Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, cujo tema é formação continuada de professores de educação física da educação básica na rede municipal de Juiz de Fora/MG. O objetivo do artigo é compreender a concepção de professores/as de educação física da rede municipal de Juiz de Fora/MG sobre a formação continuada. Com referencial teórico na perspectiva freireana, nos fundamos nos pressupostos do diálogo e construção coletiva dos saberes para considerar os sujeitos – em específico, as/os docentes – como seres inconclusos e, por isso, em constante busca pelo conhecimento. Os/as colaboradores/as foram professoras e professores de educação física com vínculo efetivo na rede básica municipal em Juiz de Fora/MG, cuja participação e produção dos dados aconteceram através de entrevista remota semiestruturada elaborada a partir dos eixos 1) formação docente, 2) educação física escolar e 3) condições de trabalho. Utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin (1979), apresentamos na discussão dos dados alguns apontamentos e análises que contribuem para o debate acerca das compreensões dos/as entrevistados/as sobre a formação continuada e seus próprios processos formativos. Nossas considerações visam possibilidades de remodelar a educação para docentes enfocando-a como um projeto político, como uma forma de política cultural que defina os futuros docentes como intelectuais responsáveis pela criação de espaços públicos.

Palavras-chave: Formação continuada de professores. Educação Física escolar. Perspectiva freireana .