (orgs.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
17/09 – Currículo cultural: fundamentos
Professoras Alessandra, Nyna e professor Leandro
Bibliografia:
SOUZA, M. M. N.; NEIRA, M. G. O multiculturalismo e o ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2016.
NUNES, M. L. F.; NEIRA, M. G. Os Estudos Culturais e o ensino da Educação Física. NEIRA, M. G. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2016.
NERY, J. P. R.; SOUZA, L. R. S. Povo x multidão: a luta continua. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (orgs.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
24/09 – Currículo cultural: Tematização, problematização e artistagem
Professora Emília e professores Ivan, Alexandre e Flávio
Bibliografia:
SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A tematização no ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2016.
SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A problematização no ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2016.
BARBOSA, C. H. G.; MORAES, C. X.; SANTOS JÚNIOR, F. N. Eu não brinco mais disso. NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (orgs.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.
IRIAS, E. A.; LIMA, M. E. Boliche e taco: jogando com as possibilidades. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (orgs.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
MAZZONI, A. Uma pedagogia para além das práticas corporais e das diferenças. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (orgs.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
08/10 – Currículo cultural: princípios e orientações didáticas
Professores André, Jorge, Everton, Carlos e professora Jacqueline
Bibliografia:
MARTINS, J. C. J. Educação Física na EJA: uma experiência ginástica no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (orgs.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.
NEIRA, M. G. Os procedimentos didáticos do currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (orgs.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.
VIEIRA, A. L. S.; BONETTO, P. X. R. Atletismo: diferentes práticas e diferentes corpos. NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (orgs.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.
OLIVEIRA JÚNIOR, J. L.; SOUZA JÚNIOR, M. B. M.; VIEIRA, R. A. G. Patins e skate: quando o idoso é a diferença. NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (orgs.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.
15/10 – Currículo cultural: registro e avaliação
Professoras Nyna, Aline, Dayane, Ingrid e professor Arthur
Bibliografia:
BORGES, C. C. O.; PORTAPILLA, D. M. O.; ESCUDERO, N. T. G. (RE)pensar a avaliação: escrita autopoiética por uma pedagogia da(s) diferença(s). In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (orgs.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
AGUIAR, A. A. D.; MÜLLER, A.; NUNES, H. C. B.; LIMA, M. F. L. Relações de gênero na prática do futebol. NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (orgs.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.
NASCIMENTO, A. S.; MORAES, C. X.; BARBOSA, C. H. G. O outro tem alguma coisa a dizer? A teoria queer como prática de articulação das vozes silenciadas. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (orgs.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.