Diante da atual realidade do ambiente escolar em que a diversidade cultural, a luta pelo poder e a validação de determinadas identidades caminham lado a lado, se faz necessário pensar em possibilidades para um currículo que considere tais questões. O presente trabalho é em parte fruto de um projeto de conclusão de curso realizado no Centro Universitário UniÍtalo e pretende promover a discussão e suscitar novos olhares que sejam capazes da inserção da manifestação cultural dança como temática no currículo da Educação Física. O campo teórico denominado Estudos Culturais, que considera a cultura uma prática significativa, juntamente com as teorias pós-críticas da educação foram escolhidos para pensar esse possível encontro. Para a realização deste trabalho foi utilizada a revisão bibliográfica. Escosteguy, Costa, Hall, Louro, Neira e Nunes são alguns dos autores que permeiam a discussão. O trabalho é iniciado com um breve histórico dos Estudos Culturais que no decorrer do texto se articula com os conceitos de identidade, poder, escola, educação física e dança. Assim o atual texto não busca respostas certas a uma questão, mas anseia a reflexão para uma prática pedagógica que atenda a multiplicidade de alunos/sujeitos escolares. Sujeitos estes que pertencem a um determinado contexto e que carregam consigo determinados saberes. Considerar tais saberes e tais contextos são de extrema importância para o entendimento da atual realidade escolar.