Este trabalho foi desenvolvido nas aulas de Educação Física de uma escola municipal de ensino fundamental de São Paulo e fundamentou-se nos pressupostos do currículo cultural do componente. A escolha pela prática corporal muay-thai considerou os seguintes aspectos: a possibilidade de diálogo com o Projeto Político Pedagógico da escola; o ineditismo do tema para essa turma e a identificação de alguns alunos como praticantes dessa modalidade. Diversas situações didáticas foram propostas aos alunos (vivências, leitura de textos, assistência a vídeos e discussões coletivas), a fim de ampliar e aprofundar os conhecimentos relativos ao muay-thai. Ao final, foi possível perceber a apropriação dos alunos acerca dos gestos e artefatos dessa luta, a compreensão dos diferentes discursos que o produzem e sua ocorrência na região de São Miguel Paulista.

Palavras-chave: Currículo cultural. Educação física. Luta.